terça-feira, 12 de março de 2013

Café Literário Especial: Quadrinhos


Hoje enfim, se iniciou o Café Literário Especial: Quadrinhos! Contrariando todas as previsões possíveis, cheguei pontualmente às 19H na Livraria Nobel. Para variar, o trânsito próximo à livraria estava bem engarrafado e levou um tempinho para o público aumentar consideravelmente de tamanho. A livraria estava bem organizada e as artes dos convidados estavam bem visíveis ilustrando o evento. Enquanto o evento não começava e o público era bem recepcionado, encaminhei para os amigos/artistas presentes um texto escrito sobre todas as idéias e sugestões de ações discutidas durante o 2° dia das comemorações do dia do quadrinho nacional em terras potiguares.

Artes K-Óticas e tiras do Brum

Artes do Beto Potyguara, Marcos Guerra e deste infame Autor em Crise (também podemos ver HQs dos autores)

Leonardo Feitosa conferindo os encaminhamentos

Conversas...

Conversas...

E mais conversas!

Tudo estava igual na Nobel mas com algumas mudanças. Uma delas foi o surgimento do Pokémart. A Pokémart é uma loja de Card Games, coisas relacionadas a RPG e Pokémon. Ah cara, é legal ver coisas legais surgindo por aqui. Se tivesse surgido há uns 15 anos atrás quem sabe ainda hoje estaria jogando os Card Games de Pokémon. Mas enfim, antes tarde do que nunca né? Quem sabe um dia eu volte a jogar? Ao menos é bom saber que hoje em dia qualquer jovem pode ter acesso à compra dos Card Games! Espero que dure aqui em Natal por muito tempo!

Novidade na Nobel: Pokémart!

Enquanto o público ia chegando para o evento, conversei com a amiga/artista Laura Branco e com o professor do departamento de artes Marcos Andruchak. Eles me apresentaram boas notícias relacionadas ao EDUCARTE que ainda hoje serão anunciadas durante o evento (falo já sobre isso). Conferi de perto o espaço do evento junto com os dois e tudo já estava devidamente pronto para começar. Fiquei até surpreso de encontrar Psycho e Heather bem onde vou ficar para mediar o Café Literário Quadrinhos. Falando em surpresas... Foi uma surpresa muito agradável ter sido convidado para mediar o 1° Café Literário Quadrinhos. Na verdade, é uma felicidade dupla. Uma por estar aqui hoje mediando o 1° do que espero serem muitos Cafés Literários de Quadrinhos com quadrinhistas daqui do RN. A outra felicidade é que este convite partiu de uma iniciativa da Kátia e do Aluísio Azevedo ao compartilhar junto ao público da livraria a Arte Sequencial e seus autores no estado.

Brum em um momento "Ah se eu tivesse grana pra levar tudo isso"

Os livros e HQs que o Brum está olhando devem ser muito interessantes mesmo

Snikt!

Marcos Garcia e Miyoshi Honda

Geraldo Borges conversando com a galera

Clima bem humorado sempre!

O bom humor reinou no dia de hoje!

Eu e a querida amiga/artista Laura Branco

Laura Branco apresentando o espaço da Nobel ao professor Marcos Andruchak

José Veríssimo e Andruchak foram alguns dos primeiros a chegar

Ownnn estes dois sempre vão aonde eu estou!

Livraria Nobel bem movimentada!

E aqui estou eu mediando a 1° edição do Café Literário Quadrinhos com a livraria bem cheia e alegre. Os convidados desta noite são: Beto Potyguara, Marcos Guerra e Rodrigo Brum. Preparei poucas perguntas para a ocasião com a intenção que o público se familiarizasse com os autores e seus trabalhos. Deixei os autores bem livres para falar a vontade sobre quem eles são, suas influências e os seus projetos em andamento. Beto Potyguara falou de seus trabalhos relacionados a educação e quadrinhos, mudanças na República dos Quadrinhos (Abril vai ser o mês das verdades segundo ele) além de anunciar as sequências de Carcará e Os Notáveis. Marcos Guerra anunciou uma Graphic Novel com toda a história de O Evangelho Segundo o Sangue através do selo Escribas ao Quadrado dos Jovens Escribas. Também anunciou outros trabalhos com o selo K-Ótica ao longo do ano. Brum falou do primeiro lançamento impresso feito em parceria com a querida amiga Milena Azevedo que se chamará o Guarda-Vidas. Além disso falou de seus trabalhos com charges, a série de tiras publicada no Rio de Janeiro chamada O Menino da Lage 8. Além disso, Brum está participando de uma exposição em homenagem ao Sansão da Turma da Mônica no Memorial da América Latina, em São Paulo. Também pretende lançar impressos com a coletânea de suas tiras (tem tiras suficientes pra três coletâneas no mínimo, só falta o Money que é good e nós não have). Fiz algumas perguntas específicas também e, fazendo estas perguntas, percebi o quanto o ritmo de trabalho do Brum é intenso (o que exige muito dele ao elaborar as charges). Uma coisa boa do Café Literário, e que só notei quando mediava o evento, foi que devido ao nosso trabalho intenso nem sempre estamos a a par do trabalho do outro. Pra dizer a verdade, são poucos os momentos que temos pra conversar sem a correria do dia-a-dia e este foi um bom momento. Este foi o momento de conhecer e dialogar um com o outro sobre Arte Sequencial em um grande aprendizado (e eu aprendi bastante coisa legal hoje). O público que estava presente também aprendeu bastante sobre os autores e foi bem participativo com seus questionamentos pertinentes e relevante. Gostei em particular da identificação que o Marcos Medeiros teve com o trabalho do Beto Potyguara que faz a alquimia de Quadrinhos e Cordel.

