sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Crash Bandicoot



Existem personagens de games que são fortemente associados ao console como mascotes da empresa. Tipo Mario e a Nintendo ou o Sonic e a Sega. Crash Bandicoot pode-se dizer era o mascote não oficial do Playstation da Sony. Se Crash foi o que foi no Playstation tudo isso se deve a Naught Dog, que desenvolveu o jogo de plataforma 3D para a Universal Interactive Studios e a Sony (que não estava a fim de um mascote na época), de uma forma tão foda que Crash não devia nada para Mario ou Sonic. Isto gerou uma trilogia fodona para Playstation começando com Crash Bandicoot de 1996. É muito difícil pensar no Playstation sem pensar nestes jogos do Crash e é por isto que vou falar deles por aqui. Os jogos de Crash Bandicoot são jogos divertidos que eu e meus irmãos zeramos várias vezes.

Comercial americano com Crash Bandicoot chamando o Mario pra briga!

Até Lisa Simpson viciou em Crash

Comercial japonês de Crash com a dancinha da vitória!

Crash Bandicoot foi aprisionado e sofreu experiências nas mãos do cientista Neo Cortex e seu assistente Nitrus Brio. Os dois planejam criar um exército de animais malignos e dominar o mundo. Os experimentos fizeram com que crash e a sua namorada Tawna adiquirissem inteligência (ou pelo menos tentaram no caso do Crash) e, quando o Dr. Neo Cortex pretendia testar, a contragosto do Dr. Nitrus Brio, a máquina incompleta Vórtice de Cortex em Crash o experimento dá errado e crash acaba caindo nas ilhas Wumpa. Contando com a ajuda do antigo espírito que vive em uma máscara chamado Aku Aku, Crash precisa salvar sua amada Tawna e deter os planos malignos dos vilões.

Crash Bandicoot- Abertura do jogo

O jogo possui um total de 32 fases com 6 chefes ao longo do caminho. A jogabilidade do Crash é ótima com dois comandos básicos pular e girar para destruir caixas ou inimigos (pular em cima deles também funciona). As máscaras servem para proteger Crash de danos, quando Crash consegue três máscaras ao longo do jogo ele fica invencível por um tempo. Existem vários tipos de caixas durante o jogo e os bônus do jogo são liberados quando você consegue 3 figurinhas da Tawna. Para conseguir vidas basta coletar 100 frutinhas ou pegar as carinhas do Crash que aparecem ao longo do jogo. Para completar o jogo 100% é preciso passar por todas as fases derrotando os chefes, coletar todos os 26 diamantes (que você consegue pegando todas as caixas da fase) e as 2 chaves que abrem as fases secretas (elas estão nas fases Sunset Vista e Jaws of Darkness). Só uma observação dos 26 diamantes, 6 são coloridos e eles são necessários para poder deixar o nível completo de algumas fases. Os diamantes coloridos podem ser encontrados nas seguintes fases: The Lost City, Generator Room, Toxic Waste, Slippery Climb, Lights Out e The Lab.


A dancinha da vitória novamente! (obrigado Japão pelo vídeo muito louco)

A cada fase o jogo vai ficando cada vez mais difícil e depois de derrotar o chefe Papu Papu, o insano Ripper Roo, o brutamontes Coala Kong, o gangster Pinstripe Potoroo e por fim os cientistas que o aprisionaram Dr. Nitrus Brio e o maligno Dr. Neo Cortex. E enfim você consegue chegar até o final. Acontece que este não é o final verdadeiro e para isso você vai ter que conseguir completar tudo 100%. Não é uma tarefa fácil devido à precisão necessária na jogabilidade do personagem em determinadas fases. Um pequeno erro de cálculo em um pulo em fases que exigem muito disso pode colocar um Game Over ao Crash rapidinho. Mesmo com o uso de Memory Card ou Passwords o jogo não fica mais fácil.

 Final normal do jogo

Crash está muito bem de namorada!

Final secreto com o jogo completado 100%


Deixo por aqui uma pequena dica com um Password para liberar todas as fases: Triângulo, Triângulo, Triângulo, Triângulo, X, Quadrado, Triângulo, Triângulo, Triângulo, Triângulo, Quadrado, X, Triângulo, Círculo, Triângulo, Triângulo, Triângulo, Círculo, Quadrado, Triângulo, X, X, X, X. O jogo é o mais difícil da trilogia para Playstation (depois falo dos outros jogos por aqui) e levei muitas horas usando de muitas estratégias, paciência e atenção pra conseguir deixar tudo 100%. Outra dica deixo é que acumule muitas vidas enquanto segue em frente principalmente nas últimas fases. Crash é um jogo bonito com ótima jogabilidade e muito divertido (o que compensa boa parte da dificuldade do jogo inicial). Crash era foda! Vou sentir falta desse (que animal é ele mesmo?).

Crash Bandicoot
Ano: 1996
Plataforma: PlayStation
Fabricante: Naught Dog (desenvolvedora), Sony Computer Entertainment e Universal Interactive Studios (distribuidoras)


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...