sábado, 1 de fevereiro de 2014

Comemoração do Dia do Quadrinho Nacional em Natal



Hoje estive presente na comemoração do Dia do Quadrinho Nacional promovida pela Loja K-Ótica, Quadrinhos Estúdio e PQP na Livraria Nobel da Salgado Filho. Não tive como chegar pela manhã mas soube através do pessoal que teve um bom público para conferir o vídeo do workshop de Renato Guedes em fortaleza no Quadrinhos Estúdio. Quando cheguei à tarde por volta das 15 Horas tinha bastante gente presente no evento. Tanta gente que as pessoas se concentravam em lugares diferentes na Nobel. O primeiro lugar em que dei um tempo foi na loja K-Ótica onde estavam Leander e Renato Medeiros. Celebramos o fim da revista Dark e falamos um pouquinho sobre o mercado de quadrinhos. Como Milena e Brum estavam bastante ocupados em uma reunião deixei pra conversar com eles em outro momento. Depois disso conversei um pouco com a Ana sobre a experiência do 24 Horas de Quadrinhos que ela e o Aureliano tiveram e ainda tive a oportunidade de conferir de perto o processo de trabalho dela na arte de Ana e o Sapo. Em seguida, fui até o Quadrinhos Estúdio onde estavam Wendell, Jamal Singh, Marcos Garcia, Brum, Milena e outros quadrinhistas bem humorados. Além da conversa agradável, rolaram autógrafos de quadrinhos e também deu pra conferir de perto a HQ da Turma da Tribo de Gian Danton e também o álbum português Zona Gráfica onde Wendell, Milena e Melina publicaram a história Um Instante antes do Adeus.

Leandro conferindo a revista Dark que foi para as trevas!

Loja K-Ótica muito bem frequentada!

O Barros Café também está bem animado!

É ótimo conferir o trabalho desta querida galega de cabelos coloridos de perto!

O quadrinhos Estúdio também estava bem movimentado com quadrinhistas legais!

Brum conferindo de perto a HQ Turma da Tribo de Gian Danton (não confundir com Dalton de Lucky Luke)

Brum conferindo de perto a página de Wendell Cavalcanti, Milena e Melina para a coletânea portuguesa Zona Gráfica

Jamal Singh autografando o Máquina Zero

Brum desenhando o incrível confronto do Homo-Aranha e da Tartaruga Mija

 A galera do fundão!

O Homo-Aranha por Brum!

Com a chegada de Geraldo Borges teve início o Bate-Papo sobre a visita dos quadrinhistas daqui de natal ao FIQ- Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte. A sala era bem pequena para tanta gente talentosa e fã de quadrinhos junta. Foi uma conversa agradável onde cada um apresentou o seu ponto de vista sobre o evento e a diferença que o evento fez na vida de cada um. Geraldo Borges e Marcos Guerra fizeram as devidas apresentações. Vários pontos foram falados como a rodada de negócios, a organização do evento e do quanto ele possibilita um contato direto não só com o público mas como os editores também. Também foi discutido o papel do editor agora que os quadrinhistas podem ser seus próprios editores e publicar um trabalho com ótima qualidade gráfica. Enquanto rolava a conversa, fui presenteado com a HQ Projeção por Rafael Oliveira. A HQ foi realizada durante o 24 Horas de Quadrinhos e vocês podem conhecer melhor o trabalho do Rafael através deste endereço eletrônico (a HQ Projeção está por lá): http://www.estudiopesdescalcos.blogspot.com.br/. Após o bate-papo também foi o momento do anúncio de boas notícias! Milena falou a respeito da reunião que teve pouco antes do bate-papo e sobre um novo evento que deve surgir em breve. E Rômulo Stânrley apresentou boas novas que podem resultar em novas publicações de quadrinhos futuramente. No momento certo, falo detalhes de cada uma destas novidades.

Galera reunida para o bate-papo

Eles estão esperando algo

O que será?

Que mistério é este?

Será que estou escrevendo isto apenas porque eu não tenho idéia do que colocar nas legendas?

Na verdade não! A espera era...

... O marcos Guerra fazer as apresentações? Quase isso

Estávamos esperando Godot.. Ops! Geraldo!

O evento não ia ter a mesma graça sem ele presente! :) Guerra e Geraldo iniciaram o bate-papo!

HQ Projeção que ganhei durante o evento

Claro que fiz questão de levar esta edição autografada!

Todos bem atentos!

O Macaíba Man Rômulo Stânrley trazendo boas novas!

Brum falando como foi o FIQ!

O Autor em Crise olhando para a câmera

Após o bate-papo rolou o K-Ótico sorteio de brindes com coisas legais. O sorteio foi diferente dos realizados anteriormente com papéis numerados. Desta vez o sorteio foi K-Óticamente feito através de dados de RPG. Pra variar, o Brum ganhou algo (O Brum sempre ganha!). Foi tudo bem divertido!

Método bem mais simples para fazer um sorteio!

Estes estão felizões com a HQ de Ana e o Sapo!

Este é o Rafael Oliveira, criador da HQ Projeção, e ele acabou de ganhar uma HQ dos Black!

Olha só que alegria dele ao ganhar a HQ Turma da Tribo do Gian Danton!

Cris com uma HQ importada do Lanterna Verde

Rômulo Stânrley com a HQ do Brum

The Resident Evil!

Eu não acredito! Brum ganhou uma HQ no sorteio!

Leander foi sorteado mas já tinha o poster do Jack Kerouac então o poster voltou pro sorteio...

... E terminou nas mãos desta moça!

Olhaê! :)

Após o sorteio teve os agradecimentos e os quadrinhistas continuaram colocando a conversa em dia e autografando os seus trabalhos artísticos. Passei o resto da noite trocando idéias com a amiga/artista Hanna Lauria sobre a série de tiras Leopoldo e Kanabes e aproveitamos para cuidar das artes das tiras que serão publicadas em breve por aqui. Este é um trabalho muito divertido e que está sendo prazeroso em realizar. Espero que curtam quando ele for publicado! Vai ser cansativo e vou ralar ralando o Tchan mas, só vou descansar quando terminar todos os projetos com êxito! E sim, claro que estarei preparado para as novidades que surgirem adiante.

Vai ser um ano de ralar ralando o Tchan! Vida de quadrinhista é ordinááááária!

E mais uma pessoa feliz levando a HQ Mosaico da Milena Azevedo para casa!

Quadrinhistas reunidos!

Papo bem humorado!

E conferindo os quadrinhos! Muitos quadrinhos!

Hannah Lauria fazendo a arte de Leopoldo e Kanabes

Em breve vocês irão conferir este trabalho de perto aqui no Luz nas Trevas!

Em comparação à comemoração Dia do Quadrinho Nacional em Terras Potiguares nos dias 1 e 2 de Fevereiro de 2013 na Pinacoteca do Estado muita coisa mudou. E estou bastante feliz com as mudanças pois elas foram para melhor. Eu lembro claramente da conversa onde foram apresentadas as expectativas e tirados os encaminhamentos a partir dos pontos discutidos. Hoje em dia as discussões são outras pois avançamos bastante de lá pra cá e muito do que imaginávamos se tornou realidade. Realizamos muitos de nossos sonhos e outros estão nos esperando logo adiante. Ainda existe um potencial enorme para avançar e acredito que todos iremos seguir em frente. Estou mais otimista do que nunca pois, o que conseguimos conquistar do ano passado pra cá, foi bastante animador. E estar reunido hoje com tantas pessoas alegres e que curtem quadrinhos é algo que vale a pena celebrar sempre.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...