terça-feira, 3 de março de 2009

Watchmen- Sob o Capuz




Sempre no final dos quadrinhos de Watchmen tinha um material extra que complementava a trama principal. Este material era: Sob o capuz, Dr. Manhattan: Superpoderes e superpotências, As fichas psiquiátricas de Rorscharch, Ilha do Tesouro-coleção de tesouro em quadrinhos, Sangue no ombro de Pallas, Um artigo da New Frontiersman, Uma matéria sobre a Sally Jupiter, algums anúncios de produtos de veidt e uma entrevista com o mesmo. Snyder também perdeu no cabo de guerra e não conseguiu inserir este material dentro do filme do filme de Watchmen, e teve que lançar este material em DVD juntamente com Contos do Cargueiro Negro.

Para adaptar esta obra resolveram apresentá-la na forma de um documentário. O programa "O minuto culpaper" é um ótimo exercício de metalinguagem brincando com os programas de tv da época e atuais. O documentário faz uma viagem pelas décadas de 40 a 80 com diversas referências utilizadas em fotos e vídeos passeando pelos diversos lugares apresentados na hq, misturando ficção com realidade. Outra coisa bacana do documentário é que ele é o único lugar onde podemos ver personagens que quase não apareceram direito no filme mas que tiveram um certo destaque na hq.

O programa é dividido em blocos com intervalos comerciais apresentando o produto de Veidt, o perfume Nostalgia entre outros . O apresentador faz uma contextualização sobre a lei Keene e a apresentação de uma entrevista feita em 1975 com Hollis Mason, o primeiro coruja sobre o seu livro autobiográfico: "Sob o Capuz"; Depois a temática é sobre o surgimento do coruja e dos minuteman e as entrevistas alternam entre Hollis Mason e Sally Jupiter para contar esta história, tem também declarações do empresário de Sally Jupiter; em seguida, o aprsentador faz entrevistas com personagens que conhecemos muito bem como Bernard(o velhinho da banda de revistas) e Joe(o balconista do bar onde Rorschach costuma quebrar dedos) falando sobre o que eles pensam dos vigilantes; logo após, uma análise psiquiátrica e criminológica de sob o capuz com entrevistas com o Dr Willian, o figura e Molock, como os Minuteman enfrentaram a lei Keene além de um incidente com Sally Jupiter; E por últimoo programa sobre o dr manhattan e o surgimento de uma segunda geração de vigilantes, fechando esta visita ao mundo dos vigilantes mascarados.

Sthephen Mchattie está um senhor simpatia no papel de coruja, e todos os atores do documentário fizeram um ótimo trabalho. O documentário é muito bem dirigido e a trama dos extras é bem amarradinha fechando em si mesma neste documentário fictício. E o legal é que ele não aborda apenas as temáticas que mencionei, tem outras coisas nas entrelinhas, adorei quando o Hollis Mason falou que imaginava que o Coruja e a Silk Spectre ficariam juntos.

Sob o Capuz
Ano: 2009
Diretor: Erik Matthies


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...