sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Dia do Quadrinho Nacional em Terras Potiguares- Dia 1


Apresento por aqui o registro de como foi o 1° dia da comemoração ao Dia do Quadrinho Nacional em Terras Potiguares. Durante o período matutino, estavam programadas três atividades com oficinas e palestras mas nenhuma delas ocorreu por falta de público. Quando cheguei na Pinacoteca estavam presentes no lugar: Luíz élson, Márcio Coelho, Emanoel Amaral e Fernando Paiva que estava falando sobre seu trabalho de pintura usando Copic. O público acabou sendo os próprios autores que estavam presentes pela manhã e foi bem legal a troca de conhecimentos rica apresentada por todos os presentes. Eu mesmo não sabia o que danado era um Copic e pra que servia. Foi legal conhecer este tipo de material para trabalhos o ruim é que por aqui nem água para vender é preciso encomendar online para conseguir os Copics.

Da esquerda para direita: Fernando Paiva, Luiz Élson, Márcio Coelho e Emanoel Amaral

 
Estão vendo o que é um Copic? São esta canetinhas coloridas em cima da mesa

Foi um bom aprendizado!

Só gente foda na mesa! Quando crescer quero fazer ilustras tão fodas como o Fernando e cores como o Emanoel

Também havia uma pequena exposição na Pinacoteca do Estado apresentando diversas artes de autores do RN e algumas das capas apresentada nos projeto 1° Edição.

Exposição apresentando várias artes de autores do RN e algumas das capas utilizadas no projeto 1° Edição

Na ocasião, também conferi algumas artes orginais do Márcio Coelho, do Fernando Paiva e também tive a oportunidade de ver tiras originais do personagem Super Cupim do Emanoel Amaral. Daí fiquei pensando no quanto seria legal se este trabalho fosse republicado nem que seja em caráter de registro histórico para que uma nova geração conheça este personagem.

Tiras originais do Super Cupim! (bem que podiam publicar para uma nova geração conhecer né?)

Após ver as tiras, fui a convite do Luiz Élson e juntamente com Fernando Paiva até a UFRN onde fizemos uma pequena entrevista para rádio FM Universitária antes de retornar à Pinacoteca do Estado para a continuidade das atividades programadas.

Autores de quadrinhos in Radio! Let's Go!

Depois retornamos à Pinacoteca onde começou a oficina de Pintura e Teoria da cor com Emanoel Amaral. Diferente do que tinha ocorrido pela manhã, houve um público durante o período vespertino. Na oficina, finalmente conheci pessoalmente o Tião que havia participado anos atrás do fanzine K-BUM onde tinha visto o seu trabalho. Ele tinha levado a filha para participar do evento para aprender um pouco mais sobre quadrinhos. O mestre Emanoel Amaral deu uma oficina de respeito onde foi possível aprender bastante sobre a Teoria das Cores e de como elas afetam o resultado de uma arte. Foi o básico do básico e o Emanoel tirou leite de pedra já que as tintas que ele tinha à mão eram esquisitas (e não tinham um cheiro muito bom). Fiquei impressionado como as cores podem valorizar ainda mais a arte depedendo de como forem utilizadas. Um bom exemplo disso foi o sombreamento feito por Emanoel em uma figura geométrica utilizando apenas as cores. A oficina do Emanoel teve um bom êxito e deu pra sair com uma boa noção de pintura e na aplicação prática da Teoria das Cores. Tão impressionante quanto a aula foi a calma e tranquilidade que Emanoel Amaral conduziu a oficina.

Emanoel dando uma aula sobre Cores Complementares

Quem é aquele lá em segundo plano? Ah! É o Lula Borges!

Muita atenção ao que Emanoel Amaral está explicando...

... Muita calma nesta hora!

Hora de todos aprenderem uma boa lição! A primeira delas: use tintas boas e não estas!

Emanoel pintando um cubo

Lição de hoje: Faça o sombreamento com cores para enriquecer sua arte

Emanoel Amaral em ação!

Crianças conferem a exposição e uma HQ de Luis élson

Emanoel entra em ação novamente!

Foda! Quando crescer quero pintar assim!

O Autor em Crise e Emanoel Amaral

A última atividade programada para o dia foi a oficina de roteiro com Marcos Guerra. Houve uma mudança de sala para esta atividade, uma vez que percebi que o espaço onde estavamos não era muito adequado para um trabalho prático como este e informei que seria interessante mudar o lugar (felizmente deu certo). O público que estava presente era em sua maioria de crianças. Não é o tipo de público que estou acostumado a ver o Marcos Guerra fazer suas oficinas, por isto mesmo foi bem interessante acompanhar. E posso dizer que o Marcos Guerra conseguiu conduzir muito bem o seu trabalho com o público Infanto-Juvenil e também com os poucos adultos que estavam ali presentes. Lembro que tinha uma moça por ali que estava fazendo sua conclusão de curso na temática dos roteiros nas histórias em quadrinhos, a oficina do Marcos Guerra caiu como uma luva para ela.

Marcos Guerra entregando os papéis de cada um

Tendo um inesperado público Infanto-Juvenil apresentou sua oficina de roteiros...

...Apresentando a Jornada do Herói como base para criação e análise de roteiros

Foi uma ótima jornada!

Marcos Guerra conseguiu conduzir muito bem seu trabalho!

Tião olhando o acervo de livros e HQs de Emanoel Amaral

Happy Shinning People Holding

Quando a oficina do Marcos Guerra estava mais ou menos pela metade, chegou a equipe da TV Universitária para fazer uma matéria registrando o evento.

A Equipe da TV Universitária fez uma matéria sobre o evento

Marcos Guerra seguiu com a oficina, com a temática da "Jornada do Herói" como base detalhando todo o modelo esquemático apresentado e fazendo algums exercícios. Ao final de tudo, Marcos Guerra passou dever de casa e convidou o público para uma nova etapa da oficina a ser realizada no dia seguinte. Ao final todos saíram bem Happy Shinning People!

A "Jornada do Herói" continua!

Todos prestando atenção!

Muita Atenção!

Atenção nos detalhes...

Muita atenção!

E se olharem aqui em meu desenho irão perceber que tem um pequeno Dragão!

Cadê? Cadê o Dragão? Alguém viu?

Cadê o Dragão?

O Autor Kótico e O Autor em Crise!

Após a oficina de roteiro do Marcos Guerra, as atividades do 1° dia foram encerradas. Quando já estávamos bem próximos de ir embora, encontramos com o amigo/artista Rodrigo Brum que chegou nos acréscimos do segundo tempo. Ao menos ele conseguiu conferir algums quadrinhos do Emanoel Amaral que estavam à venda e conversamos bastante! E tinha uma lata de Coca-Cola vazia que ficava rodando de mão em mão...

Brum não chegou a tempo pro evento, mas chegou a tempo para o mercado negro secretíssimo de quadinhos!

Não vou dizer o que aconteceu nem o que tinha porque é secreto!

 
Estas estátuas são lá na Pinacoteca do Estado. Eu gostei! E vocês? o que acharam?

Mesmo com a ausência de público durante a manhã e um público pequeno durante a tarde, o 1° Dia do Quadrinho Nacional em Terras Potiguares teve um bom êxito. As conversas foram produtivas, as aulas e oficinas foram proveitosas. Acredito que amanhã será melhor ainda, pois é em um Sábado e as pessoas devem estar mais livres para participar do evento. Além disso vai ter um debate sobre sobre projetos e estratégias para os quadrinhistas em 2013 além do Desafio dos Quadrinhos que preparei para amanhã. Esta está sendo uma ótima celebração do Dia do Quadrinho Nacional!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...