segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Turma da Mônica- Maico Jeca


Finalmente estou conferindo esta história após a liberação do roteiro dela via twitter, foi bacana ela ter saído em uma edição especial bem mais visível, atrativa e com o tratamento especial que merecia. A edição especial reúne seis histórias sobre Michael Jackson, algumas ilustrações, um poster duplo, uma matéria sobre o roteiro da história e a clássica tirinha no editorial (teve uma fase minha na infância em que eu lia estas tiras toda vez que ia pra uma banca).

A primeira história, que tem o mesmo nome do especial, é a mais divertida de todas as histórias, nela Rosinha faz um pedido a uma estrela cadente e transforma Chico Bento em Maico Jeca. Rosinha acaba tendo que lidar com as consequencias de seu desejo e o Chico com as consequencias da fama. é uma história bem divertida, por estas e outras que acho o Chico Bento um dos personagens mais legais criados pelo Mauricio. Ainda rio quando lembro do Chico Bento cantando nesta história.

Na segunda história Mônica e Cebolinha fazem uma disputa para ver quem é o melhor dançarino de Break. Eles fazem diversos passos de dança, entre eles tem o Moonwalk(nunca consegui fazer este passo nem com o Michael Jackson ensinando como faz na TV) e para decidir quem é o melhor eles chamam um dançarino para desempatar. No final é revelado quem dança melhor Break. Achei uma boa homenagem desde a ilustração presente no título da história.

A primeira história do Penadinho no especial, é bem mais divertida e também é a base para segunda história do personagem no especial. Nela a turma do Penadinho ao bom estilo gasparzinho sai para pregar sustos nas pessoas. Eles acabam parando em um set de filmagem do Maico e gravando um videoclip juntos com ele. Foi engraçado ver que o pessoal da gravação estava mais assustado com a presença do Maico do que a turma do Penadinho. Outra coisa bacana é o efeito que isto trouxe aos personagens depois de gravarem o videoclip com o Rei do Pop, realmente era um bom gancho para outra história.

Na quarta história Cascão, após assistir uma apresentação do Maico Jeca, fica empolgado com a performance do Showman e decide se tornar um Showboy. Ele prepara tudo para sua grande apresentação de estréia e descobre que o negócio dele não é ser Showboy e sim algo parecido com isso. Gostei desta história a apresentação do Cascão foi ótima faz jus ao nome que ele se denomina no final da história.

A história do Papa Capim é uma referência ao clip de Black or White e não precisou de muitas palavras, as imagens falaram por si só.

A segunda história do Penadinho e a última do especial é a mesma apresentada no roteiro divulgado pelo Mauricio de Sousa via Twitter. Não mudou praticamente nada no roteiro, mas é muito bom ver a história competamente desenhada, arte-finalizada, colorida, supervisionada e publicada. Quanto ao roteiro, as referências ao Michael Jackson estão praticamente em toda a história, e o momento em que os personagens dançam juntos é bem nolstálgico, só achei o defecho da história meio sei lá... Acho que preferiria ele dançando com a turma do Penadinho no Cemitério sob a forma de um zumbi, do que um anjo dançando com anjinhos no céu(mas não acho um final ruim, só acho que podia ser melhor trabalhado). De todas as histórias esta é a que presta maior quantidade homenagens ao Michael Jackson pelas referências utilizadas.

A matéria sobre o roteiro escrita pelo roteirista da última história, Paulo Back, é bem bacana e revelam os detahes das referências presentes na história, dos bastidores, a divulgação da história pela internet e ele encerra a matéria com uma depedida homenagem.

A revista como um todo consegue divertir e homenagear o Michael Jackson ao mesmo tempo. A introdução dela já diz o quanto ela é especial. "Michael Jackson se foi... E voltou maior e mais forte!" e é para esta nova geração de crianças e para a geração que ouvia Michael Jackson quando criança que este especial foi feito.

Turma da Mônica- Maico Jeca
Ano: 2009
Editora: Panini Comics


Chico Bento
Maico Jeca
Roteiro e Arte: Mauricio de Sousa Produções*

Mônica e Cebolinha
Quem é o bom no break?
Roteiro e Arte: Mauricio de Sousa Produções*

Turma do Penadinho
No vídeo de um astro
Roteiro e Arte: Mauricio de Sousa Produções*

Cascão
Ele é um show!
Roteiro e Arte: Mauricio de Sousa Produções*

Papa-Capim
Dançando na selva
Roteiro e Arte: Mauricio de Sousa Produções*

Turma do Penadinho
À espera de um astro
Roteiro: Paulo Back
Desenho: José A. Cavalcante
Letras: Carlos Kina
Arte-Final: Kazuo Yamassake
Cor: Sandra Yamassake
Supervisão: Mauricio de Sousa

*A única história creditada em sua abertura é a última. Os artistas das outras histórias estão creditados no editorial, mas não dá pra saber quem fez o quê em cada história, por isso coloquei Maurício de Sousa Produções.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...