Eu bem calminho e tranquilinho pronto para iniciar o Café Literário Quadrinhos!

Anotei um monte de perguntas, mas no final das contas precisei de basicamente três pra mediar o café

Tudo com a intenção de apresentar os queridos convidados ao público!

E que público! Lotaram a sala e estão todos atentos...

... Ao que os convidados estão falando!

Fiquei bem atento a tudo o que diziam respondendo questionamentos meus e do público presente

Beto Potyguara, Marcos Guerra e Rodrigo Brum. Os convidados desta noite!

Ao final do Café Literário foram surgindo os recadinhos. O primeiro é a boa notícia que, em breve, será inaugurada na livraria Nobel o Quadrinhos Estúdio de Desenho do amigo/artista Geraldo Borges (vou ser um dos primeiros a me matricular). O segundo recado foi dado pelo professor do Departamento de Artes da UFRN Marcos Andruchak que informou que o EDUCARTE, aquele evento bem organizado criado por Laura Branco e Rubens Júnior realizado ano passado, terá sua segunda edição dentro do calendário de atividades da UFRN com o apoio da universidade. E finalizando, todos fizeram os seus agradecimentos e também foi anunciado que o Café Literário Quadrinhos seguirá adiante com outras edições. Será com um novo mediador e novos convidados contando com todo o apoio das pessoas que fazem a Livraria Nobel. Nossa foi tanta coisa em uma única noite que estou exausto e sem jeito de continuar a falar alguma coisa. Apenas agradeço a todos os que estiveram presentes neste dia e que permaneceram por lá todo este tempo com a gente.

Geraldo Borges falando sobre o seu estúdio de Quadrinhos que em breve deve ser inaugurado na Nobel

 
Marcos Andruchak fazendo o importante anúncio sobre o EDUCARTE

 
Todos os quadrinhistas presentes agradeceram a Kátia e ao Aluísio pelo espaço e apoio oferecido para divulgar Arte Sequencial

Kátia agradecendo, convidando a conhecer o trabalho dos autores e falando um pouco sobre o que é o Café Literário

 
Tá todo mundo junto na foto? Não?

 
Ok, vamos tentar de novo!

Todo mundo junto dizendo: Café Literário Quadrinhos!

Como tinha dito antes, o público foi bem participativo. Uma parte teve que ir mais cedo mas quem ficou aproveitou para conversar com os quadrinhistas presentes, conhecer seus trabalhos e trocar umas idéias. O legal foi ver que haviam diversos quadrinhistas em peso entre o público trocando idéias e falando sobre HQs. E cara, é difícil disto acontecer normalmente aqui em Natal. Espero que com o tempo isso se torne comum e não um momento raro como foi hoje. Eu adoro bons momentos como este!

 
Quanta gente! Quanta alegria!

 
Brum em uma conversa animada com...

 
...Renato Medeiros!

 
Marcos Medeiros conhecendo...

 
...Beto Potyguara!

 
Beto Potyguara autografando seu trabalho...

 
Marcos Medeiros e Beto Poyguara com a HQ Carcará!

 
Marcos Guerra...

 
... Apresentando os seus trabalhos!

 
Todo mundo bem atento!

 
Brum conversando cm Emanoel Amaral

 
Agora conversando com o professor Andruchak

 
Não! O Brum não está chamando o Andruchak pra porrada! É que o artista tem as mãos expressivas!

 
Olha só que legal! Teve alguém que curtiu uma de minhas artes e pediu autógrafo!

 
Falando em mãos expressivas... Olhem o Marcos Guerra lá atrás!

 
Adorei autografar o Patinhas-de-Ferro para este pequeno fã!

 
O Autor em Crise com o amigo super fã de quadrinhos Elinaldo!

 
Renato Medeiros, Aluísio Azevedo Jr. e Milena Azevedo

 
A conversa tá muito boa!

 
É sempre legal poder rever a Milena Azevedo!

 
Owwwnnnn fofos!

 
Uma galerinha super divertida!

 
Estas moças estão conferindo a pasta de desenhos do Miyoshi Honda

 
Geraldo Borges também dando uma conferida na pasta de desenhos

 
O Quadinhos Estúdio de Desenho nem foi inaugurado direito...

 
... E o Geraldo Borges já está dando uma aula! Isso que é mestre!

 
Alguém tinha que tomar café né?

Durante o evento ocorreu também a última coisa que estava faltando do EDUCARTE do ano passado: A entrega dos certificados tanto para quem ministrou as oficinas como para quem foi assistir. Deixo aqui os meus agradecimentos a Laura Branco e Rubens Júnior pela idealização do projeto EDUCARTE e pelo convite realizado. Foi uma experiência maravilhosa ter participado do projeto.

Milena Azevedo com o certificado, um sorriso no rosto e... Mãos expressivas!

Olha eu aqui com meu certificado do EDUCARTE!

E qual será o próximo evento legal de quadrinhos? Sim, isso mesmo! Aguardem cenas dos próximos capítulos!

E aqui encerro meu registro do 1° Café Literário Quadrinhos. Foi um evento legal onde foram apresentados 3 artistas de quadrinhos bem legais ao público. Foi uma boa oportunidade em que os artistas se encontraram em um ambiente agradável para trocar idéias. E também foi um evento onde muitas novidades e surpresas agradáveis foram anunciadas! Foi uma experiência nova e agradável pra mim e espero poder estar presente para conferir os próximos Cafés que devem surgir. Pelo visto vai ser um longo ano que deve reservar boas surpresas pela frente. E uma delas já está bem perto de acontecer! Aguardem a inauguração do Quadrinhos Estúdio de Desenho do Geraldo Borges na livraria Nobel em breve!

 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...