terça-feira, 27 de julho de 2010

O Autor em Crise conhece Paulo Ramos (ou seria o contrário?)


Hoje estive presente na UFRN, representando a República dos Quadrinhos e tive a oportunidade de conhecer pessoalmente o Jornalista, doutor em linguística (com tese comparando piadas e tiras cômicas), integrante do Núcleo de Histórias em Quadrinhos da ECA-USP, autor de diversos livros e textos envolvendo linguística e quadrinhos , professor universitário e, entre outras atividades, também é responsável pelo Blog dos Quadrinhos localizado neste endereço eletrônico: http://blogdosquadrinhos.blog.uol.com.br/. Paulo Ramos, após uma viagem pela Europa, esteve presente em Natal para participar de uma mesa redonda na SBPC e também para o lançamento de seu mais recente livro: "Bievenido- Um passeio pelos quadrinhos argentinos" (mas houve um fail por parte da livraria e isto, infelizmente, não vai ser mais possível). Após a mesa redonda, bastante instrutiva sobre linguística e educação, tive a oportunidade de conversar com Paulo Ramos, assim como outros quadrinhistas.



E esta análise linguística, comparada com a a análise visual dos desenhos de George Pérez mostra a explicação para todas as questões do Universo DC desde a Crise nas Infinitas terras









Isto explica muita coisa!







Tá! Me expliquem agora todas as realidades da Marvel








Claro! Em ordem alfabética ou numérica?








Para quem perdeu a Mesa Redonda, vou fazer uma pequena síntese:








A expressão corporal e vocal são importantes no estudo da linguística







Então, se faço este movimento com esta entonação de voz quero dizer algo para vocês! O corpo fala!








É importante prestarem atenção que não existe imagem inocente






As imagens devem ser lidas e interpretadas, imagens e palavras podem ser combinadas para passar uma mensagem




Tipo usar fotos de uma mesa redonda passando a idéia de que estão discutindo sobre universos Marvel e DC, mas na verdade estão falando de outra coisa






O jornalista Paulo Ramos e o Autor em Crise (Bwahaha a foto está idêntica ao desenho)

Na ocasião entreguei de presente uma caricatura (não resisti e desenhei, estava em um bom local, com um ótimo humor e os traços do rosto dele estavam dizendo: "me desenhe!!!" "me desenhe!!!") e um DVD apresentando a produção da República dos Quadrinhos. Ele gostou bastante da caricatura e perguntou: "Quem é o Autor em Crise?" Milena deu boa resposta por mim: "É que Joseniz faz Teatro". Enfim, foi divertido conversar com ele e apresentar a Associação Brasileira de Arte Sequencial República dos Quadrinhos. Paulo Ramos é uma ótima pessoa que adorei conhecer pessoalmente. Já falei dele por aqui neste infame Blog em outras ocasiões, e todas as vezes foi falando bem. Considero Paulo Ramos um grande ser humano (literalmente também, ele é bem alto!), atencioso, bem-humorado, ético, e com o tipo de iniciativa louvável que falta em muitos jornalistas. Um bom exemplo disso é a Maratona dos Quadrinhos, realizada em seu Blog anualmente. Mas existem muitos outros adjetivos e exemplos que posso apresentar ao falar de Paulo Ramos (vou parar por aqui porque acabei de chegar,ainda tenho outras coisas a relatar e estou cansado). Respeito muito e admiro o trabalho de Paulo Ramos seja na área de educação ou jornalismo.

E não é que ficou igual?






Entreguei esta caricatura de presente para Paulo Ramos









A Leitura dos quadrinhos, livro teórico escrito por Paulo Ramos










Visitem o Blog dos Quadrinhos








Capa de Bievenido-Um passeio pelos quadrinhos argentinos, mais recente livro de Paulo Ramos, feita pelo argentino Linniers (autor de Macanudo)





Ivan Cabral, Márcio Coelho, Luiz Elson e Paulo Ramos folheando a nova Maturi

Também estavam presentes os membros do GRUPEHQ: Luiz Elson, Márcio Coelho e Ivan Cabral (que também conheci pessoalmente hoje). Os membros do GRUPEHQ colocaram a conversa em dia e presentearam Paulo Ramos com a mais nova edição da revista Maturi autografada. Cara acho muito bom o GRUPEHQ estar de volta com as atividades e encaminhando uma nova edição da revista Maturi que será lançada em breve. Falo sobre o lançamento da Maturi em breve, quando a revista for oficialmente lançada.






E aqui está meu livro com aulas de desenho








Consegue ver as ilustrações?







Paulo Ramos animado com a nova Maturi!







Lembrei de você, eu te conheço Brodher!







Ele lembrou de mim e agora? Estou Lost!









Ivan Cabral autografando a Maturi para Desmon.. Paulo Ramos!








Eu tenho poderes Brodher!







Achou as ilustrações? Onde está sua cabeça? no futuro?





E é isto! Eu vi o futuro e o passado mas não vi as ilustrações
Impressionante Desmond! ops, Paulo Ramos!








Como você viaja para o passado ou futuro?





Vai demorar pra explicar tudo, e preciso viajar agora Ivan!Vejo você em outra sequencia narrativa Brother!





Paulo Ramos, Milena Azevedo e a equipe do Raffiando

A amiga/artista Milena Azevedo esteve presente com a equipe do raffiando para fazer uma entrevista rápida (muito rápida mesmo) com Paulo Ramos. Fiz um pequeno registro fotográfico enquanto ocorria a entrevista. Milena está em uma nova série de iniciativas de projetos, esta entrevista faz parte desta nova iniciativa e desejo êxito para Milena e sua equipe do Raffiando. Espero poder contar novidades sobre este assunto em breve. Quem quiser conferir a entrevista com Paulo Ramos, visite este endereço eletrônico: http://www.ghq.com.br/entrevista-com-paulo-ramos/.






Quer dizer Melina, que apertando On a câmera liga?








Fascinante!








Registrando o registro








Registrando o registro








Registrando o registro



Finalmente conheci o grande artista Ivan Cabral! Aguardem o lançamento da nova Maturi em breve!

Para mim foi um dia duplamente feliz porque além de conhecer pessoalmente Paulo Ramos tive a oportunidade de conhecer Ivan Cabral. Gosto muito do trabalho dele! Para os que ainda não conhecem o trabalho de Ivan Cabral, recomendo que visitem o seu blog neste endereço eletrônico: http://www.ivancabral.com/. Espero encontrar Ivan Cabral e o pessoal do GRUPEHQ mais vezes para conversar sobre quadrinhos. Aguardem em breve o lançamento da nova edição da Maturi!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...