sábado, 16 de julho de 2011

Portal GHQ- (Quadrinhando) Yujô em Festa na sua 3° Edição


A amiga/artista fez um registro sobre como foi o 3° Yujô Fest no Portal GHQ. Mais uma vez deixo por aqui o registro da Milena e os convido para visitarem o Portal GHQ neste endereço eletrônico: http://ghq.com.br/.


O Yujô Fest e o Saga de Entretenimento são dois eventos que em suas primeiras edições apenas reuniam os aficionados pela cultura japonesa, mas que acertadamente vem dialogando com outras mídias da cultura pop ocidental, propondo atividades diversificadas e ampliando o público.

E nada melhor do que ouvir em alto e bom som que um evento realizado em Natal dá de dez a zero em muitos eventos de cultura pop de São Paulo. A afirmação partiu do idealizador do Jogo Justo e presidente da ACI Games, Moacyr Alves Jr.

As quase 3.000 pessoas que foram ao PraiaMar Hotel, em Ponta Negra, nos dias 09 e 10 de julho, puderam constatar a seriedade e a organização de todos os integrantes do Complexo Cultural Yujô ao trazer para Natal um evento de grande porte, repleto de convidados bacanas e muitas atrações.

Houve uma pequena demora para a liberação da entrada do público no sábado, dia 09, pois o Juizado da Infância e Juventude exigiu que a entrada de menores de 16 anos só seria possível com a autorização, por escrito, dos pais. Questões legais resolvidas, o evento teve início.

As principais atrações do sábado foram a palestra com os dubladores Wellington Lima (Cavaleiros do Zodíaco, Dragon Ball Z e Naruto) e Tânia Gaidarji (Dragon Ball, xxxHolic e Hunter x Hunter), e o show acústico (com bate-papo) do cantor Rodrigo Rossi, que levou o público ao delírio ao entoar a canção-tema de Lost Canvas.

Ainda no sábado ocorreram as palestras com os artistas do Projeto 1° Edição, tendo como destaque a mesa-redonda com Gabriel “Actraiser” Andrade e Wendell Cavalcanti, intermediada por Miguel Rude, sobre como trabalhar no mercado norte-americano. E, concomitantemente, estavam sendo exibidos diversos animes em Full HD, workshops de origami e japonês, exposições de Cloth Myths (bonecos e cenários dos Cavaleiros do Zodíaco), das HQs do Projeto 1ª Edição e de boardgames da coleção particular de Tendson Arthur, torneios de Magic The Gathering, vários campeonatos de games e concursos de animekê, cosplay e desenho estilo mangá, esse último coordenado por Giovana Leandro.

No domingo, a expectativa era a palestra do simpaticíssimo Moacyr Alves Jr, sobre o Jogo Justo. Moacyr elogiou o esforço do Thiago PS3, da Ong Dreams of Magics, pelo sucesso das duas etapas do Jogo Justo em Natal, bem como a organização do Yujô Fest (já adiantando que a ACI Games apoiará a realização da quarta edição do evento). A fala do Moacyr, como ele informou no início, foi mais um puxão de orelha para tentar acabar com a “síndrome do desgraçadinho”, tão comum entre os brasileiros. Ele enfocou os ideais da Revolução Francesa e da sua principal liderança, Robespierre, que mobilizou os franceses a ir à rua e derrubar o Rei Luís XVI, mostrando que a gente deve correr atrás de algo em que acredita, procurar se informar o máximo possível sobre o assunto e assim abrir os olhos dos outros para a viabilidade de colocar nossas ideias em prática. Moacyr também falou sobre sua trajetória até criar a ACI Games e disse que irá propor à Sony que o jogo dos Cavaleiros do Zodíaco, para PS3, ganhe uma versão dublada em português por seus dubladores e cantores oficiais; e, claro, a plateia ficou eufórica e apoiou a ideia. Depois Moacyr fez uma comparação entre os custos da produção de Jurassic Park II e GTA IV, fazendo ver como o mercado de games é lucrativo e tem potencial para crescer ainda mais. Aproveitou o ensejo para parabenizar a escola de desenvolvimento de games, Gracom, que acaba de chegar a Natal. Para finalizar a palestra, Moacyr mostrou os números das duas etapas do Jogo Justo, provando que todo mundo quer comprar jogos originais, mas com preço justo, e falou sobre os projetos sociais que a ACI Games vem apoiando e os países e as empresas com os quais vem fechando parcerias.

Sem tempo para responder perguntas, pois seu voo estava próximo de sair, Moacyr deixou o palco, que logo em seguida foi ocupado pelos dubladores Wellington Lima e Tânia Gaidarji, e pelo cantor Rodrigo Rossi, que novamente interagiram com a plateia, imitando os personagens preferidos do pessoal e convidando todos a cantar as músicas dos animes. Daí pra frente foi só curtição com as bandas de J-Rock, Black Tie e Kaiji.

E o dia seguiu com diversos cosplays pelos corredores do PraiaMar Hotel, com o resultado do concurso de desenho estilo mangá, workshop sobre técnicas de desenho, apresentação e workshop de karatê, mais palestras com os artistas do Projeto 1ª Edição e do Clube do Livro do RN, e animes em Full HD, videogames e boardgames à vontade.

O Yujô Fest merece os louros que vem recebendo, pois em sua terceira edição mostrou a que veio. E fez história.












Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...