sábado, 19 de fevereiro de 2011

Luz nas Trevas: Autor em Crise- O Caminho do Autor (Parte 1)


Estas postagens são para contar pequenas histórias que aconteceram durante o meu caminho desde a publicação da revista Luz nas Trevas. Desde que elaborei a revista, já havia planejado que nem todas eu iria vender. Algumas iam ser dadas de presente para pessoas com quem me importo bastante e tiveram(e ainda tem) importância em minha vida. Esta postagem é ligada diretamente à minha infância. É a história da criança que comprava quadrinhos em sebos e cresceu para se tornar um Autor em Crise e começar as suas próprias publicações sombrias e iluminadas em seu trabalho autoral.

Carlos com a revista Luz nas Trevas: Autor em Crise

Desde o tempo em que era um peste e aprontava as mais loucas confusões e vivia as mais loucas aventuras compro HQs com o Carlos no camelódromo do Alecrim. Antes disso, pelo que me lembro as revistas eram dispostas na rua da mesma forma que em uma feira. Me lembro que antes disso, eu voltava sempre em companhia do meu tio Claudeniz (pensam que só eu tenho um nome diferente?) ou Tio Caldo(eu não conseguia falar Cláudio) e não existia o camelódromo. As revistas eram vendidas na rua. O vendedor colocava um coberta ou plástico no chão e as revistas ficavam dispostas sobre este pano. Me lembro que comprei muita coisa dos Los Três Amigos: Angeli, Laerte e Glauco. Me lembro também que comprei uma HQ do Freddy Krueger também. Hoje não tenho mais estas revistas, mas me lembro que comprei durante esta fase antes do camelódromo. Voltando a fase do Camelódromo e ao Carlos, foi lá que comprei as minhas primeiras revistas do Batman e por lá que também comprei a primeira revista de super-heróis que li: Crise nas Infinitas Terras. Acho que se não tivesse lido esta revista logo de cara, talvez eu nem curtisse tanto HQs de super-heróis como curto hoje em dia. Carlos sempre me vendeu as revistas pelo preço que elas realmente valem. Então, quando aparecia uma revista do Batman: Cavaleiro das Trevas da época da sua primeira publicação ou uma edição especial ele não cobrava barato. Mas era um preço justo porque ele guardava a revista em boas condições e cobrava um preço que eu podia pagar. Quase consegui comprar a Graphic Novel do Filho do Demônio com ele e comprei Marvels completa por lá entre outras raridades. Acho que foi comprando as revistas por aqui, que comecei a ter noção da importância de autores como Will Eisner e Frank Miller, além de diferenciar Marvel de DC entre outras coisas. Também foi comprando as revistas por aqui, que comecei a dar mais valor aos quadrinhos que comprava procurando sempre algo diferenciado e também ganhei um grande amigo que entende de quadrinhos com quem posso conversar à vontade e que me educou com Arte Sequencial desde pequeno. Passei por lá rapidamente única e exclusivamente para entregar minha primeira publicação autoral mas, pretendo em outra oportunidade quando minha vida estiver menos corrida, retomar o hábito que tenho desde pequeno de comprar revistas e conversar um pouco. E o legal é que ele já sabe o que vou comprar por lá e vou ser bem recebido por este amigo que tenho desde a minha infância.

Leila com a revista Luz nas Trevas: Autor em Crise

Conheci a Leila no Sebo Rio Branco na época em que o Sebo se resumia a uma cigarreira. Me lembro que quando comecei a comprar revistas por ali, eu estava em uma fase de transição entre o ensino fundamental e o ensino médio. Sempre nos intervalos corria pelo baldo e subia a Av. Rio Branco para comprar revistas e voltava a tempo para a aula. Comprei várias edições da revista Herói (depois preciso lembrar de falar sobre a revista) neste lugar e muitas de minhas coleções estão completas porque eu comprei as revistas por aqui. A Leila acompanhou a trajetória de minha vida e as mudanças significativas que foram acontecendo ao longo dos anos. E os anos passaram de forma rápida! Saí do ensino médio, fui para a universidade, saí da universidade, tenho meu emprego como professor(pois é, o aluno virou professor!) e pretendo retornar a faculdade novamente para seguir com um mestrado. Agora, em 2011 estou lançando a primeira revista em quadrinhos autoral, que espero dar continuidade ao longo dos anos. Sempre que vou comprar um DVD, a Leila já sabe que curto os filmes de terror e indica onde eles estão. Sempre que não encontro a Leila eu sou bem atendido por Ronaldo e sua família. Gosto muito da Leila e tenho um carinho especial por ela por isso, desviei completamente meu caminho esta semana apenas para dar a minha revista de presente para ela. Também deixei uma edição para Ronaldo e sua família e ao conversar com o mesmo decobri que o Sebo Rio Branco tem um Blog! Carlos, Leila e Ronaldo e família... cada um ao seu modo tem importância em minha vida. Existem dezenas de Sebos por aí mas eu só costumo visitar estes dois: o do Carlos no camelódromo Alecrim e o Sebo Rio Branco com a Leila, Ronaldo e família na Cidade Alta. E o que me motiva a ir é que eu encontro estas pessoas legais que me conhecem desde pequeno. E ver o sorriso de pessoas como a Leila e o Carlos ao verem eu estou conseguindo realizar meus sonhos que tenho desde a minha infância para mim, vale mais do que se eu tivesse vendido 1000 edições do Luz nas Trevas: Autor em Crise. E se hoje consegui publicar a minha primeira revista, devo isto a estas pessoas que me influenciaram bastante a ler histórias em quadrinhos quando era pequeno. Estou curioso pra saber o que minha avó irá conversar com a família do Sebo Rio Branco agora que lancei minha revista(ela sempre passa por lá e conversa muito mais do que eu e não importa quanto tempo passe ela sempre me deixa encabulado quando diz que sou o seu bebê). Acredito que as pessoas que aparecem em nossa vida não estão ali só por coincidência e tenho muita sorte de conhecer estas pessoas. Então, Leila, Carlos e Ronaldo e família, se estiverem lendo este texto efusivo gostaria apenas de dizer que tenho um carinho especial por vocês e que me importo bastante sempre desejando que estejam bem. Mas acredito que já notaram isto antes de eu escrever qualquer linha deste texto. Tenho orgulho em conhecer vocês! Namastê!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...