domingo, 13 de abril de 2014

Ana e o Sapo: Quadrinhos de um quadro só



Este foi o primeiro título da Editora Tribo que tive o prazer de ler e ele é bem especial. É uma bela história como um conto de fadas e eu deveria ter começado com Era uma Vez mas comecei de modo diferente dizendo que esta leitura é especial (não confundir com espacial as vezes viajo um pouco mas ainda não estou no espaço). Acho bom começar de novo.... Era uma vez uma linda menina de cabelos vermelhos (que hoje em dia sofreram fotossíntese mas esta é outra história), um sapo e um projeto no Catarse.



Como devem imaginar, esta história teve um final feliz e prova disso é que estou escrevendo sobre ele neste momento. O final feliz! Aquela linda moça conseguiu realizar o seu sonho e o projeto de Ana e o Sapo se tornou realidade. Uma parte querida do coração da autora foi impressa em papel e tinta para ser compartilhada com os leitores. Sonhos podem se tornar realidade! E este foi o final feliz! Ainda estão lendo o que escrevo? estão esperando algo além de um final feliz? uma pausa dramática talvez?

Pausa dramática!

O final feliz foi o começo de algo novo para Ana e o Sapo. Os dois ganharam asas e voaram para o Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte onde conheceram pessoalmente novos amigos, artistas e leitores.

"Os dois ganharam asas e voaram para o Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte..."

Depois retornaram e fizeram um lançamento em sua terra Natal onde conheceram mais pessoas legais. E em seguida eu apareço na história pra pegar a publicação com a Ana e escrever uma história com final feliz no qual estou escrevendo sobre o começo agora. O começo do final. Afinal por onde começo se já comecei?

"E em seguida eu apareço na história pra pegar a publicação com a Ana e escrever uma história com final feliz 
no qual estou escrevendo sobre o começo agora."

O começo foi sobre um livro que tive o prazer de ler e é bem especial. O conto de fadas com final feliz, com o começo de algo novo e no meio de tudo isso uma leitura prazerosa e especial. O livro inicialmente apresenta uma dedicatória, uma apresentação da autora com uma mensagem bem legal e uma introdução de Milena Azevedo que acompanhou bem de perto Ana e o Sapo. Ao longo de suas coloridas páginas cheias de vida, Ana nos apresenta diversos Quadrinhos de um Quadro só onde conhecemos bem melhor Ana e o Sapo. Eles refletem situações do cotidiano onde é difícil não se identificar em algum momento. Os dois me trazem lembranças de coisas legais de tiras que li durante a minha infância como Calvin e Haroldo ou Peanuts mas sem nunca perder a identidade, originalidade e bom humor em nenhum momento. É um trabalho que chamo de "Coração de Autor" e estes trabalhos são difíceis de não ter uma ligação fortemente pessoal com o autor e suas criações imaginárias (que para os autores são reais e esta esquisofrenia é contagiosa! Você vai passar a ver também tudo aquilo que estes artistas enxergam). Neste caso, Ana e o sapo possuem uma ligação muito forte que deve seguir até o fim de suas vidas (como um conto de fadas eles sempre terão um ao outro). Mesmo quando acontece alguma bruxaria Ana e o Sapo sabem como deixar isso a seu favor. Os textos da Ana são afiadíssimos com um tipo de humor sutil e sarcástico ao mesmo tempo. A arte é bem limpa em poucos traços e apresenta muita criatividade nas relações entre os personagens diante das situações em que se encontram ao longo das páginas. Finalmente o livro tem como seu desfecho um pequeno texto sobre a origem do sapo, uma nota feliz da editora Themis Lima e um grande muito obrigado a todos que ajudaram a tornar o sonho real. Daí o livro se fecha mas sempre poderei reler esta história com carinho e posso acompanhar novas história de Ana e o Sapo no site da Ana: http://www.tiraninha.com.br/. Por lá também tem as tiras dos Carvalhos que gosto que só a muléstia dos cachorro doido mas isto é outra história (com um humor mais ácido).

Ana e o Sapo: Quadrinhos de um quadro só

Uma publicação da Editora Tribo (2013)

Autora: Ana Luísa Medeiros

 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...