quinta-feira, 21 de maio de 2009

Ghost World


Esta é uma adaptação de quadrinhos para cinema que gosto muito. O filme já começa com algo que desconhecia: Rock Indiano. Durante a apresentação dos créditos ocorre uma apresentação de um número de dança Bollywoodano, com a música Jaan Pehechan Ho por Mohamned Raf. Fiquei com esta música na cabeça um mês inteiro, e sempre que revejo este filme fico com a música na cabeça e lembro que preciso arrumar um tempo para procurar rock indiano para ouvir. O filme conta a história de duas jovens: Enid e Rebecca. As duas acabaram de se graduar no ensino médio e estão no estágio de transição entre a adolescência e a vida adulta. As duas criticam todos que encontram pela frente com o seu humor ferino e estão tentando se adaptar à vida adulta fazendo planos de encontrarem um emprego e dividirem um apartamento juntas.

Enid é uma gatinha!

A diferença entre as duas vai se acentuando aos poucos durante o filme. Enquanto Rebecca está um pouco presa ao passado e busca um emprego para se tornar mais indepedente e com poucas cobranças enfrentando o mundo estranho em que vive, Enid quer esquecer o passado, não consegue se adaptar a nenhum emprego e quer mudar em tudo se recusando a aceitar o mundo da forma que ele é apresentado. E é essa diferença de atitude que vai distanciando as duas no filme.

Enid e Rebecca no traço de Clowes

Durante uma brincadeirinha peversa das duas ao responderem um anúncio de jornal, Enid conhece Seymour. Seymour é um nerd solitário com uma coleção enorme de discos antigos e dificuldades em se socializar com as pessoas. Aos poucos os dois vão se conhecendo melhor e Enid tenta encontrar uma namorada para o Seymour, mas se descobre apaixonada por ele depois. A vida de Enid parece estar se ajeitando mas dá uma reviravolta e tudo passa a dar errado para ela no filme, o mesmo acontece com Seymour. As tensões entre os personagens vão se intensificando ao longo do filme e o seu desfecho culmina numa viagem estranha.

Seymour

A história em quadrinhos escrita por Daniel Clowes apresenta algumas diferenças em relação ao filme mas isto é mérito, já que o roteiro foi escrito em parceria com o diretor de Crumb e as modificações enriqueceram mais ainda a história. Enriqueceram tanto, que o roteiro foi o que mais foi indicado a prêmios da crítica. O roteiro da história em quadrinhos autoral de Daniel Clowes, que foi publicada em capítulos ao longo de cinco anos, não deve em nada para o filme e arte e as cores são bem utilizadas à favor da narrativa, o chato é que ainda não teve uma editora de vergonha que publicasse esta história por aqui.


o filme faz discussões e críticas, sobre a adolescência, músicas(principalmente, rock, jazz e blues), cinema, arte, racismo, política, religião e o comportamento da sociedade como um todo, entre outras temáticas. Enid e Rebbeca não poupam ninguém! O roteiro do filme é ótimo, os diálogos dos personagens são afiados e as atuações são absurdamente críveis. Não é muito difícil de imaginar que existam uma Enid e uma Rebecca andando por este mundo. As músicas foram bem escolhidas, e a narrativa e ritmo do filme empolgam pra caramba!Até os pequenos detalhes, se tornam interessantes.

Sabia que cancelaram esta linha de ônibus?

O roteiro da história escrito por Daniel Clowes em parceria com Terry Zwigoff, foi indicado ao oscar de melhor roteiro adaptado enre outras premiações como o globo de ouro. O filme recebeu diversos prêmios da crítica principalmente pelo roteiro e a atuação de Steve Buscemi no papel de Seymour. Ghost World é um ótimo filme e me identifiquei bastante com Seymour e Enid, eles são os personagens mais legais da história.

Ghost World
Ano: 2001
Direção: Terry Zwigoff


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...