sexta-feira, 9 de setembro de 2011

FIQ 2011- Oficinas nos Centros Culturais e Bibliotecas Públicas de BH


Durante o mês de Julho, aproveitando o período das férias escolares e também como aquecimento para o FIQ, a prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura, promoveu diversas oficinas gratuitas nos centros culturais e bibliotecas públicas de BH, Ministradas pelos quadrinhistas Chantal Herskovic, Vitor Caffagi e Samuel Medina.

Chantal Herskovic, Vitor Caffagi e Samuel Medina

As oficinas ministradas pelos autores foram:

História em Quadrinhos, por Chantal Herskovic. Aconteceu em oito espaços. Nesta oficina, os participantes são orientados a criar uma tirinha em quadrinhos, partindo do princípio básico da linguagem visual e da narrativa.

Desenho e Criação de Personagens, por Vitor Cafaggi. Aconteceu em 10 espaços. A partir da criação do personagem, o aluno aprende técnicas básicas de desenho, ou seja, o trabalho com as ilustrações: corpo humano, composição de cena, assim como storytelling- como interpretar e contar uma história através de desenhos, e enquadramento- com os elementos que compõem a história em quadrinhos e a elaboração de roteiros.

Por que ler Mangá?, por Samuel Medina. Aconteceu em dois espaços. Traça um panorama sobre o Mangá no mundo e no Brasil, discorrendo sobre suas principais características. Uma oportunidade para conhecer algumas das mais famosas publicações orientais no Brasil. Ideal tanto para os amantes de Mangá (otakus) como também aqueles que querem conhecer o trabalho.

O Muiquiratã, por Samuel Medina. Aconteceu em um espaço. A oficina pretende promover o diálogo entre obras de diferentes gêneros literários sob a ótica da cultura popular, a partir da leitura compartilhada da Revista em Quadrinhos Muiquiratã- A Lenda das Icamiabas.

Além das oficinas, no dia 30 de Julho aconteceram mais duas atividades de aquecimento para o FIQ: Conversa em Quadrinhos e Clube da Leitura. Para mais informações, não deixem de visitar este endereço eletrônico: http://fiqbh.com.br/. E aguardem mais novidades sobre o FIQ!!!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...