terça-feira, 17 de novembro de 2009

Brado Retumbante 5


Em Julho de 2007 participei da revista independente Brado Retumbante 5 onde co-idealizei a história em quadrinhos DOR! da personagem Cabala. A Revista Indepedente Brado Retumbante surgiu com a Cooperativa Brado Retumbante, com autores do RN e de outros estados, em 2004. A proposta da revista foi apresentar heróis brasileiros em histórias de fantasia e aventura. E durante as 5 edições que saíram, a Brado Retumbante evoluiu em qualidade nas histórias e em sua parte gráfica, chegando a ganhar em 2005, o prêmio Prismarte de melhor publicação indepedente e o prêmio DB Artes de melhor roteirista para Leonardo Santana com as histórias de Cabala. A edição 5 foi a que apresentou melhor acabamento gráfico e contou apenas com artistas do RN cuidando da parte criativa das histórias.

Esboço da página 01

Página finalizada (perceberam as modificações?)

Esboço da página 03

Página Finalizada (lembra algum filme?)

A personagem passou por diversas modificações ao longo dos anos em 1998 a personagem estava um pouco mais definida e em 2004 ela teve toda a profundidade que precisava em suas histórias escritas por Leonardo Santana. Quando a história da edição 5 foi idealizada a idéia era mostrar que a personagem não é indestrutível podendo ser ferida e apresentar uma abordagem mais sombria da personagem. Boa parte da história apresenta elementos de lendas urbanas do RN e de referências pessoais dos autores. Algumas de minhas referências foram as idéias do vilão ser um humano normal, mais precisamente uma criança e a presença de elementos detetivescos e de terror na história. Depois que Wendell terminou a narrativa gráfica da história, fiz um direcionamento do roteiro de como cada página deveria ser trabalhada, revisei o texto e deixei minha marca no roteiro em algumas sequências da história. A história ia ser mais longa (principalmente a surra que a personagem ia levar) e tivemos que encurtar para 12 páginas. Hoje, revendo a história acho que ficou melhor ela sendo curta. Enfim, foi uma história agradável de se contar, feita com competência e acredito que faltava uma história assim com a personagem.

Gosto pra caramba desta página!

Esta edição apresentou uma nova equipe criativa feita apenas por quadrinhistas do RN, celebrou os 10 anos do estúdio e foi dedicada à Evaldo Oliveira que trabalhou muito com o personagem Recruta Zero, fez várias capas de HQs Faroeste e Terrror e charges de jornais entre outros trabalhos. Para os leitores deste infame blog que não conhecem a personagem Cabala, deixei um perfil para que conheçam melhor a personagem.

Cabala

Nome Verdadeiro: Vanda Emmanuelle
Ocupação: Jornalista
Parentes Conhecidos: Arcano (primo)
Grupo à que é filiada: Bio Força
Base de Operações: Natal
Primeira Aparição: Fanzine Bio 47, em 1998
Altura: 1,75m
Olhos: Verdes
Peso: 65 kg
Cabelos: Brancos

Histórico: O passado de Cabala é cercado de muitos mistérios e incertezas. Aparentemente, ela nasceu na Espanha, em meados do século XVII, e, desde cedo, demonstrou grande habilidade no domínio das artes mágicas. Na adolescência, ela teve a oportunidade de aprimorar seus poderes num castelo que servia de escola para jovens magos. Foi nesse castelo onde ela conheceu seu maior inimigo que mais tarde seria conhecido como Bestial. Numa batalha feroz com ele, o castelo foi destruído e Cabala acabou sendo "escolhida" pela jóia mística que carrega em sua testa como receptáculo de seu poder, o que a deixou literalmente de cabelos brancos. Mas todos estes relatos são incertos e duvidosos. Certo memo é que nos séculos seguintes, Cabala vagou ao redor do mundo aumentando seus conhecimentos místicos e marciais, chegando ao Brasil por volta dos anos 60, onde rumo para a Amazônia para estudar ritos indígenas e preparo de poções. Lá ficou até meados dos anos 80 quando, por intermédio de Roberto Medeiros, também conhecido como Transmolder, foi convidada para inngressar na Bio Força, equipe estabelecida em Natal, no Rio Grande do Norte, na qual aceitou, não sem alguma relutância.

Fonte: Brado Retumbante 03









Arte de Ricardo Anderson











Arte de Ricardo Anderson











Arte de Wendell Cavalcanti











Arte de Wendell Cavalcanti



Matérias sobre a Brado Retumbante 5:




Zine Brasil:
http://zinebrasil.googlepages.com/preview_bradoretumbante_5

http://zinebrasil.googlepages.com/exclusivo_brado_5




Bigorna:
http://www.bigorna.net/index.php?secao=noticias&id=1182833983

http://www.bigorna.net/index.php?secao=lancamentos&id=1192159500






Universo HQ:
http://www.universohq.com/quadrinhos/2007/n25092007_05.cfm










O lançamento da Brado Retumbante 5 ficou em destaque no Universo HQ

A revista Wizmania publicou uma matéria sobre o lançamento da Brado Retumbante 5:

Revista Wizmania número 50

A Brado Retumbante acompanhada do Wolverine!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...