domingo, 20 de dezembro de 2009

Bloomsday

No dia 16 de Julho se comemora o Bloomsday na Irlanda. Mas o que é o Bloomsday afinal de contas? Um novo dia da semana? Um feriado? Algo a ver com a música do U2 "Sunday Bloody Sunday"? Qual a importância deste dia para os irlandeses? E por que é comemorado no dia 16 de Julho? São algums dos questionamentos que pretendo responder à medida em que seus olhos atentos acompanham este texto.

O Bloomsday é um feriado irlandês em que se homenageia o livro Ulysses, do autor James Joyce. É o único feriado dedicado a um livro no mundo excetuando-se a Bíblia.

O livro modernista levou oito anos para ser concluído e foi proibido em algums países, possui cerca de 900 páginas, divididas em 18 capítulos sendo que, cada um dos capítulos tem uma narrativa própria, com diversas citações e referências diferentes relacionadas a um episódio específico da Odisséia de Homero tendo associados a si uma cor, arte ou ciência e orgão do corpo humano e representa uma hora na vida do personagem Leopold Bloom no dia 16 de Junho de 1904 percorrendo as 19 ruas da cidade de Dublim.

James Joyce passou boa parte de sua vida afastado da Irlanda e em seu livro boa parte do que é descrito das ruas irlandesas para ambientação detalhada da história tem por base sua infãncia, relatos de amigos e uma listagem dos proprietários e imóveis da cidade. O trabalho e o autor tem um forte vínculo com a cidade de Dublim e a Irlanda por isso esta data é comemorada tão efusivamente todo dia 16 de Julho.

O dia 16 de Julho de 1904 foi escolhido pelo autor, segundo uma carta escrita pelo mesmo, por ser o dia em que perdeu a virginidade com a companheira Norma Barnacle em um coito interrompido (imagine se tivesse sido um completo).

A festa do Bloomsday apresenta caminhadas pela cidade, exposições, encenações teatrais, leituras ao ar livre, exibição de filmes e um grande café da manhã com as pessoas caracterizadas como os personagens da época do livro (sim, estão fazendo cosplay do livro). Boa pare deste eventos são organizados pelo James Joyce Centre que vocês podem conhecer visitando este endereço eletrônico: http://www.jamesjoyce.ie/. Durante o Bloomsday número 100 em 2004, a cidade comemorou durante cinco meses seguidos.

Em diversas partes do mundo incluindo o Brasil, em algumas localidades, também se comemora o Bloomsday de forma efêmera em seu calendário cultural. Um exemplo disso foi o espetáculo teatral em comemoração ao Bloomsday elaborado pelo grupo Oficina Multimédia.


Grupo Oficina Multimédia- Molly Bloom

Os residentes em Natal que se interessaram pelo assunto tiveram a oportunidade de participar das comemorações, que foram realizadas das 9h às 20h em diversas partes da cidade. A programação completa está o convite abaixo, mas gostaria de destacar em especial a exibição do ótimo filme "Bloom- Toda a vida em um único dia", dirigido por Sean Walsh às 16h e 30 min no mercado de Petrópolis, onde está localizada a sede do Cineclube Natal.

Convite para o Bloomsday em Natal

Aqui apresento a ficha técnica do filme "Bloom- Toda a vida em um único dia":

Título Original: Bloom
País: Irlanda
Ano: 2003
Duração: 113 minutos
Cor: colorido
Idioma: Inglês
Gênero: Drama, romance
Estúdio: Odyssey Pictures
Roteiro: James Joyce (romance)
Direção: Sean Walsh
Produção: Sean Walsh, Mark Byrne
Fotografia: Ciarán Tanham
Música: David Kahne
Direção de Arte: Stephen Simmonds
Figurino: Tara Van Zyl
Edição: Sarah Armstrong
Desenho de Produção: Mervyn Rowe
Elenco: Stephen Rea, Ageline Ball, Hugh O'Connor, Neilí Conroy, Eolin McCarthy, Alvaro Lucchesi, Maria Hayden, Mark Huberman, Kenneth McDonnell, Maria Lennon, Ciaran O'Brien, Dermot Moore, Steve Moore, Steve Simmonds, Maurice Shanahan, Adam Fox Clarke, Patrick Bergun, Aideen Mcdonald

Principais premiações: Prêmio de melhor atriz no Irish Film and Television Awards, além das indicações de Melhor Filme, Melhor Fotografia, Melhor Figurino e Melhor Talento Revelação (diretor Sean Walsh)

Mas aí vocês me perguntam: E o que o U2 tem a ver com o Bloomsday, caro autor? Ora, eles são irlandeses e com certeza devem ter comemorado o Bloomsday uma vez na vida e além do mais é um ótimo pretexto para colocar um vídeo deles cantando "Sunday Bloody Sunday". Música sobre o Domingo Sangrento irlandês, que é um dia que merece ser lembrado também, mas aí já é tema para outra postagem...


U2- Sunday Bloody Sunday

Aproveitem o Bloomsday no dia 16 de Julho! Namastê!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...