domingo, 13 de abril de 2014

História, Mídias e Cultura Visual: Quadrinhos, Games e Caricaturas no Brasil



Nesta Segunda-Feira irá ocorrer a palestra História, Mídias e Cultura Visual: Quadrinhos, Games e Caricaturas no Brasil na UnP- Universidade Potiguar (Unidade Floriano Peixoto). Na ocasião será lançado o livro "A História da Caricatura Brasileira", do autor Luciano Magno. A mesa redonda vai ser uma experiência única de aprendizado e o livro a ser lançado é um ótimo referencial teórico para conhecer um pouco mais sobre a história da Caricatura Brasileira. Vale a pena conferir de perto!

 Sobre o Autor:

Nascido no Rio de Janeiro, Lucio Muruci adotou o pseudônimo de Luciano Magno na presente da obra. Historiador, pesquisador, caricaturista, editor e sociólogo brasileiro, pesquisa a história da nossa caricatura há mais de 25 anos.

Formado em Ciências Sociais na UFRJ (1991-1995), com Mestrado em Arte na UFF-RJ (1996-2000), e Doutorado em História Social da Cultura (PUC-RJ, 2002-2006), atuando como pesquisador e produtor cultural, desenvolve seus trabalhos na área da história da caricatura.
 
Com dezenas de mostras organizadas sobre essa linguagem artística, foi o idealizador do I Festival de Humor Gráfico, um conjunto de 11 exposições sobre a história da caricatura no Brasil, evento realizado em 2002 nos principais museus do Rio de Janeiro, apresentando mostras importantes como “A Era J.Carlos: 100 Anos” e “Retrospectiva Seth”. Idealizador e Organizador da 1a Bienal Internacional da Caricatura - Brasil 2013/2014.  Editor e Coordenador Editorial da Gala Edições de Arte, autor de História da Caricatura Brasileira, preparada em vários volumes, em homenagem aos 190 anos da caricatura no Brasil.

Sobre o Livro:

A obra História da Caricatura Brasileira de Luciano Magno examina a trajetória e a produção dos protagonistas da caricatura no Brasil desde o século XIX até a época contemporânea. Faz parte de uma coleção em vários volumes, que tem o objetivo de resgatar e revisar a história da caricatura brasileira, mapeando a nossa produção gráfica, dos primórdios até os dias de hoje, com registros e análises biográficas sobre a trajetória e a obra dos principais caricaturistas brasileiros, oriundos de vários Estados. Revela artistas dessa área que não foram contemplados ou sequer citados nos estudos anteriores.

Os meios de comunicação, até hoje, veiculam e dignificam esse patrimônio cultural que se desenvolveu com expressão em nosso país, registrando a participação da caricatura na nossa história, por sua contribuição artística, sociológica e de comunicação. Para isso, basta lembrarmos a importância do nosso jornalismo ilustrado no século XIX, com o traço genial de Angelo Agostini, na sua luta abolicionista, e Bordalo Pinheiro, no seu papel anticlerical e republicano, assim como, a relevância das nossas revistas ilustradas no século XX, como O MalhoCareta ou O Cruzeiro, onde trabalharam e publicaram os nossos melhores caricaturistas.

O Livro História da Caricatura Brasileira refunda a caricatura no Brasil, estabelecendo novo marco inaugural e fundador dessa arte no país, reconhecendo a charge publicada no periódico pernambucano O Maribondo como a primeira caricatura brasileira, refun­dando a data da caricatura no Brasil para 25 de julho de 1822. Ao mesmo tempo, destaca a fundamental importância, também precursora, da mag­nífica série de estampas caricaturais de Manoel de Araújo Porto-Alegre, um marco dessa arte em nosso país.

Um dos pontos de ineditismo da presente obra é o fato de revelar, pela primeira vez, ou de forma detalhada, caricaturistas que não foram con­templados ou sequer citados nos estudos anteriores. A obra tem o mérito ainda de recuperar as primeiras aparições – um antecedente histórico – do desenho de humor no Brasil, como a obra do curitibano João Pedro, O Mulato, e de revelar, em um estudo clássico e abrangente, a produção pioneira pernambucana.

O surgimento da aventura da caricatura no Brasil, com a apresentação de centenas de maravilhosos artistas do século XIX, em noventa capítulos, 528 páginas, é o tema do primeiro volume dessa obra monumental que se apresenta ao público.

História da Caricatura Brasileira, lançada no final de dezembro de 2012 (17/12), em pouco tempo obteve sucesso de crítica e de público no Brasil. Foi escolhido como “um dos melhores livros do ano” pela crítica especializada de um dos mais importantes jornais brasileiros (O Globo), isso em apenas 11 dias depois do seu lançamento (28/12). A obra já recebeu diversos prêmios: da Associação dos Cartunistas do Brasil, na categoria Grande Contribuição; e o reconhecimento como um dos vencedores do Prêmio Jabuti 2013 na categoria Livro de Arte/Fotografia.

Uma pequena visualização interna do livro

História, Mídias e Cultura Visual: 
Quadrinhos, Games e Caricaturas no Brasil

Local: UnP- Universidade Potiguar (Unidade Floriano Peixoto)

Dia e Hora: 14 de Abril (Segunda-Feira) às 19H

Um comentário:

Pensador Louco disse...

Muito bom! Uma verdadeira aula de história sequencial! Adorei, meu amigo! 8)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...