quarta-feira, 29 de julho de 2009

O Justiceiro


Quando falei sobre o filme Justiceiro: Zona de Guerra, eu disse que depois comentaria sobre as outras adaptações do personagem para o cinema. Esta é a primeira delas! Feito com a parceria entre Estados Unidos e Austrália, e com o ator Douph Lundgren no papel de Frak Castle/Justiceiro esta é a primeira tentativa de adaptação do personagem da Marvel para o cinema.

Você é culpado, você morre!

O filme começa com uma abertura com o clima dos filmes da época, e mostra o Justiceiro depois de 5 anos em atividade se vingando do chefe da família mafiosa que matou sua família(isto já poderia ser um bom final, mas foi um bom começo). O justiceiro se esconde nos esgotos(que nem as tartarugas ninjas) e lá fica relembrando sobre a morte de sua família e meditando suas próximas ações, uma coisa que achei legal nisso é que o rosto dele já lembra uma caveira. Para conseguir informações sobre o crime organizado o Justiceiro usa um caminhãozinho com bebida para atrair téspios bem informados. Nisso, o Justiceiro(que não usa a famosa camisa com a caveira) enfrenta traficantes e acaba se deparando com a Yakuza que aparece com roupas de mergulho enfrentando os traficantes com arpões e lâminas mortais. Para pressionar os chefes das famílias mafiosas a Yakuza sequestra os seus filhos e inicia uma chantagem. Enquanto rola o conflito entre as famílias e a Yakuza, o Justiceiro inicia a sua guerra pessoal para salvar as criancinhas. Ele leva uma surra, é torturado, mas faz de tudo para salvar as criancinhas!!(que bonitinho!!). E consegue, só que durante a fuga esqueceu de um deles, justamente o filho do único mafioso que conseguiu sobreviver à Yakuza. Depois de ser preso e conversar com seu antigo parceiro, o Justiceiro é resgatado pela máfia para salvar o último boy que está nas garras da Yakuza. Justiceiro se alia ao chefe de família mafioso contra um inimigo em comum(parece roteiro de crossover) e derrota a Yakuza para salvar o boy(que bonitinho!!!). E o filme termina com uma lição de moral no final.

Sim, lição de moral no final!

O filme tem uma trilha sonora legal, tem todo o clima dos filmes de ação da época mas o personagem Justiceiro do filme é bem diferente dos quadrinhos. O filme é tão diferente dos quadrinhos e próximo aos filmes de ação da época, que no final ele se torna mais um entre vários filmes de ação da época do que propriamente uma adaptação do personagem da Marvel. E entre o começo com vingança explosiva e o final com lição de moral, o começo é bem mais interessante e dúbio. Como adaptação de quadrinhos, o Justiceiro é um bom filme de ação.

O Justiceiro
Ano: 1989
Diretor: Mark Goldblatt

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...