quarta-feira, 15 de abril de 2009

Justiceiro: Zona de Guerra


O filme do Justiceiro do ano passado saiu direto para DVD por aqui neste ano, assisti e gostei pra caramba! É a melhor das tentativas de adaptação do personagem dos quadrinhos Marvel para o cinema (Depois comento sobre as outras). Tenho acompanhado as histórias do personagens desde sua primeira aparição nas histórias do homem aranha e o Justiceiro teve fases boas como a desenhada por Jim Lee (com um traço bem diferente dos dias de hoje) algumas fases ruins,e outras péssimas como a fase: "Justiceiro trabalhando para o céu" dentre outras mas desde que Garth Ennis passou a escrever Justiceiro o nível das histórias se elevou muito e eu considero esta a melhor fase das histórias do Justiceiro nos quadrinhos. Garth Ennis tem duas fases no Justiceiro uma na linha Marvel Knights com violência, discurso político, muito humor negro e com histórias sacaneando heróis como Wolverine e Homem-Aranha. E a fase Max que tem um discurso político melhor elaborado e com uma profundidade muito maior apresentando histórias que definem bem quem é o personagem e porque ele age deste modo. Este filme é inspirado na fase Max do personagem apesar do selo Knights estar lá mas o legal dele é que ele também tem elementos de histórias antigas de outras fases do personagem. Um primeiro ponto que gostaria de destacar é o ator que faz o justiceiro: Ray Stevenson. Pelo que foi apresentado no filme ele é o Justiceiro. E se tem dúvidas, veja as imagens abaixo:

Comparação com uma capa feita por Jim Lee.

Comparação com uma capa feita por Tim Bradstreet

Ele é o Justiceiro! Não só visualmente na interpretação também! Ele é o Justiceiro! Ele não ficou descaracterizado desta vez! Quando mostra ele no cemitério lembrando da sua família que foi assassinada ficou igualzinho ao quadrinho Justiceiro: Ano Um. O ator conseguiu passar toda a dramaticidade e lado humano do justiceiro misturando com o lado frio e analítico! Ficou perfeito! O filme tem uma ação bem coreografada com um balé de sangue bem à la Ennis mesmo, com Justiceiro matando com as próprias mãos ou explodindo bandido com bazuca e tudo! e agora acho o Justiceiro um personagem mais foda do que nunca, porque ele consegue matar uma galera de mafiosos de cabeça pra baixo, em um lustre sem cair ou levar algum tiro lá de cima. O filme tem violência mas dentro de um contexto e não é apresentado de forma gratuita. Personagens como Soap e Microchip estão presentes no filme! Ficou legal ver a aparição destes dois personagens e do modo como eles foram apresentados não ficaram descaracterizados e foram muito bem representados.

Os vilões ficaram galhofas demais, parecia que todos tinham assistido ao filme do Batman com o Coringa de Jack Nickolson! Sério mesmo! fiquei me perguntando se o Retalho iria dizer pro Justiceiro se ele já "dançou à luz do luar" foi uma das coisas mais ridículas e forçadas que já vi o recrutamento de bandidos dele. Os vilões não apresentam a mesma determinação e profundidade como nas histórias de Ennis. Mas isto não tira o brilho do filme porque você fica ansioso pra ver o Justiceiro matar cada um deles e enfim não ter que aturar suas interpretações caricatas de vilões, hummm agora me veio um pensamento à cabeça: Será que isto foi intencional? Acho que se era pra colocar um vilão divertido, era pra terem colocado o Barracuda que é muito foda como vilão e ainda dá pra anracar umas boas risadas.

Barracuda é o inimigo mais legal do Justiceiro na minha opnião!

A trama apesar de alguns probleminhas aqui e ali ficou legal e parecida com as história do personagem nos quadrinhos, curti muito este filme desde a abertura até a linda cena final com o letreiro luminoso da igreja. Teve muita discussão nos bastidores deste filme, queriam amenizar a violência e deixar a história mais boba para o filme pegar uma classificação menor e também houve boatos que tirariam a diretora do filme, talvez por causa da discussão sobre a classificação etária, mas enfim ela conseguiu deixar o mais próximo possível do que queria(Produtores quando interferem muito no filme, ainda mais uma adaptação de quadrinhos acabam estragando) hehehe vou considerar a parte ruim do filme culpa dos produtores. Gostei da declaração dela de que "No meio da produção eu tive vários sonhos violentos, vários deles com os executivos de estúdios... brincadeira!", acredito que este filme foi uma ótima experiência para ela e isso deve gerar ótimos filmes, que com certeza irei assistir. Encontrei uma homenagem ao capista das histórias do Justiceiro, Tim Bradstreet com o Brad Street Hotel, devem ter outras, mas o filme em si já é uma grande homenagem ao personagem e às pessoas que trabalharam com ele.

Justiceiro: Zona de Guerra
Ano: 2008
Diretora: Lexi Alexander

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...