sábado, 15 de agosto de 2009

Liefeld, o Artista de Sucesso!


Durante a Comic Con de San Diego deste ano, o artista Rob Liefeld teve uma surpresa. Um jovem Fanboy de chapéu amarelo chamado Ryan Coons, realizou o seu sonho. Ryan, que foi para o evento junto com um amigo, se apresentou e exigiu de Rob Liefeld desculpas pelo trabalho que ele fez em Capitão América em Heróis Renascem. Rob Liefeld o ignorou ligando o foda-se. Andando pelo Evento, Ryan e seu amigo encontraram um exemplar do livro "How to draw comics in the marvel way" feito por Stan Lee e John Buscema, e tiveram a brilhante idéia de presentear Rob Liefeld com ele. Algo do tipo: está tudo indicando que nascemos para fazer isto. Até o vendendor se sensibilizou quando soube que o presente era para Rob Liefeld. Ryan fez uma dedicatória colocando se nome e endereço, caso ele queira pedir desculpas e entregou o presente para Rob Liefeld em uma bolsa. A reação de Rob Liefeld foi filmada pelo amigo de Ryan, uma imagem vale mais do que mil palavras.


A reação de Rob Liefeld

Ryan descreveu e publicou tudo em seu blog: http://superfunadventuretime.com/2009/08/09/avengers-avenged/. A postagem tem mais de 600 comentários entre eles o de quadrinhistas como: Brian Wood, Rom Marz, Ethan Van Sciver, Gail Simone e Pia Guerra dentre outros. O que os quadrinhistas fizeram ao comentarem no post não foi exatamente defender a arte de Liefeld, e sim repudiar a atitude de Ryan que pode ser muito nociva aos artistas se tomarem proporções maiores. É só imaginar um dos quadrinhistas indo em uma convenção e levarem gritos e serem esculhambados diante da família ou simplesmente algum fanboy mais extremista leva uma arma e atira em um deles. E nos Estados Unidos isto não é algo difícil de se acontecer algums fanboys não diferenciam o trabalho do artista e o artista e possuem reações agressivas ao verem algo que não gostam quando um escritor ou desenhista mexe com o seu personagem favorito. Algo do tipo: precisamos defender a honra de nosso personagem.

Rob Liefeld

Rob Liefeld foi para Marvel depois do trabalho que conclui com êxito na DC: Rapina e Columba. "Quando estou certo, estou certo... Certo?" E obteve bastante sucesso na Marvel ao desenhar os novos mutantes, X-Force e criar os personagens Cable e Deadpool. Depois de desentendimentos com a Marvel Liefeld e outros artistas fundaram a Image Comics onde cada um tinha o seu estúdio e liberdade para trabalhar. Liefeld com o Extreme Studios, criou o supergrupo Youngblood mas não obteve o mesmo sucesso que tinha na Marvel. Depois disso teve desentendimentos com os sócios fundadores da Image e foi convidado a se retirar de lá. Os motivos para desentendimentos? Um deles é a constante cópia descarada de trabalhos de outros autores:

Arte de Rob Liefeld

Arte de Frank Miller

Arte de Liefeld

Arte de George Pérez

Arte de Rob Liefeld

Arte de Yoshitomi

Liefeld x Byrne

Liefeld x Kevin Maguire

Liefeld x Arakami

Liefeld x Michael Golden

Liefeld x Arthur Adams

Liefeld x Ron Garney

Outros motivos para desentendimentos: seu trabalho no tíltulo Vingadores e do Capitão América para Marvel em que ele não cumpriu prazos, fazendo este trabalho memorável e também a originalidade em suas criações:

Capeitão América

Um estudo da anatomia do Capitão América desenhado pelo Liefeld

Auto-homenagem?

Auto-Homenagem? De novo?

Capitão América

Fighting American

Agent: America trabalho completamente original de Liefeld e Loeb

Além disso Liefeld não cumpriu com algums pagamentos entre outras coisas cabulosas. Quanto aos desenhos de Liefeld, eles desafiam a perspectiva e a anatomia em seus traços agressivos. O site Progressive Boink fez uma lista explicando os motivos de 40 de seus piores desenhos ,queria só ver uma lista dos melhores e explicando o porquê. Aqui o link para ver com seus próprios olhos: http://progressiveboink.com/archive/robliefeld.html.


Sem comentários

Quantos aos roteiros prefiro nem mencionar! Gosto do Deadpool(que foi criado por ele, mas se tornou bem mais interessante nas mãos de outros autores como Gail Simone que fez um trabalho maravilhoso em Deadpool e Agente X mas fez um monte de histórias chatas em Aves de Rapina que pioraram ainda mais com as crises da DC) mas não curto os trabalhos de Liefeld, prefiro o trabalho de Jim Lee(de quem Liefeld copiou desenhos) que também trabalhou na Image, mas melhorou com o tempo e é bem mais ético profissionalmente.

