segunda-feira, 2 de março de 2009

Watchmen- Contos do Cargueiro Negro




Contos do Cargueiro Negro era pra estar inserido dentro do filme de Watchmen, mas como Zack Snyder perdeu o cabo de guerra com os executivos da warner ele teve que lançar a animação direto para DVD, um pouco depois do lançamento do filme e inserir animação na sua versão do diretor do filme (eu penso que o maior motivo disso é apenas conseguir mais dinheiro dos fãs deste quadrinho). Uma das referências que Alan Moore usou como base para criar os Contos do Cargueiro Negro, foi a Ópera dos três vinténs escrita por Bertold Brecht e com música de Kurt Well que por sua vez tiveram como base a Ópera do mendigo de John Gay.



A história é basicamente a mesma que Alam Moore escreveu e tem um acréscimos de cenas explícitas que são implícitas no quadrinho para aumentar o tempo de animação. Contos do Cargueiro Negro teve seus storyboards desenhados pelo próprio diretor de Watchmen que encaminhou tudo para um estúdio sul-coreano onde tudo foi desenhado, quadro à quadro à mão sem o uso de computadores o que torna o visual da animação ainda melhor.O traço do desenho lembra o de Dave Gibbons, apesar do traço oriental. Posteriormente foram adicionados algums efeitos de computador na animação, quando tudo chegou nos Estados Unidos desenhado e pintado da coréia. A dublagem feita por Gerard Butler trabalhou muito bem as nuances de personalidade do capitão durante a dublagem. Ficou bacana o modo explíto como as cenas são mostradas, e a narrativa contínua até o final ficou interessante. A única desvantagem que vejo na animação é que não tem nada nela que indique que ela é uma história em quadrinhos, como na hq de Alam Moore. Não tem o Bernard e o jovem da banca de revistas, eles devem ter ficado de fora para serem inseridos na versão final do diretor.Podiam ao menos colocar os créditos dos autores fictícios. Contos do Cargueiro negro é uma ótima animação indepedente e separada do filme de Watchmen, apesar de uma história estar fortemente ligada à outra na narrativa nos quadrinhos de Alan Moore e Dave Gibbons.

Maldito Cargueiro Negro!

A história é sobre um capitão que tem seu navio atacado por piratas, seu navio é afundado e todos os seus subordinados morrem, deixando ele como único sobrevivente do naufrágio. Após uma grande luta para sobreviver, um pensamento lhe vem à cabeça "Os piratas vão invadir minha cidade e matar a minha família" este pensamento que vai guiá-lo e dar forças para criar uma jangada feita com madeira, algums farrapos e corpos humanos. Durante o percusso o capitão enfrenta seus demônios interiores na busca de alcançar seu objetivo. As cores do céu variam de cor depedendo do momento em que o capitão está passando. A animação é muito bem ritmada e tem um visual bem cru, sem muita fantasia. Uma das cenas que mais gostei foi a que ele está sendo atacado por tubarões que são atraídos pelo cheiro de sangue vindo da jangada.

Finalmente entendi o que querem malditos!

O final apresenta uma moral de história, que é a mesma de Watchmen. Posso resumir em um ditado popular: "De boas intenções o inferno está cheio".

Contos do Cargueiro Negro
Ano: 2009
Diretores: Daniel Delpurgatório e Mike Smith



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...