quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Quando as vozes se silenciam


Não quero transformar meu blog em um grande mausoléu, mas preciso falar destas duas grandes vozes brasileiras que se silenciaram para sempre este ano. Uma é a do locutor do programa Silvio Santos: Lombardi que faleceu hoje.

Este é o Lombardi!

Não acreditei quando vi a notícia via Twitter, pensei que fosse alguma brincadeira de mau gosto como a do dia em que assassinaram o Silvio Santos na internet. Mas era verdade mesmo, Luiz Lombardi Netto havia sido encontrado morto em sua casa na manhã de hoje. Desde pequeno quando assistia a TVS (que depois virou SBT) que eu ficava tentando descobrir quem era o Lombardi. O cara era meio que uma lenda urbana, ninguém sabia como ele era e a única referência que tínhamos era a voz que ouvíamos na TV, a Internet era algo bem distante na época. O cara tinha simplesmente a voz mais fuderosa do universo, nem o narrador da sessão da tarde era páreo pra ele. O cara faz parte da minha infância, boa parte do que eu assitia nos anos 80 era no SBT. Ainda considero Sílvio Santos o melhor comunicador da televisão brasileira, vai ser difícil pra ele gravar os programas sem o Lombardi e vai ser mais difícil ainda assistir a um programa dele ou mesmo os resultados de hora em hora da Telesena sem ele. Ele vai fazer muita falta e acho ridícula a idéia de tentarem substituí-lo. Lombardi era único. Tentar substituir o cara é uma idéia tão besta quanto aquela coisa ridícula na Turma do Didi colocando o Jacaré tentando substituir o Mussum.

Este é Hebert Richers

Outra voz que se silenciou foi a do produtor e empresário Hebert Richers no dia 20 de Novembro devido a um problema renal. Ele não era responsável por uma voz específica mas foi responsável por várias grandes vozes e pioneiro na introdução das técnicas de dublagem em filmes, séries e desenhos estrangeiros. Caverna do Dragão, Duck Tales, Thundercats, He-Man, Profissão Perigo, Alf o ETeimoso, Família Dinossauros, Aventureiros do Bairro Proibido, O Rapto do Menino Dourado... e boa parte daqueles filmes que são mais interessante de assistir dublado que com as vozes originais possuem a "Versão brasileira Hebert Richers". Você podia não saber quem era Hebert Richers mas assistindo TV sempre ouvia seu nome e de certa forma ele também faz parte da infância de muita gente. Ele deixa um grande legado com a empresa Hebert Richers S.A. em que grandes atores passaram e que novos surgirão por lá. E deixa seu nome gravado na história da dublagem do país e na memória de muitos brasileiros. Hoje com a internet é difícil manter um mistério sobre qualquer pessoa conhecida que não aparece diante das câmeras. Quer ver só? Já viram "O Sombra" do programa do ratinho? ou o narrador da Sessão da Tarde que vai viver altas aventuras e aprontar as mais loucas confusões em uma emissora sinistra e da pesada com uma turminha muito louca?

Este é o sombra, Alvino Batista Soares, sem sombra de dúvida!

Este é o narrador da Sessão da Tarde, Dirceu Rabelo, que vai aprontar altas confusões e loucas aventuras!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...