sexta-feira, 8 de julho de 2011

Portal GHQ- (Quadrinhando) Flashmob HQ em Natal


A amiga/artista Milena Azevedo também representou a República dos Quadrinhos e fez um registro sobre como foi o Flashmob HQ em Natal no Portal GHQ. Deixo por aqui o registro e convido os leitores deste infame blog a fazerem uma visita ao Portal GHQ neste endereço eletrônico: http://ghq.com.br/.


Foi debaixo de chuva que no dia 03 de julho ocorreu o Flash Mob HQ, em Natal.

A mobilização foi orquestrada pela organização do FIQ- Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte, que lançou a ideia para que os fãs de quadrinhos de todo o Brasil se reunissem na mesma data e horário, levando sua HQ preferida para lê-la em um local aberto. Participaram oito cidades brasileiras (Belo Horizonte, Uberlândia, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Natal, Vitória e Alegre – no Espírito Santo), além de Estados Unidos (São Francisco, na Califórnia) e França (Paris).

O dia em Natal amanheceu nublado e eu fui a primeira a chegar à Praça do Campus da UFRN, às dez pras dez da manhã. Com medo da chuva, o pessoal foi aparecendo de forma esporádica. Alguns conversavam um pouco e iam embora, como foi o caso do Prof. Marcelo Bolshaw, que veio com a família, enquanto outros resistiam bravamente sob a fina garoa, procurando se abrigar entre as árvores ou se espremendo na pequena área de alcance das sombrinhas. E por falar em sombrinha, Illyana Paula, diretora do Yujô, não teve muita sorte com a sua e proporcionou o momento “videocassetada” do dia. Ao abrir sua sombrinha, qual foi a surpresa de Illyana ao vê-la se metamorfosear em um escudo com lança, e ainda por cima cair de suas mãos devido ao cabo que se soltou. Claro que depois todo mundo quis tirar onda com a “sombrinha-arma”.

Teve até colecionador que veio de cidade vizinha, como o jornalista Rômulo Estânrley, de Macaíba, e ainda trouxe umas raridades na bagagem, entre elas edições do Príncipe Valente da editora Gea e Kid Eternidade n. 1 (essa ele me presenteou). E, claro, teve também quem fez uma seleção maravilhosa de títulos e o amigo simplesmente esqueceu tudo dentro do carro.

Quando conseguimos reunir um bom número de pessoas, a chuva já dava o ar de sua graça e muito do que foi planejado durante a semana não pode ser realizado, como, por exemplo, as dramatizações com cosplay e as várias formas de trabalhar a logomarca do FIQ nas fotos. Mas, como a pressão às vezes aguça a criatividade, eu, Illyana e Danielvis tivemos a ideia de desenhar a logo do FIQ na areia e assim registramos as fotos oficiais para o concurso promovido pelo FIQ, o qual premiará as oito melhores fotos com quadrinhos da Cia. das Letras, Gal Editora, Peirópolis, e Abacatte Editorial.

Com a ameaça de os pingos d´água se transformarem em um dilúvio, o grupo foi se dispersando por volta do meio-dia e meia, mas feliz por ter conseguido o objetivo, além de fazer a chamada para o 3° Yujô Fest, que acontecerá nos dias 9 e 10 de julho.

Entre um telefonema e outro... A gente lê

Prof. Marcelo Bolshaw e família

Os quadrinhos viram a cabeça de Alister

Tentativa de recriar o logo do FIQ

Illyana em momento de leitura contemplativa

Foto Oficial 1

Foto Oficial 2

Renata e Illyana lendo, com publicidade do 3° Yujô Fest

Cada um no seu quadrinho

Danielves e a sombrinha-arma

Ler é bom desde criança

Reading in the rain

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...