quinta-feira, 21 de maio de 2009

O mês começou triste


Recebi uma notícia triste no início deste mês: Augusto Boal, diretor, teórico de teatro e um grande ser humano morreu. Conheci Boal quando trabalhava em projeto com grupos em risco de exclusão social há ums seis anos atrás, entrei em contato com ele por telefone para saber mais informações sobre o Teatro do Oprimido e fui gentilmente atendido e orientado a conversar com um dos Centros do Teatro do Oprimido ele estava animado mas devido à falta de tempo e também o fato de que iria viajar impediu um diálogo e contato maior. Enfim, entrei em contato com um dos CTOs e consegui encaminhar minhas atividades. Depois que passei a ler os livros escritos por Boal comecei a ver o teatro de outra forma e de realmente amar esta arte. O que me entristece não é a morte. Todos iremos morrer um dia.

O que me entristece mesmo é o esquecimento, apatia, ignorância e insensibilidade presente nas pessoas. Um dos maiores gênios do teatro brasileiro e mundial morreu e ninguém dá a mínima. Não vi nenhum grupo teatral da cidade se manifestar sobre o assunto e a grande imprensa abordou o tema de forma supercial, o que achei conveniente, afinal de contas, eles nunca dedicaram um tempo pra falar do teatro do Oprimido quando ele estava vivo por que iriam se preocupar em fazer isso agora que ele morreu? pra fingir que se importam?

Sabe quanto tempo vai levar pra nascer outro Boal neste país? O mesmo tempo que vai levar para nascer outro Shakespeare na inglaterra, um Stanisláviski na Rússia ou um Brecht na Alemanha. Acho que da forma que as coisas estão indo é capaz de Boal ser mais lembrado pelo resto do mundo do que seu próprio país assim como Câmara Cascudo. Você está lendo este blog e não sabe quem é Câmara Cascudo? então a situação é pior do que imaginava...

Boal morreu mas o Teatro que ele desenvolveu sempre ficará vivo enquanto existirem pessoas que não esquecem o que este grande mestre ensinou, e passam este conhecimento adiante. Somos todos espect-atores porque agimos e observamos ao mesmo tempo. Vocês estão agindo neste momento ao ler este texto. Estão fazendo o papel de leitores interessados, se ainda estão lendo até aqui e não procuraram algo mais curto para ler meus parabéns! Realmente vocês são leitores interessados!! Agora gostaria que observasem vocês mesmos e me respondam o porquê de estarem lendo estas palavras, em quê esta leitura está afetando sua vida?

Não sei das respostas que estão na cabeça de cada leitor deste infame blog, mas sei que se você parou para observar você mesmo e suas atitudes deve estar começando a perceber que o Teatro é a arte de observar a nós mesmos. E que se você passar a procurar saber o que é o teatro, vai conhecer mais sobre o ser humano. Vai passar a conhecer melhor a si mesmo.

Não esqueçam, não ignorem, não sejam insensíveis e apáticos...

Isto é triste.

Namastê!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...