segunda-feira, 14 de outubro de 2013

FLiQ 3° Edição- Autores



Apresento por aqui os autores do setor de Quadrinhos convidados para a 2° Edição da FLiQ- Feira de Livros e Quadrinhos de Natal:

Brum

Carioca, publicitário por formação (ESPM-RJ), com especialidade em direção de arte e redação, há sete anos Brum mudou-se para o Rio Grande do Norte, onde é chargista do jornal Tribuna do Norte. Além de atuar como ilustrador e diagramador free-lancer, ele atende agências e editoras de todo o Brasil. Sua primeira experiência profissional com quadrinhos foi em 2004, quando fazia parte do grupo ImpactStorm, produzindo a edição número 1 da revista As Aventuras do Didizinho. De lá pra cá, vem desenvolvendo HQs institucionais para diversas empresas. Além de atuar como ilustrador e diagramador free-lancer, ele atende agências e editoras de todo o Brasil. Sua primeira experiência profissional com quadrinhos foi em 2004, quando fazia parte do grupo ImpactStorm, produzindo a edição número 1 da revista As Aventuras do Didizinho. De lá pra cá, vem desenvolvendo HQs institucionais para diversas empresas. Junto com a roteirista Milena Azevedo, criou o selo de quadrinhos MBP, tendo duas publicações lançadas em 2013 (O Guarda-Vidas e BRUMMMMM!!! – Não quero sou nerd). Junto com a roteirista Milena Azevedo, criou o selo de quadrinhos MBP, tendo duas publicações lançadas em 2013 (O Guarda-Vidas e BRUMMMMM!!! – Não quero sou nerd).

Cellina Muniz

Cellina Muniz é formada em Letras, com Mestrado em Linguística e Doutorado em Educação. É professora adjunta do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da UFRN. Lançou também "O livro de contos de Alice N." (Sebo Vermelho e ED!BAR). Em 2009, defendeu tese sobre Fanzines e revistas alternativas da cidade de Fortaleza, com o título "A experiência pedagógica de uma escritura dionisíaca". Em 2010, organizou o livro "Fanzines: autoria, subjetividade e invenção de si".


 Geraldo Borges


Desenhista agenciado pelo Chiaroscuro Studios para o mercado americano de quadrinhos, Geraldo Borges é Professor do curso de Design Gráfico da UnP, proprietário do Quadrinhos Estúdio de Desenho e tem como rincipais trabalhos: Aquaman, Superman, Ravagers, World´s Finest (2013) Nightwing(2012), Green Lantern Corps, Adventure Comics, Wonder Woman (2011), Justice League: the Rise of Arsenal (2010), REBELS (2009) (DC Comics). Ele já tem participação confirmada na exposição internacional Ícones dos Quadrinhos que sera realizada durante o FIQ – Festival Internacional de Quadrinhos em BH.

 Mauricio de Sousa

Mauricio de Sousa iniciou sua carreira como ilustrador na região de Mogi das Cruzes, próximo de Santa Isabel, onde nasceu. Aos 19 anos, mudou-se para São Paulo e, durante cinco anos, trabalhou no jornal Folha da Manhã (atual Folha de S.Paulo) escrevendo reportagens policiais. Em 1959, criou seu primeiro personagem, o cãozinho Bidu. A partir daí, vieram Cebolinha, Cascão, Mônica e tantos outros. Em 1970, lançou a revista Mônica, com tiragem de 200 mil exemplares. Depois de passar pelas editoras Abril e Globo, assinou contrato com a multinacional italiana Panini. O autor já alcançou o extraordinário número de um bilhão de revistas publicadas. Mais de 100 empresas nacionais e internacionais são licenciadas para produzir quase três mil itens com os personagens de Mauricio de Sousa. Suas criações chegam a cerca de 30 países.

 Mike Deodato

Nascido em Campina Grande/PB, adotou como pseudônimo Mike Deodato no ramo profissional de histórias em quadrinhos. Tornou-se quadrinista influenciado pelo seu pai, Deodato Borges, que lhe ensinou a desenhar e foi quem lhe apresentou primeiramente os trabalhos dos mestres Will Eisner, Burne Hogarth e outros. Aos 15 anos, lançou sua primeira revista independente de HQ de seu personagem, o Ninja, em parceria com José Augusto, em formato de fanzine; Nos anos 80 publica regularmente charges e cartuns em jornais da Paraíba até lançar o personagem "Carcará". Na mesma década publica uma revista tamanho gigante "3000 Anos Depois", uma saga de ficção científica. Logo depois lança "A História da Paraíba" em quadrinhos. Deodato “acontece para o mundo” depois de desistir do curso de comunicação pela UFPB, e participar do XIII Salão Internacional de Angoulême, na França. A partir daí, ao mesmo tempo em que trabalha como diagramador e desenhista nos jornais paraibanos, publica trabalhos na Europa; Tornou-se conhecido no mercado americano e mais ainda no brasileiro ao desenhar em 1994 a "Mulher-Maravilha" (DC Comics). O traço "clássico" de Deodato além de lembrar ilustres antecessores (Frank Frazetta, Neal Adams, Will Eisner) tem um domínio do claro-escuro digno de nota, seja em preto-e-branco ou colorido.

 Milena Azevedo

Historiadora, formada pela UFRN, com mestrado também em História, concluído na UNISINOS – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, no Rio Grande do Sul, Milena Azevedo é professora de História, tendo lecionado como profª. substituta no Departamento de História da UFRN. É ainda uma Pesquisadora autônoma. Poeta (com dois livros publicados), também é contista; roteirista e letrista de histórias em quadrinhos; diagramadora; colaboradora do site Universo HQ; editora da revista eletrônica sobre cultura pop Portal GHQ: www.ghq.com.br. Fica também responsável pelo setor de quadrinhos da FLiQ – Feira de Livros e Quadrinhos de Natal.

Petra Leão

É formada em Educação Artística pela Fundação Armando Álvares Penteado e desde 2000 atua como roteirista de histórias em quadrinhos e redatora em revistas informativas de mangá, anime e RPG. Começou a carreira na editora Talismã, em títulos como Holy Avenger, Dado Selvagem, Mercenário$, Victory, Dragão Brasil. Em 2003, a revista em quadrinhos Victory é publicada nos EUA pela Image Comics, tornando Petra a primeira roteirista feminina brasileira no mercado norte-americano. Em 2008 assume como roteirista a revista Turma da Mônica Jovem, da Mauricio de Sousa Produções, que se torna a revista em quadrinhos de maiores vendas no Brasil. Na Turma da Mônica Jovem roteiriza eventos editoriais marcantes, como a edição “Quer Namorar Comigo?” de vendagem superior a 400 mil exemplares — números de venda superiores a Marvel e DC. Em 2010 tem a oportunidade de escrever o encontro histórico entre a Turma da Mônica Jovem e os personagens Astroboy, Sapphire e Kimba, o Leão Branco, do mestre do mangá Osamu Tezuka. É premiada por votação popular em 2012 com o Prêmio Ângelo Agostini como Melhor Roteirista. Ainda em 2012, em paralelo com seu trabalho na MSP, integra a equipe de roteiristas do projeto autoral Ação Magazine com a história “Assombrado”.

 E sim! Claro que haverão outros autores no evento além destes! Para conhecer mais sobre o evento(e conferir os outros convidados), visitem o site oficial da FLiQ neste endereço eletrônico: http://www.fliqnatal.com.br/.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...