sexta-feira, 7 de setembro de 2012

7


No dia 07/07/07 foi publicada a HQ 7 que conta a história de Clarisse que foi abençoada (ou amaldiçoada) com o poder da imortalidade. A HQ na época foi feita em parceria com vários amigos/artistas: Miguel Rude (capa), Fernanda França (apresentação e conclusão), Wendell Cavalcanti (arte das páginas 1 e 2), Wanderline Freitas (arte das páginas 3, 5 e colorização de todas as páginas), Marcos Guerra (arte da página 4), Tati Viana (arte das páginas 6 e 7, balonização, letreirização, edição e publicação), Edson Castilho (que criou o site e disponibilizou a revista mais tarde) e o infame Autor em Crise Joseniz escreveu os roteiros e apresentou a sua visão da personagem além de coordenar a equipe criativa.

 Etapas do processo de criação de página da webcomic 7 (esta é a página que me identifico mais)

A idéia surgiu em uma das visitas à Garagem Hermética Quadrinhos da Milena Azevedo (que deu uma força do caramba e ainda teve sonhos com a personagem andando toda bruta na loja) no tempo em que era uma loja física em Natal. Ele me apresentou a idéia da personagem e eu a aperfeiçoei de acordo com várias conversas e pesquisas apresentando poderes(a idéia era HQ do gênero super-heróis), desenvolvendo vários aspectos de sua personalidade abordando diversas situações com a personagem. Além disso desenvolvi o roteiro e coordenei os artistas que se empanharam muito para que a revista saísse no dia 07/07/07. Nos reuníamos para falar da personagem na GHQ e processo se desenrolava via e-mail. Foi um desafio cumprir no prazo mas a revista saiu no prazo graças ao esforço da Tati Viana que conseguiu disponibilizar a revista em seu site a tempo. Foi um processo divertido porque aprendi como trabalhar com cada um de meus amigos/artistas (que possuem maneiras diferentes de trabalhar) e também estressante de fazer principalmente porque desenvolvi funções que não devia fazer para que a HQ fosse publicada na data e lidar com muitas pessoas em um pouco espaço de tempo além de lidar pela primeira vez com Hatters e Trolls logo de cara no Orkut (na época o orkut tava bombando). A HQ teve problemas técnicos como a divulgação antecipada (não sabia que ia gerar tanta espectativa e um retorno tão rápido), meu texto matou algumas artes e em algumas páginas as cores poderiam ter sido mais suavizadas. Mas o ponto favorável principal é conseguimos cumprir o objetivo de publicar a HQ na data juntos, trabalhamos juntos pela primeira vez e também foi importante para algums porque aquela era a primeira webcomic publicada. Eu particulamente me senti muito à vontade em fazer a HQ na época porque tinha algo a dizer com a personagem e cheguei a ficar tão à vontade que achei que aquele era o momento de começar a apresentar meus personagens. E foi por este motivo (além de trazer questionamentos e reflexões para a trama) que a Ying saiu nesta publicação no traço delicado de Tati Viana que fez algo que eu não poderia fazer na época com meus desenhos.

Tati deixou a Ying muito mais suave e delicada com seus traços

Para fazer download da revista, visitem este endereço eletrônico: http://issuu.com/joseniz/docs/7_pdf, ou leiam aqui mesmo on line nesta postagem:


Este trabalho pertence ao ano de 2007 e nele permanecerá. Não pretendo dar continuidade às histórias da personagem, nem mesmo tocar neste assunto novamente, até mesmo porque nestes 5 anos muita coisa mudou com todos os envolvidos no projeto e eu mesmo não me sentiria tão à vontade em escrever como me senti em 2007. A personagem 7 se encontra sob a atribiçãoda licença Creative Commons. Então, se vocês ao lerem a HQ, tiverem algo a dizer em uma boa história ou mesmo uma ilustração com uma releitura da personagem 7 fiquem à vontade em fazer seguindo o que esta licença permite.

Algumas alterações foram feitas durante o processo para a melhoria da narrativa como nesta página de Wanderline

Para mim este trabalho é como os que realizei no período em que fiquei na República dos Quadrinhos, como editor do Tirando Uma ou colaborador no e-zine Asfixia. Foi legal, aprendi bastante, me deu experiência, trabalhei com pessoas legais, tenho orgulho em ter realizado mas estes trabalhos pertencem ao passado e nunca seria a mesma coisa se eu desse continuidade hoje ou futuramente.

Arte fodona de Marcos Guerra. 7 foi a primeira ebcomic publicada pelo autor antes dele criar a K-Ótica

Gostei muito da narrativa do Wendell nesta página e do modo como Wanderline trabalhou a colorização

Tenho um carinho especial por este trabalho mas ele vai permanecer onde está: no passado. Deixo ele aqui mais como uma despedida ou registro do que novidade. é como se a Clarisse disesse: "Ei! Eu existi". Estou envolvido em outros projetos (algums com os mesmos autores presentes na HQ). Entre os projetos, tem um que envolve a Ying a quem vocês são apresentados nesta história. No momento eu tenho mais a dizer com a Ying (com mais liberdade também já que sou o criador da personagem)  do que com a 7 no qual apresentei a minha visão do personagem em parceria com talentosos e dedicados amigos/artistas. A personagem é imortal mas as suas histórias pelas minhas mãos chegaram ao fim. Namastê!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...