sábado, 2 de fevereiro de 2013

Dia do Quadrinho Nacional em Terras Potiguares- Dia 02


Apresento por aqui o registro de como foi o 2° dia da comemoração ao Dia do Quadrinho Nacional em Terras Potiguares. A manhã começou bem movimentada com uma oficina de roteiro elaborada pelo amigo/artista Marcos Guerra. Diferente do dia anterior, Marcos Guerra contou com um público adulto e teve como foco de sua oficina a criação de personagens. O público era um pouco menor que o do dia anterior, mas a atenção à oficina bem conduzida pelo Marcos Guerra foi grande. E mais uma vez o dia foi salvo... ops, Marcos Guerra conseguiu realizar sua oficina com êxito!

Oficina de Roteiro e produção de quadrinhos com Marcos Guerra

O foco desta vez foi a criação do personagem

O que é o personagem? o que ele come? o que ele faz? quem são seus amigos? não perca hoje em nosso programa!

Marcos Guerra teve bastante tempo para conduzir a oficina...

...Sempre com bom humor!

Após a oficina, ocorreu o debate sobre a produção de quadrinhos em terras potiguares. Quando se escuta a palavra debate quase que se associa automáticamente a idéia de discussões que geralmente não saem do lugar. Mas não foi nada disso! Foi uma agradável conversa sobre produção de quadrinhos no RN. A conversa abordou vários temas como eventos, produções, lançamentos e comunicação. Todos os que estavam presentes deram contribuições importantes sobre a produção de quadrinhos no RN. Durante a conversa ficamos sabendo a produções um do outro e trocamos algumas experiências. Uma das novidades é que a equipe K-Ótica deve lançar 3 encadernados este ano! E um deles é a versão completa de O Evangelho Segundo o Sangue através do selo Quadrinhos ao Quadrado da editora dos Jovens Escribas. Uma boa notícia também em relação a lançamentos é que o Brum tem diversos trabalhos trabalhos finalizados para publicação. Mas a melhor notícia é que estamos nos organizando para todo mês ter pelo menos um evento de quadrinhos. E quando digo evento falo de momentos. Pode ser um encontro, palestra, exposição, mesa redonda, a exibição de um filme relacionado a quadrinhos... O importante é que aconteça com frequência! Ao final da conversa, anotei todos os pontos e encaminhamentos para entregar aos autores no próximo evento de quadrinhos que irá ocorrer no próximo mês (sim, isso mesmo! mês que vem já tem um novo evento de quadrinhos). Gostei do ambiente agradável e participativo propiciado pelos autores. Acredito que as coisas irão melhorar bastante neste e nos próximos anos! (sou otimista ainda mais pelo que vi na postura dos artistas hoje)

Enquanto isso na Sala de Justiça...

...Precisamos ir agora! O mundo nos chama!

Eles não são os quadrinhistas que o mundo precisa mas os quadrinhistas que o mundo precisa agora! 
(sempre me confundo com esta citação de The Dark Knight)

Brum fez anotações bastante pertinentes e relevantes ao debate

Durante o período vespertino Luiz Élson fez uma ótima oficina sobre composição e criação de cenas. Ele apresentou vários planos e ângulos de câmeras e fez um exercício em que deveríamos compor uma cena de vários pontos de vista diferente trabalhando os personagens e cenário. Fiz os exercícios juntamente com Beto Potyguara (que tinha acabado de chegar de um evento na Bahia) e Gustavo Lourenço (que não via faz um tempo e que tinha se afastado bastante dos quadrinhos) bem tranquilinho. Foi uma experiência nova pra mim já que não me recordo de ter feito algo assim antes (se bem que minha memória não é lá uma Brastemp) mas aprendi bastante. Principalmente quando eu iniciar meus trabalhos com animação estes exercícios serão bem praticados.

Luiz Élson analisando os trabalhos realizados

Olhou cuidadosamente cada composição e deu sugestões melhoria das cenas criadas

Luiz Élson deu uma ótima aula sobre composição e criação de cenas

Luz Élson apresentando os tipos de planos e página de quadrinhos

Por fim se iniciou o meu trabalho com o Desafio de Quadrinhos. Pouco antes de começar, novas pessoas chegaram para participar da atividade além dos já presentes Luiz Élson, Beto Potyguara e Gustavo Lourenço. O desafio era criar uma história em quadrinhos em 5 páginas seguindo algumas regrinhas na composição da narrativa de cada página. Fiz um bom estudo com meus mestres Eisner e McCloud para preparar este tipo de oficina que é algo bem diferente do que costumo trabalhar em minhas aulas. Pra dizer a verdade eu nunca tinha experimentado fazer algo neste nível antes, felizmente, tudo correu melhor do que eu poderia imaginar. Tive uma dificuldade para propor um tema inicial, mas o Élson ajudou bastante neste ponto. Todo mundo conseguiu completar os trabalhos com êxito a tempo e tudo acabou no momento certo (tive meu tempo reduzido a uma hora a menos). Pelo que vi nos trabalhos, qualquer um que tivesse interesse em participar, poderia fazer um bom trabalho se inscrevendo no 1° Prêmio Petrobrás de Quadrinhos (e pensei no desafio com esta intenção também). Foi legal ver o Gustavo Lourenço lembrando como se pega em um lápis e voltando a fazer algo legal depois de tanto tempo ou o menininho desenhando no embalo! São experiências que a gente vivencia em que não existe dinheiro nenhum no mundo que pague tanta coisa boa.

O desafio: Fazer uma HQ de 5 páginas!

Olha só como este menininho tá empolgado em desenhar!

Todo mundo desenhando! Rapadura é doce mas não é mole não!

Algumas regrinhas aparecem para dificultar um pouco o processo criativo

Todos se esforçam para superar as dificuldades e testar seus limites

E sim! Estou adorando acompanhar todo este processo criativo!

Ao final do desafio várias HQs ficaram prontas!

Tan dan! Todos conseguiram completar o desafio de elaborar uma HQ! Parabéns!

Ao final do evento, Beto Potyguara nos presenteou com algums quadrinhos enviados diretamente da comemoração do Dia do Quadrinho Nacional na Bahia. Eu ganhei dois quadrinhos do amigo/artista Marcos Franco lá da Bahia: Área 51 e Sant'ana da Feira, Terra de Lucas (assim que ler e tiver um tempinho escrevo por aqui neste infame blog sobre as duas publicações). Agradeço imensamente ao Beto pelos presentes entregues e participação animada no evento de hoje.

Olha só os quadrinhos que ganhei via Beto Potyguara do amigo/artista Marcos Franco lá da Bahia!

Ao final de tudo ainda tive uma conversa agradável com os amigos/artistas Wendell Cavalcanti e Wagner Michael juntamente com Gustavo Lourenço. A conversa não foi muito diferente da que eu tive durante a manhã quando ocorreu o debate sobre a produção de quadrinhos. Mas o que mais me marcou na conversa é saber o quanto estão determinados em seguir em frente com seus projetos e fazer o seu melhor em tudo. As comemorações do Dia do Quadrinho Nacional em Terras Potiguares teve um bom êxito, mesmo com algumas dificuldades. Fiquei muito satisfeito com o que vi hoje e no dia anterior e estou animado pelas coisas que irão acontecer mais pra frente! Este ano reserva boas surpresas! Vai ser divertido acompanhar tudo!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...