quinta-feira, 10 de junho de 2010

Feliz aniversário de 50 anos Scott McCloud!


Hoje Scott McCloud, o homem que desvendou os quadrinhos, completa 50 anos.Tenho muito a falar sobre este quadrinhista teórico. Mas hoje, quero apenas dedicar este post aos seus 50 anos de Arte Sequencial. McCloud já fez um trabalho bacana com o Superman e com a HQ Zot entre outras coisas, mas conheço mais seu trabalho pelos livros teóricos sobre quadrinhos. Considero seus livros obrigatórios, assim como os de Will Eisner, para qualquer quadrinhista que esteja começando ou já tenha uma certa experiência na área dos quadrinhos. Quando estive palestrando na Universidade Potiguar tinha uma aluna com o livro Desvendando os Quadrinhos indo pra cima e pra baixo com ele. Segundo ela e os professores este livro é a sua Bíblia Sagrada. Vendo sobre este ponto de vista eu diria que os livros de Eisner são o Antigo Testamento e os de McCloud o Novo Testamento da Arte Sequencial. McCloud aprofunda e expande os conceitos de Eisner e dá um passo a mais ao falar teoricamente sobre quadrinhos sobre outros aspectos. Na minha opnião os livros dos dois teóricos se complementam muito bem. Mesmo que você não queira trabalhar com quadrinhos e se interesse apenas em estudar a linguagem, estes livros são altamente recomendados.

Trilogia McCloud

Acho que nem preciso dizer que tanto Eisner quanto McCloud são duas grandes influências minhas na área dos quadrinhos e na minha vida acadêmica. Estou me preparando para o mestrado e tenho lido seus livros constatemente juntamente de teóricos de Teatro como Stanislávski, Artaud e Boal. Eu realmente queria que seus livros fossem mais acessíveis e fizessem parte do acervo de universidades e escolas públicas e particulares. Iria contribuir muito para evitar situações vergonhosas como o incidente com o quadrinho 10 na área ou a retirada de livros de Will Eisner das escolas. Gostaria de ver mais pessoas com estes livros em mãos e gostaria que mais quadrinhistas lessem seus livros, porque sempre que falo de Eisner ou Mccloud eu costumo escutar um: "Quem?". Por isto sempre que posso apresento um pouco os dois teóricos. Hoje, dia do aniversário de Scott McCloud, durante o intervalo da elaboração de minhas tiras elaborei este pequeno presente simbólico para dar de presente:

Meu presente para o mestre McCloud

Foi uma forma que encontrei de agradecer a este grande mestre por todo o aprendizado que tive lendo os seus livros teóricos sobre quadrinhos, afinal não se completa meio século de vida todo dia. A ilustração é um pouco efusiva, mas acredito que consegui passar a idéia que queria. Pensei que dificilmente ele leria o que escrevi, já que ele é muito ocupado mas, ele deu retorno e respondeu atenciosamente ao meu agradecimento com outro agradecimento. Fico feliz que ele tenha gostado do presente! :)

Vou guardar este pequeno quadro para o resto de minha vida

Scott Mccloud é um grande mestre da Arte Sequencial e super gente fina! Espero que o mestre tenha uma vida longa e próspera com seu trabalho relacionado a Arte Sequencial. E que mais pessoas procurem dialogar com sua obra e dar um passo a frente da mesma forma que ele fez com Eisner. Para conhecer um pouco mais sobre o trabalho de Scott McCloud, ler suas webcomics (ele é um dos pioneiros nesta área) e dialogar com ele sobre Arte Sequencial, visitem o seu Blog pessoal neste endereço eletrônico: http://scottmccloud.com/.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...