sábado, 10 de setembro de 2011

CENOTEC- Arte Natalense na Quadrienal de Praga


Faz um bom tempo que vou no CENOTEC (aliás tem um bom tempo que eu não piso no Departamento de Artes). Mas tenho boas notícias do Laboratório de Estudos Cenográficos e Tecnologias da Cena obtidas através do amigo/artista Viníus Dantas e do portal da RQ:

Unindo por dez dias grandes profissionais e estudantes de destaque num mesmo espaço, a Quadrienal de Praga também se dedica a constituição de um foco pedagógico criado através de workshops e apresentações realizados por grandes artistas no campo do Espaço Cênico, Design de Luz, Música e Som, Figurino e Maquiagem e Teatro de Objetos.


Dentro da programação deste evento internacional existe um espaço reservado às propostas cenográficas desenvolvidas no mundo, o Scenofest, que reúne profissionais e escolas de cenografia. No enfoque específico deste projeto enquadra-se este último, a mostra de escolas de cenografia, para o qual foram realizadas seletivas na Mostra Brasileira das Escolas de Cenografia e Figurinos com intuito de selecionar os trabalhos de maior expressão nesse campo, que viriam a compor uma exibição na Quadrienal de Praga 2011.

Compor esta mostra é sem dúvida um privilégio e em nosso estado dois projetos foram selecionados, somando um grupo de vinte e seis projetos que foram escolhidos entre diversos outros de todo o Brasil. Estes projetos são assinados por André Luiz Rodrigues Bezerra, Cleansed-ES3, e um deles divide a criação com Felipe Cabral de Araújo Fagundes, Fando e Lis, ambos enviados como selecionados pelo CENOTEC – UFRN hoje sob direção do Prof. Dr. Sávio Araújo. Estes Projetos cenográficos foram postos em prática com a cooperação dos alunos do curso de Bacharelado em Design da UFRN, Augusto Serquiz, Diogo Fonseca, e Vinicius Dantas.

Além da participação na mostra nacional já realizada em São Paulo capital, os trabalhos agora rumam para uma mostra brasileira de escolas de cenografia, que integrará a programação do Scenofest 2011 em junho do presente ano. Esta honra concedida aos trabalhos teatrais apresenta-se também como grande expressão de nosso estado que pela primeira vez participará deste grandioso evento, que, como citado anteriormente, é considerado por profissionais de todos os campos de produção teatral o maior e mais relevante no campo da cenografia internacional.

Chovendo? Mas que Praga!

Que posso dizer? Estou feliz pelo trabalho desenvolvido e ver que o RN continua bem representado artísticamente lá fora! Prabéns ao amigo/mestre Sávio Araújo pela coordenação dos projetos no CENOTEC ao amigo/artista Vinícius Dantas pelo trabalho desenvolvido (e por compartilhar a informação) e a todos envolvidos nos projetos cenográficos enviados. Para conhecer mais sobre a Prague Quadrennial of Performance Design and Space visitem este endereço eletrônico: http://www.pq.cz/index.html.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...