terça-feira, 18 de agosto de 2009

Arraste-me para o Inferno


Faz tempo que não assistia um filme de terror tão legal quanto este. Faz tempo mesmo, que bom que Sam Raimi ainda sabe como fazer ótimos filmes de terror. Assisti este filme com minha vida depois de uma agradável comédia romântica(depois faço uma resenha do filme). Só a abertura do filme com o logotipo antigo da Universal e da Ghost House pictures, um demônio arrastando um menino ainda vivo para as profundezas do inferno, seguida da apresentação da história do demônio Lâmia através de desenhos e uma trilha sonora de acordo já valeu a pena. Após os créditos de abertura conhecemos a vida de Christine Brown, uma bancária que, na busca de uma vida melhor com uma promoção no banco em que trabalha, nega o pedido de uma velhinha cigana chamada Sylvia Ganush despejando-a de sua casa.

Você me envergonhou!

A velhinha, humilhada e emputecida, trava uma luta corporal com Christine e ao final do confronto amaldiçoa Christine com a maldição da Lâmia. Um demônio que fica agourando mentalmente e fisicamente o amaldiçoado e que depois de 3 dias arrasta as pessoas ainda vivas para o quinto dos infernos! Este mote de maldição cigana foi muito bem apresentado no filme Trinner(A maldição), baseado no livro a Maldição do Cigano de Sthephen King. Neste filme um advogado gordão atropela um cigano e é amaldiçoado, ele passa a emagrecer a cada dia não importando o quanto ele coma.

A Maldição do Cigano

O demônio Lâmia, aparece sobre forma masculina com chifres e patas de bode, diferente da Lâmia das lendas com corpo de serpente e cabeça de mulher.

Lâmia

A idéia do uso da Lâmia como um demônio masculino sob a forma de um bode vem da união de diversas histórias culturais e também tem como referência o filme A Noite do Demônio. A noite do demônio, filme dirigido por Jacques Tourneur nos anos 50, apresenta além de um demônio de um culto satânico outros elementos como maldição, morte em 3 dias e uma maneira de tentar evitar a morte.

A Noite do Demônio

Raimi utiliza as referências com sabedoria e revisita elementos de filmes de terror que ele mesmo criou com Evil Dead, misturando terror e humor. A sonoplastia e música utilizadas no filme são muito bem executadas e Raimi continua ótimo com os enquadramentos de cena e o ritmo assustadoramente bom utilizado nas câmeras, além de usar os efeitos digitais em CGI a seu favor. Este filme já é um clássico e coloco lado a lado com Evil Dead sem problema algum. O conceito da maldição da Lâmia apresentado no filme é algo tão icônico e forte, como o conceito de Necronomicon em Evil Dead. Falando em Evil Dead, o filme me deu a impressão de que Bruce Campbell apareceria no filme a qualquer momento.

Você vai para o inferno!

Sam Raimi e seu irmão fizeram um ótimo roteiro que foi exercitado várias vezes até chegar a versão final apresentada no filme. O filme foge das tendências atuais de filmes de terror com um grupo de adolescentes que vai ser estripado, fantasmas de crianças orientais e zumbis. Gostei muito do questionamento moral da desesperada personagem Christine apresentado no filme, ela muda cada vez mais de atitude quando percebe que o demônio Lâmia está próximo de a arrastar viva para queimar nas profundezas do inferno. Ela tem apenas três dias e várias tentativas de se livrar da maldição são apresentadas o filme, a sorte da personagem é que ela tem à sua volta pessoas que acreditam nela e estão dispostas a ajudá-la a se livrar da maldição, diferente de vários filmes de terror onde ninguém acreditaria nestes tipos de história. É um filme que se utiliza muito bem de clichês sem perder a identidade autoral e ao mesmo tempo mata uma galera de clichês previsíveis de filmes de terror, quem já conhece a trilogia Evil Dead vai se sentir em casa e quem nunca assistiu vai ter uma (des)agradável surpresa.

Recordando Evil Dead

Outra coisa que gostei muito no filme apesar de achar previsível(o que neste caso foi bom), foi o final. Se tem algo que diferencia bem este filme do filme a Maldição e qualquer outro filme de terror feito recentemente é o final. Que final foda pra k-ray! Que venham mais filmes de terror feitos por Sam Raimi, e que eles sigam o mesmo caminho deste. Cresci assistindo a trilogia Evil Dead, assistir este filme foi ótimo, é como rever um velho amigo de infância que eu não via há muito tempo e ver que ele está atualizado das coisas, mas não deixou de ser a mesma pessoa que era.

Arraste-me para o Inferno
Ano: 2009
Diretor: Sam Raimi

3 comentários:

Anônimo disse...

ola amaei esse filme foi maravilhoso
sinplismente pelo demõnio lamia e show suas formas de assustar alguem !!!

Joseniz disse...

Olá Jessica! :)Também amei este filme e o coloco lado a lado com Evil Dead entre os meus favoritos!

neuza disse...

ele e lega ,mas no final fiquei decepcionada pois ela lutou tanto mas nao conseguiu se livrar d maldiçao.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...