terça-feira, 4 de junho de 2013

Wolverine/Hulk

 


Escrita e desenhada por Sam Kieth, um de meus autores de quadrinhos favoritos, esta com certeza é uma das HQs mais divertidas que já li!A história, publicada como uma minissérie em 4 partes nos EUA e aqui em uma edição única em um tamanho econômico (um pouco menor que o formato americano com 15 x 24,5 cm) apresenta a história de Po uma menina de quase 7 anos que precisa da ajuda de Logan (aka Wolverine) e de seu tio Bruce (aka Hulk) para resolver um probleminha. É uma das HQs mais fodas que já li! Mesmo que o roteiro fosse muito ruim só a arte do Sam Kieth já valeria a pena! Mas Sam Kieth não é apenas um desenhista de quadrinhos foda ele também é um escritor foda! (e quem conhece The Maxx pode comprovar o que eu estou falando). Tanto o roteiro como a arte de Sam Kieth combinam perfeitamente nesta história! A história é recheada de humor, com ótimas sacadas (mesmo lendo várias vezes esta mesma história você continua rindo sem perceber), trabalha bem o melhor tanto do Hulk como do Wolverine sem descaracterizá-los e tem uma ótima dramaticidade penetrando bem no psicológico dos personagens.

Eu acho a Po engraçada!

A história é apresentada do ponto de vista de Po, uma menina de quase 7 anos, abordando diversos questionamentos sobre a vida e a morte. A arte apresentada por Sam Kieth para a Po varia dependendo da situação da narrativa. Em algums momentos Po é mostrada de forma bem realista e em outras como se ela mesma estivesse se desenhando. Esta escolha de narrativa usada por Kieth que dá todo o charme da história passando de forma trágicômica e onírica um olhar infantil e questionador sobre o Wolverine, o Hulk além da própria vida. É um grande mergulho que fazemos junto com a Po do qual só queremos sair quando a história chega ao fim.

Arte fodona do Sam Kieth mostrando Po por ela mesma!

 Wolverine e Hulk estão bem representados na história e são aqueles mesmos personagens que você leu durante a sua infância (pelo menos durante a minha infância eu li algo deles). Wolverine é aquele baixinho, peludo, beberrão, enfezado, melhor no que faz, disposto em ajudar e com a mente perturbada. Kieth desenhou ele mais peludo do que nunca e o cabelo dele tá muito engraçado. Quem acompanhou histórias solo do Wolverine ou com os X-Men já deve ter visto que ele tem muitas memórias falsas e alucinações além de se dar bem com jovens e crianças agindo como se fosse um pai protetor (mesmo não curtindo muito a idéia de fazer isso inicialmente). E é isso o que vemos nesta história! Po precisa de ajuda e Wolverine é o primeiro que aparece em seu caminho disposto a ajudar a guria a encontrar o seu Tio Bruce.

 
 O inesperado acontece nesta história!

Bruce Banner/ Hulk estão bem caracterizados e as diferenças entre os dois estão bem evidentes de forma profunda tanto fisicamente como psicologicamente. Hulk continua sendo aquele monstro selvagem e expressivo, o mais forte, que quer ficar sozinho em paz sem ser incomodado pelos homenzinhos enquanto Banner é grande gênio inteligentíssimo e reprimido. As cenas que são bem pontuais sobre a diferença dos dois estão na metade da terceira parte da história e na página final (são sequencias bem parecidas mas com uma diferença bem sutil e significativa). Como o Wolverine surgiu enfrentando o Hulk e é de conhecimento público que Bruce Banner é o Hulk não é tão absurdo afirmar que o Wolverine poderia ter sonhado com toda esta história com a Po! Também há a possibilidade de quem está alucinando realmente com tudo isto ser o Bruce Banner/Hulk já que o Bruce conhece a garota e as cantorias que o Hulk escuta podem ser manifestações das lembranças do Banner interferindo na mente do Hulk assim como o Wolverine pode ser interferência do Hulk na mente do Banner (K-Ray bem complexo isso né?). Se esta não fosse a história de Po, como Sam Kieth deixou bem claro, com certeza seria uma boa história do Wolverine ou do Hulk.

 
 Hulk e Wolverine estão tentando se entender e não brigar desde o início (pelo menos esta era a idéia)!


A dinâmica dos três personagens é bem trabalhada e o roteiro da história é bem redondinho e enxuto. Se fosse qualquer outra pessoa fazendo esta história seria apenas mais uma história com porradaria entre o Wolverine e o Hulk sem acrescentar muita coisa ao leitor. Aqui toda a arte é bem utilizada e as palavras do roteiro são bem escolhidas e usadas de forma bem pontual. Tudo o que é utilizado na história possui um significado intenso carregado de signos. As cores do Richard Isanove são fodas e complementam muito bem de forma orgânica as páginas pintadas por Kieth. Não é mais uma história boba com o pretexto de colocar o Hulk e o Wolverine brigando e depois se unindo contra um inimigo em comum. Não é um Hulk vs Wolverine aqui até porque não dá pra chamar o que acontece nesta história de luta. Wolverine apanha, apanha, apanha, apanha, apanha, apanha, apanha, apanha, apanha e apanha que nem um condenado nas mãos esmagadoras do Hulk. Tudo é abordado de maneira bem coerente com os personagens e os três seguem juntos por uma mesma jornada apesar de verem o mundo de maneiras bem diferentes. As semelhanças e contrastes entre os três estão bem evidentes na história. Sempre tem algo mais profundo neste trabalho, que você pode não perceber à primeira vista, mas irá notar em outras leituras. E este é outro mérito do Kieth pois não importa quantas vezes você leia continua sendo uma boa história que traz muito para o leitor (boas risadas, questionamentos, reflexões, sentimentos diversos, enfim... coisas interessantes!).


E lá vai o Wolverine apanhar de novo!

A edição brasileira em formato econômico teve todo um cuidado em não matar a arte do Sam Kieth seja optando por não alterar a arte ou escolhendo um bom tipo de papel à altura deste autor tão foda! (além disso o preço foi bem acessível!). O legal também é que a publicação da história no Brasil não teve um intervalo muito grande sendo publicada rapidamente pouco tempo depois da história ser concluída nos Estados Unidos. Não tenho muita coisa do Wolverine e do Hulk na minha coleção, mas esta revista está bem guardada com bastante carinho e é sempre agradável quando tenho uma oportunidade de reler esta história. Se algum dia esta história aparecer em uma edição luxuosa será sempre bem vinda mas não me desfaço nem a pau desta edição que eu tenho! Como devem ter notado, não detalhei muito a história pois espero que todos tenham a mesma sensação agradável que eu tive ao ler esta revista (leitura obrigatória para quem gosta de boas histórias). E se você é fã do Wolverine e/ou Hulk esta edição é duplamente obrigatória!

Nos EUA a história saiu em uma minissérie em 4 partes

Wolverine/Hulk

Publicada originalmente em Wolverine/Hulk 1 a 4 (2002) nos EUA e no Brasil através da Panini em volume único na revista Marvel Apresenta 1 (2002)

Roteiro, Pintura e Arte: Sam Kieth
Cores: Richard Isanove

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...