sábado, 24 de setembro de 2011

Lançamento: Maturi #3


Agora é oficial! Soube via twitter através de Ivan Cabral (@ivankabral) que a Maturi#3 será lançada oficialmente nesta semana aqui em Natal. Abaixo, algumas informações sobre o GRUPEHQ e a Maturi:

O Grupehq
O Grupehq foi fundado em 1971, a partir de uma reunião de desenhistas que frequentaram a primeira exposição de Histórias em Quadrinhos do RN, promovida pelo quadrinista Emanoel Amaral. Comandados pelo professor Walfredo Brasil, falecido em 21.03.2010 e reconhecido como Patrono do grupo, os artistas conquistaram espaço na mídia impressa durante boa parte da década de 1970. A revista Maturi é o produto mais reconhecido do grupo, mas em seus períodos de descontinuidade outras revistas, de cunho didático, foram lançadas pelo Grupehq: Igapó, O Ataque de Lampião a Mossoró, A História do Rio Grande do Norte, A mulher na história do RN e Jesuíno Brilhante são exemplos do registro da história e cultura potiguar na forma de quadrinhos.

A Maturi
A revista Maturi foi criada por Aucides Sales em 1976. Com um formato reduzido (12cm x 8cm), periodicidade irregular e conteúdo de caráter underground, circulava nos movimentos culturais alternativos e universitários em Natal e em outros estados. A Maturi serviu de abrigo e canal de divulgação para os quadrinistas potiguares. Entre os artistas que publicaram na Maturi destacamos: Aucides Sales, Emanoel Amaral, Edmar Viana, Cláudio Oliveira, Luís Elson, Márcio Coelho, Gilvan Lira, João Antônio, Ivan Cabral, Adrovando Claro, Solino, entre outros. Artistas de outros estados e reconhecidos nacionalmente também se juntaram aos desenhistas locais participando da Maturi. Um dos mais famosos, o cartunista Henfil, colaborou com a revista durante o período em que residiu em Natal. Além dele, Watson Portela, Mozart Couto e Rodval Matias também enobreceram a publicação com seus talentos.
A Maturi deixou de ser publicada na década de 1980 e, após esse recesso, voltou a ser publicada por intermédio da aprovação de projeto de Lei de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo, da FJA em um novo formato e com páginas coloridas.
O projeto do Grupehq prevê que até o fim do ano serão lançados mais quatro edições da revista, perfazendo um total de seis números, todos voltados para o resgate da cultura do Rio Grande do Norte através da riqueza da linguagem dos quadrinhos.

Ando um pouco doente e muito ocupado mas farei o possível para estar presente e fazer o registro do evento (da mesma forma que fiz quando fui para o lançamento da Maturi 1 em Maio de 2008. Tá! não foi no dia do lançamento, mas eu estava lá fazendo o registro). Se eu for no dia, vai ser bem legal porque vai ser a primeira vez que vou para o lançamento da Maturi já que no lançamento da Maturi 1 eu não fui no dia de estréia e no lançamento da Maturi #2 (que ganhou o Troféu Bigorna de melhor Fanzine/revista independente em 2010) eu não podia estar presente. Indepedente de ir ou não estou com a minha edição guardadinha aqui comigo e convido a todos que puderem estar nesta Terça-Feira no shopping para adiquirir a sua edição da Maturi#3 e conhecer aos autores. Em breve deve ocorrer o lançamento oficial da Maturi#4 também. E que venham novas Maturi com pessoal do GRUPEHQ e que surjam novas iniciativas para renovar tanto autores como público (além dos trabalhos, lógico! Quero ver mais produções de HQ com qualidade no estado) E sim! ainda mantenho a minha opinião quando fui no lançamento da Maturi 1 de que o GRUPEHQ precisa desenvolver trabalhos de estudo e pesquisa em quadrinhos que envolvam as pessoas interessadas em Arte Sequencial (se possível envolvendo a academia, outros autores que não sejam necessáriamente do grupo e principalmente o público.). Adimiro bastante o trabalho que foi e está sendo desenvolvido pelo GRUPEHQ (principalmente pelo que conheci sobre eles na década de 70) mas espero que com suas ações eles sigam por um caminho além do artístico seguindo também pelo caminho do escrutínio institucional formando autores e público(e é um caminho que eles podem seguir sem medo, a dissertação de mestrado do Ivan Cabral toca justamente neste ponto: A formação do leitor).

Lançamento da Maturi #3

Local: livraria da Siciliano (3° Piso, bem pertinho do cinema) localizada no Shopping Midway Mall, Natal (RN).

Dia e Hora: 27 de Setembro de 2011 às 19H

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...