sábado, 25 de julho de 2009

I Believe in Miracles


Esta é a melhor notícia da Marvel na Comic-con de San Diego, convenção de quadrinhos anual que reune fãs e artistas de quadrinhos desde 1970. Joe Quesada, editor-chefe da Marvel, anunciou que a Marvel adquiriu os direitos de publicação do personagem inglês Miracleman. Isto foi um milagre! Pensei que ia morrer e nunca resolveriam os problemas de direitos autorais do personagem, e ao que parece tudo se resolveu, e quem vai ficar muito contente é o criador do personagem Mike Anglo que estava passando por dificuldades financeiras para cuidar de sua esposa doente e conseguiu recuperar os direitos de seu personagem. Quesada já chegou vendendo posteres do personagem desenhados por ele e camisetas. O personagem teve histórias maravilhosas escritas por Alan Moore e Neil Gaiman até iniciar os problemas de direito autoral, e ficar a incerteza se leríamos as histórias que Gaiman estava escrevendo para o personagem.

Há uma grande chance do material de Moore ser publicado já que ele numa atitude muito nobre deixou bem claro que iria fazer isso e de que todo o dinheiro iria para Anglo. Já o que vai acontecer com as histórias de Neil Gaiman que estava escrevendo até surgir os problemas e a história interrompida. Se esta história milagrosa está acontecendo, isto em grande parte se deve ao Neil Gaiman que lutou bastante para conseguir os direitos do personagem entrando na briga com Todd Mcfarlane, criador do Spawn e co-fundador da Image comics, que comprou a editora eclipse que publicava o personagem falida, insitiu que tinha criado o personagem, e não cumpriu o que combinou com Gaiman quando ele escreveu Spawn. E ao que parece Gaiman e Mark Buckingham estão felizes com a notícia e ansiososamente animados em continuar a história de onde ela parou.

Marvelman, que teve o nome mudado para Miracleman quando Moore publicou nos Estados Unidos por questões de direitos autorais com a Marvel, o que gerou outra situação chata só resolvida com muita insistência e paciência do Joe Quesada, é considerado o primeiro super-herói inglês por isto esta luta ferrenha com unhas e dentes dos autores ingleses pelos direitos autorais do personagem, ainda mais considerando a atual situação de seu criador. E agora com os direitos pertecendo à Marvel o personagem passa a se chamar Marvelman como tinha sido planejado inicialmente.

Estou superempolgado com esta notícia! Todo mundo parece estar contente e nenhum lado ao que parece vai ser prejudicado. Tenho as edições em preto e branco publicadas no Brasil e graças ao scans pude acompanhar até onde a história parou e algumas páginas de esboços da edição #25 da saga Silver Age escrita por Gaiman. Espero que assim que sair nos Estados Unidos as histórias de Marvelman sejam publicadas em material impresso, é uma história maravilhosa.

I Believe in Miracles!


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...