quinta-feira, 9 de junho de 2011

Quadrinhos na Academia- Humor Gráfico: Para ser levado a sério


Hoje se inicia uma nova fase de publicações da editora independente República dos Quadrinhos filiada à ABAS- Associação Brasileira de Arte Sequencial. Desde o ano passado, as publicações tinham sido interrompidas devido a vários fatores que já expliquei por aqui. Juntamente com o retorno de nossas atividades, veio o retorno com nossas publicações e temos em nosso planejamento 3 publicações até o fim do mês de Junho. Manteremos as revistas Amostra Grátis que está indo para sexta edição e também a revista SOQ! Só Quadrinhos que enfim terá sua quarta edição publicada sob um novo formato um pouco diferente do que foi mostrado no Preview (afinal de contas, muito tempo se passou e algumas coisas terão que ser modificadas). Também temos outras surpresas que serão mostradas no momento certo.

Sim, nós voltamos com as publicações on-line

Pra começar, hoje temos um lançamento de um novo selo na República dos Quadrinhos (Não, ainda não é o Luz nas Trevas) chamado Quadrinhos na Academia. Trata-se da linha de E-Books(ou Web Books como preferirem) voltados para publicação de textos acadêmicos(teses, monografias, dissertações...) de universitários adaptados em um novo formato (E- Book). Gosto sempre de enfatizar que entre os objetivos da ABAS estão o estímulo à leitura, estimular e conscientizar os educadores em usar Artes Gráficas em geral como recurso didático além do estímulo à produção acadêmica, artística e cultural e cultural de seus associados(membros filiados da ABAS) e colaboradores (autores que não estão filiados mas colaboram com a entidade). Quero deixar bem claro também que a ABAS é uma entidade criada para defender os direitos de quem trabalha com Arte Sequencial e não um grupo fechado com panelinhas. Então qualquer pessoa pode colaborar com as publicações desde que entre em contato conosco, afinal, não temos telepatas (ainda) fazendo parte da associação. Então se você tem um bom texto acadêmico para apresentar, entre em contato conosco através deste e-mail rquadrinhos@gmail.com que leremos com bastante atenção. O primeiro E-Book do selo Quadrinhos na Academia se chama Humor Gráfico: Para ser levado a sério, escrito pelo autor Antoni Wroblewski. O E-Book Humor Gráfico: Para ser levado a sério é uma adaptação livre da monografia "Humor Gráfico: Origem do termo, e o senário que se apresenta sob um panorama geral" apresentado por Antoni Wroblewski como Trabalho de Conclusão de Curso na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Quem visita este blog com frequência já deve saber que o Antoni é um autor que já desenvolveu atividades junto à ABAS através do Tirando Uma, nosso portfólio de tiras e que ele também já colaborou nas exposições O que não está no Gibi, está por aqui! e a exposição Mitos e Heróis: Releituras Contemporâneas. Se não conhecem, chegou a hora de conhecer através deste endereço eletrônico: http://awarts.blogspot.com/ ou visitando o Tirando Uma, onde o autor publicou sua série de Tiras Mané e Ninguém, neste endereço eletrônico: http://tiranduma.blogspot.com/. Para lerem as considerações do editor (pois é, Beto Potyguara tem 3 publicações para editar) visitem este endereço eletrônico: http://rquadrinhos.blogspot.com/2011/06/humor-grafico-para-ser-levado-serio.html. E finalmente! para fazer download de nosso primeiro E-Book Quadrinhos na Academia- Humor Gráfico: Para ser levado a sério, do autor Antoni Wroblewski visitem este endereço eletrônico: http://www.4shared.com/document/19gc_VI2/humor_grfico.html?.

Antoni Wroblewski

Este lançamento é uma ótima notícia que marca o retorno das atividades da editora República dos Quadrinhos. O livro é uma ótima referência para quem quer conhecer um pouco mais sobre humor gráfico e também pode gerar ótimas discussões e novos questionamentos sobre a temática. Parabéns ao amigo/artista Antoni pelo trabalho e aguardem as novidadades que devem surgir em breve. O mês ainda não acabou e ainda temos duas publicações à caminho!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...