terça-feira, 26 de junho de 2012

ALVO- Encontro entre Artistas, Estudantes e Produtores



Hoje estive presente a convite da amiga/artista Laura Branco no encontro entre artistas, produtores e estudantes na galeria de arte do IFRN da Cidade Alta. Entre os artistas e produtores presentes estavam Anádria Rassyne, Marcos Guerra, Leander Moura, Marcelo Veni, Arlindo Bezerra, MC Preguissa, Laura Branco, Daniel Torres, Gláucio Teixeira e Abraão Lincoln (e tinha mais gente, podem ter certeza).

Daniel Torres apresentando seu trabalho como produtor Cultural

Todos bem atentos no que os outros estão falando!

Marcos Guerra falando sobre seu trabalho na K-Ótica

Uma das ilustrações do Guerra que ilustram sua fala

Marcelo Veni falando com o coração sobre o seu trabalho como produtor cultural

 
Leander falando de seu trabalho em Evangelho Segundo o Sangue

Um a um os convidados apresentaram suas experiências com gestão cultural cada um apresentando o seu ponto de vista dentro da área cultural que trabalha. Cada uma das falas foi uma aula sobre gestão cultural em que as dificuldades apresentam um ponto em comum e as fortalezas apresentaram oportunidades de novos caminhos a se seguir. Entre todas as falas o que mais me chamou atenção foi a fala da Anádria Rassyne sobre o seu trabalho com dança e as suas dificuldades em conseguir aprovar um projeto dentro da sitação social, cultural e política em que o estado se encontra. Não o que me chamou atenção não foram as dificuldades em si que ela enfrentou  mas, o modo como ela enfrentou estas dificuldades e conseguiu dar andamento ao seu projeto (além de me deixar atualizado sobre a produção de dança no RN). Ela apresentou um olhar por dentro da máquina e mostrou como as engrenagens da gestão cultural do RN funcionam, E qual a importância disso coleguinhos e coleguinhas? Se você quer quebrar uma máquina tem que saber como ela funciona e onde é o seu ponto fraco. E a máquina que move as engrenagens da gestão cultural no RN precisa ser quebrada para que os artistas possam produzir cultura e arte (e isso não é algo fácil, mesmo conhecendo).

Gostei muito de conhecer a Anádria e seu trabalho com dança

O relato do trabalho de Anádria foi Tragicômico

Com surpresas (não, não foram agradáveis)

Em seu relato Anádria falou das situações tristes e chatas...

... Momentos muito chatos mesmo...

...mas teve também seus momentos de alegria e superação

Como é? O tempo já está acabando?

Gláucio deixando todos admirados com o seu belo trabalho cheio de atitude

E é isso! Acabou! Não temos mais tempo!

Acho que o único encaminhamento a ser feito é atentar para a questão do tempo que poderia ser um pouco mais otimizado deixando o encontro menos cansativo e beneficiando a todos (tenho certeza que o Gláucio, Laura e outros artistas tinham muito mais a dizer sobre seus trabalhos). Cada um dos artistas que apresentou seu trabalho mostrou a que veio e deixou aquele gostinho de quero mais... Quero saber mais, quero conhecer mais, quero novos trabalhos seus, quero conhecer melhor os trabalhos antigos, quero dialogar mais, quero mais encontros como este...

Uma foto final

Tá! Agora é a foto final!

Só mais uma foto para registrar o momento...

Finalmente a foto final com a galera reunida!

O encontro possibilitou aos novos alunos do curso de Produção Cultural um contato com os profissionais que atuam de forma significativa dentro do contexto cultural da cidade de Natal. Houve um agradável diálogo com uma riquíssima troca de conhecimentos entre todos os envolvidos. Aprendi bastante com o que vi no encontro e agradeço á Laura Branco pelo convite e ao Flávio Rodriguez pela ótima iniciativa. Espero que nos próximos encontros, a situação cultural de Natal esteja mais favorável à todos.

 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...