domingo, 28 de agosto de 2011

Captain America and The Avengers



Com a proximidade do filme do Capitão América nos cinemas, acabei me lembrando de um jogo muito difícil e divertido para Nintendo. Se trata do Jogo Captain America and The Avengers! Devo dizer que esta é a primeira lembrança que tenho do Capitão América em minha infância. Tinha alguns personagens que não conhecia, mas passei a conhecer enquanto jogava por influência nerd da família e amigos. É mais ou menos algo parecido quando meu sobrinho assiste Batman e não sabe quem é o Coringa, R'as Al Ghul ou porque o Batman está triste e eu explico o contexto (Porque o Batman lembrou que um bandido matou a mãe e o pai dele quando ele era pequeno). Só passei a acompanhar os quadrinhos do Capitão América depois de jogar este jogo (e não é um jogo fácil demorei um bom tempo para descobrir as coisas e ir até o fim). O jogo apresenta duas opções: 1P Game Mode e Battle Mode. Na primeira opção vamos conhecer na história do jogo e a segunda opção é o modo de porradaria de dois jogadores que posso definir da seguinte forma: ULTRON DERROTA QUALQUER UM PORQUE ELE É FODA! Não importa quem você escolha, Ultron é praticamente invencível e você tem que ser um jogador muito ruim para ser derrotado usando ele (e isto resume tudo do modo de batalha).


A trama do jogo é basicamente esta: Mandarim ataca os Vingadores derrotando o Homem-de-Ferro e o Visão. Para salvar seus aliados, Capitão América e Gavião Arqueiro viajam pelos Estados Unidos enfrentando diversos vilões pelo caminho. É meio como se fosse uma adaptação da fase do Denny O'Neil e Neal Adams da saga do Lanterna Verde e Arqueiro Verde só que com o Capitão América e o Gavião Arqueiro no lugar (chupa DC!! a Marvel fez primeiro).

Os Vingadores estão com problemas bem poderosos!

Homem-de-Ferro e Visão foram derrotados!

O Mandarim veio só pra fazer o mal!

Durante o jogo você pode escolher tanto o Capitão América quanto o Gavião Arqueiro e cada um possui as suas vantagens e desvantagens no jogo. Capitão América tem vantagens em lutas de curta distância, supervelocidade, superforça seu escudo é imune a tiros e também pode ser usado para flutuar na água. Já o Arqueiro verde é ótimo para ataques à longa distância e suas flechas podem acertar praticamente todos os lugares da tela. Uma coisa que aprendi, depois de apanhar muito, foi que ao coletar os cristais que vão aparecendo no jogo o herói aumenta sua força e experiência. Leva horas pra deixar no nível máximo mas vale a pena na hora de se aventurar a enfrentar Ultron ou Mandarin! O Capitão joga o escudo que vai pra frente, pra trás e volta pra mão dele e o Gavião Arqueiro passa a disparar muitas Flechas explosivas! Cada um dos dois aparece em uma localidade do mapa e quando você consegue juntar os dois em uma mesma fase o mapa passa a apresentar o símbolo dos vingadores. Isto significa que a partir deste momento, você pode alternar entre os dois Vingadores apertando a pausa e selecionando o herói desejado (o legal é que cada vingador tem a sua música tema). No mapa os pontos em branco são fases normais, os em destaque em azul é onde estão os vilões e os pontos pretos são os Red Alerts onde encontramos pequenos minichefes. O primeiro grande chefe do jogo é o Mago. é bem tranquilo de derrotar ele mesmo no escuro já que o Capitão América pode se defender tranquilamente de seus ataques. Já com o Ultron não é a mesma tranquilidade! E haja paciência com o Gavião Arqueiro atirando flechas flamejantes para o alto antes que o Ultron acabe com tudo! Você só sabe que está perto de derrotar os vilões quando a música sai da tensão e passa a tocar a música tema do herói.

Gavião Arqueiro e Capitão América prontos para viajar pelos Estados Unidos!

É preciso coletar muitos cristais para ficar mais forte e revigorado!

Vai ser preciso muita paciência para se fortalecer com o poder dos cristais...

Você pode escolher o Capitão América que possui habilidades impressionantes como flutuar na água!

Ou escolher o Gavião Arqueiro e atirar flechas em qualquer lugar da tela!

Capitão América é o herói perfeito para derrotar o Mago!

Quando os dois heróis estão juntos em um mesmo lugar aparece o símbolo dos Vingadores no mapa!

Isto significa que você pode alternar entre Capitão América e Gavião Arqueiro a qualquer momento do jogo quando precisar!

Como derrotar Ultron? Simples... Não morra! (e o Gavião Arqueiro é mais indicado nesta luta)

Captain America and The Avengers- Parte1

O nível das fases aumenta consideravelmente ao longo da jornada e em algumas fases específicas por mais que você tenha lutado até chegar próximo da saída qualquer erro é fatal! E não é apenas isso os vilões são bem difíceis também! Ossos Cruzados é um vilão que pode te derrotar com poucos golpes se você não tiver habilidade suficiente para se desviar de seus ataques. E eu me lembro que fiquei com muita dor no dedo quando enfrentei o Mandarim (que dá pelo menos uma meia hora de ataques)! E quando você pensa que finalmente o jogo terminou e pode descansar, o verdadeiro vilão desta história se revela... Caveira Vermelha!

Ossos Cruzados pronto para luta!

Cada uma destas cabeças esculpidas em rocha possuem inimigos a se enfrentar...

... Você vai ter que atirar flechas até dar uma dor para derrotar o Mandarim!

Captain America and The Avengers- Parte 2

Sim! Mandarim não era o verdadeiro grande vilão desta história e sim o Caveira Vermelha! Alguns segredos são revelados como por exemplo uma fase repleta de cristais! E a surpresa mais legal do jogo é que você vai literalmente para o espaço enfrentar o Caveira Vermelha! Saindo do mapa em um foguete! Cara, realmente eu fiquei muito impressionado com isso quando estava jogando este jogo! E sim! O jogo fica bem mais tenso por aqui! Morrer significa gastar horas e horas novamente para estar em condições de zerar o jogo. E é preciso muita habilidade e paciência para derrotar o Ossos Cruzados novamente e o Caveira Vermelha!


E no espaço estão uma máquina maligna e o Ossos Cruzados novamente!

Em caso de enfrentar um vilão quebre o vidro!

Caveira Vermelha digivolve para...

...Super Fortão Caveira Vermelha de sunguinha!

Captain America and The Avengers- Parte 3






E o que tenho a dizer deste jogo é o seguinte: o jogo é muito Foda! Os gráficos são ótimos pra época, a jogabilidade é ótima (com elementos de RPG), tem uma boa trama com boas surpresas no final e possui um desafio alto. E tem um detalhe: nada de Passwords! Tem que ir do início ao fim sem descanso para chegar até o final! Cheguei a jogar a versão para o Super-Nintendo e Arcade, que tem o Visão e o Homem-de-Ferro, mas esta versão para o nintendinho é bem mais interessante na minha opinião. Talvez por isso o jogo seja tão legal, deram uma boa explicação pelo não uso do visão e o Homem-de-Ferro no jogo e exploraram criativamente os limites do nintendinho. Um dos melhores jogos que tive o prazer de zerar!

Captain America and The Avengers
Ano: 1991
Plataforma: Nes
Fabricante: Data East

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...