quinta-feira, 22 de setembro de 2011

FIQ 2011- OuBaPo: Oficina de Quadrinhos Potenciais


Durante o 7° Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte irá acontecer o OuBaPo: Oficina de Quadrinhos Potenciais. Legal né? Mas o que é o tão falado OuBaPo? Esta explicação feita pela organização do FIQ esclarece as coisas para a gente:

OuBaPo (foto: Samanta Coan)

Como tantas outras coisas importantes do mundo dos quadrinhos, o OuBaPo nasceu na França. Nossa história começa em 1960 quando os escritores Raymond Queneau e François Le Lionnais fundam o OuLiPoOuvroir de Littérature Potentielle – um grupo de escritores e matemáticos que criava obras literárias baseadas em regras e restrições que estimulam a criatividade dos escritores.



Para exemplificar como isso funciona, talvez o escritor mais conhecido no Brasil a usar esse tipo de restrição seja o italiano Italo Calvino. Em seu livro “As Cidades Invisíveis”, cada capítulo descreve uma cidade diferente, com regras diferentes. Em “Se em uma noite de inverno um viajante”, conta a história de um leitor tentando ler esse mesmo livro, onde cada página ímpar descreve em segunda pessoa as ações do leitor em preparação para ler o próximo capítulo do livro, e nas páginas pares estão os capítulos do livro que o leitor tenta ler.

Eu sabia que Darkseid tinha algo a ver com isto!!! Parademônios em Ação! (foto: Samanta Coan)

Os membros do OuLiPo definem a literatura potencial como “a busca por novas estruturas e padrões que possam ser usados por escritores de qualquer maneira que eles queiram” ou ainda “um grupo de ratos de laboratório construindo labirintos de onde eles mesmos precisarão fugir”.

O OuBaPo (Ouvroir de Bande dessinée Potentielle) foi fundado oficialmente em novembro de 1992 na Ou-X-Po, encontro anual dos seguidores do OuLiPo e outras modalidades artísticas que usam a mesma filosofia. A proposta foi apresentada pelos quadrinistas da editora francesa L’Association.


Agora tudo ficou mais claro não acham? O OuBaPo está dentro da programação do FIQ e quem estiver a fim de participar, a oportunidade é esta! Para se manterem informados sobre o evento, não deixem de visitar este endereço eletrônico: http://fiqbh.com.br/. Realmente estou ansioso para que Novembro chegue logo! :)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...