sábado, 18 de agosto de 2012

No Meio do Caminho tinham Ambulantes!



Natal cada vez melhor! Tem coisas que vejo e acho difícil de acreditar mas... São verdade! Esta cidade tem sempre aquela capacidade maravilhosa de me surpreender negativamente! Acabei de ler hoje esta carta aberta à população de Natal feita pelo Shopping Midway Mall (acredito que quem escreveu foi o Shopping todo já que ninguém teve a atitude humana de assinar a carta) neste endereço eletrônico: http://www.midwaymall.com.br/2012/noticias/2086/carta-populao. Deixo por aqui a transcrição da carta:

Carta à População

"Como é de conhecimento de todos, o Midway Mall tem como filosofia básica, contribuir de forma positiva com a economia do Rio Grande do Norte, gerando empregos e proporcionando aos seus clientes/consumidores, o melhor atendimento possível. Entretanto, enfrentávamos um grave problema com relação ao entorno do Shopping, principalmente pela dificuldade dos clientes e transeuntes que utilizam nossas calçadas e as paradas de ônibus, de exercerem o direito constitucional de “ir e vir”.

A situação dos “ambulantes” no entorno do Shopping tomava proporções preocupantes. Devido à aglomeração crescente dos mesmos e também pelo elevado fluxo de pessoas que utilizam o transporte coletivo, não havia espaço suficiente para que o transeunte pudesse circular com conforto e segurança, situação esta que se agravava quando tratava-se de pessoas com necessidades especiais e cadeirantes, que em muitos casos se viam totalmente impossibilitados de embarcar ou desembarcar nos coletivos, ou de ter acesso às rampas de acessibilidade.

A grande desorganização no espaço, proporcionada pelos ambulantes e suas mercadorias, prejudicava de forma substancial a circulação e agilidade dos coletivos, provocando como conseqüência o acúmulo dos ônibus nas paradas, ocasionando congestionamento nas vias. Sem contar o grande agravante na Av. Bernardo Vieira, que era a formação de filas duplas de ônibus, complicando ainda mais o trânsito nos horários de picos. Constatamos várias reclamações de ações de meliantes nos locais, principalmente furtos. Também existia uma grave infração legal, ocasionada pelas vendas de CDs/DVDs, os chamados “piratas”, sem contar que muitos deles apresentavam conteúdo impróprio para menores.

No tocante à Av. Bernardo Vieira, o caso tornava-se mais crítico, em decorrência da particularidade da localização da parada de ônibus, havendo maior disputa pelo espaço entre os ambulantes, fazendo com que muitos vendedores ficassem parados na via de acesso ao Midway Mall, provocando lentidão na circulação dos veículos e criando situações de riscos.
Principalmente neste local, os conflitos entre os ambulantes eram constantes, por vezes com uso de armas brancas.

Na Av. Salgado Filho, os ambulantes ocupavam praticamente toda a calçada de acesso à entrada do Shopping, prejudicando sobremaneira o acesso de nossos clientes às dependências do Shopping.

O Midway Mall vem a público manifestar seu explícito apoio ao trabalho de ordenamento e inibição do comércio ambulante irregular nas calçadas do entorno do Shopping, ocorrido nos últimos dias, realizado pela Prefeitura Municipal de Natal, através da SEMSUR, com apoio da SEMDES (Guarda Municipal).

Com base em manifestação de inúmeros clientes que freqüentam o empreendimento e em nome da segurança da população que circula nas avenidas no entorno do Shopping e dos funcionários e lojistas, o Midway ratifica seu apoio à atitude da Prefeitura e de todos os órgãos públicos que contribuíram para este trabalho, trazendo de volta a acessibilidade e segurança dos clientes e turistas que utilizam estas importantes avenidas, mostrando assim, o caráter de respeito e cuidado com a cidade e seus cidadãos."

 
 Sim! Esta carta foi mesmo escrita e divulgada pelo shopping

Acho vergonhoso e escroto pra K-Ray ver algo deste tipo de atitude e a grande conivência dos políticos desta cidade em oprimir e restringir (e isso é bastante aplaudido pelo shopping) as pessoas impedindo o direito de ir e vir citado na carta (lindo isso vamos defender o direito de ir e vir impedindo o direito de ir e vir de outros). A carta criminaliza os ambulantes (como se uma pessoa que acorda as 7H da manhã pra vender milho tivesse a intenção de roubar), toca na questão da venda dos DVDs e CDs piratas justamente para associar isso ao crime e, dentro deste contexto não é considerado crime de violação autoral (procurem pelo processo 003/2.10.0009449-0 em que o Juiz de Dieito Roberto Coutinho Borbada absorveu o réu flagrado vendendo DVDs piratas), os apresenta como gangs que disputam território com uso de armas brancas, os culpa pelo trânsito Caótico da cidade (é mais fácil culpar os ambulantes que as empresas que prestam serviço à população ou o governo e a prefeitura da cidade né?) Enfim, é a boa e velha estratégia de criminalização das vítimas para justificar suas ações.

Temporada de caça aos piratas!

Bem graças à solução mágica de nossos governantes o entorno do shopping não tem mais ambulantes! O direito de ir e vir do cidadão natalense está assegurado (pelo menos até chegar o Carnatal). Não acho que os argumentos apresentados pelo shopping se sustentam e justificam mas sei que o dinheiro justifica tudo isto que foi feito (e pode acreditar que tem muito dinheiro envolvido nisso muito mais do que qualquer ambulante possa arrecadar em um mês de trabalho).

 O Dinheiro (Berthold Brecht)

Ao trabalho não quero reduzir
 
Para o trabalho o homem não foi feito
 
Mas pelo dinheiro não se pode prescindir!
 
Pelo dinheiro é preciso ter respeito!
 

O homem para o homem é uma caça
 
Grande é a maldade no mundo inteiro.
 
Por isso junte bastante, mesmo com trapaça
 
Pois ainda maior é o amor ao dinheiro
 

Com dinheiro a você todos se apegam
 
É tão bem vindo como a luz do sol
 
Sem dinheiro, os próprios filhos o renegam
 
Você não vale mais que um caracol
 

Com dinheiro não precisa baixar a cabeça!
 
Sem dinheiro é difícil ter fama
 
Dinheiro faz com que o melhor aconteça
 
Dinheiro é verdade, dinheiro é flama
 

O que eu te disser pode acreditar
 
Mas sem dinheiro não busque seu mel
 
Sem dinheiro ela lhe será roubada
 
Somente um cão lhe será fiel
 

Os homens colocam o dinheiro a grande altura
 
Acima do filho de deus, o herdeiro
 
Querendo roubar a paz de um inimigo já na sepultura
 
Escreva em sua laje: Aqui jaz dinheiro

Acham realmente que as coisas melhoraram para a população de Natal com esta atitude de exclusão social? Aliás acham que o shopping está realmente mais preocupado com o bem estar social da população do que ganhar dinheiro?

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...