Noé, por Liefeld.

Sério, bem pior que os desenhos é apresentar um trabalho copiado descaradamente e apresentar como algo seu. Homenagear é uma coisa, tipo fiz isto para homenagear tal personagem como Alam Moore deixou claro em Miracleman onde homenageou o Capitão Marvel mas criou um trabalho bem melhor seguindo por outro caminho, Warrem Ellis com Planetary e Autority e até mesmo o Deadpool do Liefeld que seguiu por outro caminho. outra é copiar o visual e tentar apresentar arte e textos copiados descaradamente seguindo o mesmo caminho do original de forma apressada e apresentar como algo inédito e seu(tentando convencer com diversos argumentos sobre a originalidade do trabalho). Realmente, não gosto deste tipo de atitude. Uma coisa que aprendi com Ariano Suassuna em sua aula-palestra, e sempre que tiver oportunidade vou citar , foi a diferença entre sucesso e êxito. Prefiro o êxito.

Que pernas!

Quanto a atitude do Ryan, achei bem simbólico ele ter dado de presente o marvel way, bastava isso o lance do "Ajoelhe-se perante Zod" e a pegadinha com a autopromoção no blog foram desnescessários e infantis. Ao ler o que ele escreveu em seu blog nem achei muito agresssivo é mais um relato do dia em que seu sonho se realizou. Achei ele até mais educado e estiloso que muitos Fanboys que existem por aí com comentários egocêntricos, preconceituosos e generalizando tudo e todos. A atitude de Liefeld também foi exemplar, permaneceu calmo e descarregou o stresse no Twitter ao invés de descarregar com murros no Fanboy. Acho que a melhor maneira do Liefeld responder as críticas é apresentando um bom trabalho e sair do mais do mesmo, o que acho muito difícil já que ele está muito bem acomodado. Não foi um incidente muito sério mas poderia ter sido se ambos os lados agissem de forma diferente.

Jogo dos 7 erros. Consegue encontrar todos?

O que tem para dizer hoje He-man? Algumas pessoas aprendem com os erros e tentam mudar de atitude, enquanto outras nem se dão ao trabalho de tentar mudar para melhor? É isso? enfim, se você diferente de mim, gosta do trabalho apresentado por Rob Liefeld recomendo que visite seu site oficial, tem bastante arte dele para baixar: http://www.robliefeld.net/. Se você não é fã mas se diverte com a arte cheia de erros de anatomia e quer discutir o assunto, recomendo que ouça o podcast 38: "Heróis da infância e Liefeld" do Blog Melhores do Mundo neste link: http://www.interney.net/blogs/melhoresdomundo/2009/08/14/podcast_mdm_38_liefeld/#more37099, e discuta de maneira bem humorada(pode ser mau humorada também) nos posts sobre este incidente http://www.interney.net/blogs/melhoresdomundo/2009/08/12/rob_liefeld_ajoelhe_se_perante_os_nerds/ e os mimimis do Liefeld no mesmo blog http://www.interney.net/blogs/melhoresdomundo/2009/08/21/mimimi_do_liefeld_no_twitter/#more37234.

Exemplo de roupa funcional

Melhores do Mundo é um dos blogs safados e bem-humorados que costumo acompanhar e comentar. E não, não estou sendo pago por ninguém para divulgar os links, coloco porque acho que quem se interessar em discutir e se aprofundar mais no assunto vai compreender mais o contexto desta história memorável. Outro motivo é porque gosto do blog e coloco links do que gosto para compartilhar com os leitores deste blog. Esta história me lembra a narração épica sobre Liefeld que o estivador fez, onde ele imitou o Liefeld e culminou com o diálogo entre editor e Liefeld:

Liefeld(Nice Guy): Tô com um trabalho genial olha só meus desenhos! tão bacanas não?

Editor: Estão muito bacanas mesmo Liefeld! Continue assim!

Liefeld(sorrindo): Que bom que gostou!

Editor: Só uma coisa...

Liefeld: Diga!

Editor: Podiar deixar mais tosco, para polemizar um pouquinho?

Liefeld (sorrindo mais ainda): Ahhhhhhhhh Claro!

Cable e Deadpool, personagens criados por Liefeld

Rob Liefeld é um grande artista de quadrinhos, ele é chamado pelas grandes editoras e seus trabalhos vendem muito além de ter conseguido um grande diretor e milhões para investir em um filme com seus personagens. Diante deste fato, só me recordo de uma frase de uma música de Chico Science e Nação Zumbi "Computadores fazem arte, artistas fazem dinheiro".

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...