quinta-feira, 22 de maio de 2014

Em Um Tempo Não Muito Distante: Bonecas de Hanna




Assim que a chuva amenizou, encarei o trânsito e fui até a exposição Em Um Tempo Não Muito Distante: Bonecas de Hanna da amiga/artista Hanna Lauria na Livraria Nobel. O público era pequeno mas bem representativo e a exposição estava bem organizadinha dentro do espaço. Na exposição estavam presentes a família, amigos, artistas (entre eles AnaLu, amiga de infância da Hanna e autora de Ana e o Sapo, que veio direto da Argentina para estar presente na exposição) e amantes de arte que conhecem bem o trabalho realizado pela Hanna. A exposição é uma carta de apresentação da artista e apresenta uma seleção de seus melhores trabalhos ao longo de várias exposições e eventos. Boa parte das pinturas estiveram presentes na exposição "Obra Malandra" de 2010, onde ela fez uma releitura da versão de Chico Buarque para a "ópera do Malandro". No caso das pinturas referentes a esta exposição, é notável todo o cuidado, carinho e atenção na pesquisa histórica e representação dos personagens nas telas. É possível enxergar os sentimentos e idéias presentes na obra através do uso das cores, dos personagens bem construídos, da ambientação e principalmente através do olhar humano e sensível da artista. Nas outras telas que estão presentes é admirável ver como ela deixa sua marca pessoal em cada uma das telas evocando sensações, idéias e sentimentos em suas bonecas vivas. Uma das marcas presentes em suas bonecas/personagens é a falta de pescoço porque segundo ela "cabeça presa não pensa" e assim as idéias correm livres nas pinturas. A exposição como um todo apresenta um panorama visual do universo pessoal da autora mesclando momentos de sua vida com fantasia ao mesmo tempo que mostra a evolução de suas técnicas artísticas nas pinturas expostas. É um trabalho cheio de personalidade e identidade mostrando o crescimento e amadurecimento de Hanna como ser humano e artista. Cda uma das telas representa parte da vida da autora.

A premiada Frida recepcionando os visitantes da exposição

Alexandrina e Hanna observando um livro monstruoso de O Pequeno Príncipe!

Bonecas de Hanna

Banhistas

Conheci vários artistas em ambientes assim

Analu esteve presente com o cabelo verde marcador de caderno (adorei)

Ampulheta, a obra utilizada para o cartaz da exposição

Só a malandragem!

Pessoas alegres em um ambiente agradável

O malandro só de boa!

O evento também serviu para marcar o lançamento do site oficial da artista. Se chama Aquarelistas e vocês podem conhecer visitando este endereço eletrônico: http://aquarelistas.com.br/. Houve uma pequena pausa na vernissage e Kátia Azevedo falou sobre como estava feliz em estar recebendo esta exposição e de que já vinha namorando a Hanna há um bom tempo para trazer uma de suas exposições para a Nobel. É sempre admirável ver a sinceridade nas palavras de Kátia ao valorizar, divulgar e promover os artistas locais. Não é algo pra fazer média e sim feito de coração e isso é recíproco. Acho muito lindo isso e penso que as coisas só valem a pena mesmo se forem feitas desta forma. Hanna emocionadamente falou de suas influências, sobre a importância desta exposição para ela, sobre o site e por fim fez um convite para a futura exposição a ser realizada com Alexandrina Viana. Tirei um tempinho pra ver a exposição com calma enquanto a Hanna me falava de seu processo criativo e das técnicas utilizadas nas pinturas. Conversei com a Alexandrina Viana sobre um filme que nem vi ainda (X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido). Também passei na K-Ótica com o animado Guerra para levar algum quadrinho para casa.

Hanna Lauria, grande amiga e artista desta exposição!

Mais algumas artes da exposição

Hanna me falando de seu processo criativo enquanto admiro seu trabalho (roubei peguei emprestado esta foto da Nobel)

Mas e aí é verdade que o Mercúrio é um dos destaques do filme? 
(sim esta também é uma foto que roubei descaradamente peguei emprestado da Nobel)

Durante a exposição houve o lançamento do site oficial da artista

Kátia Azevedo bem alegre apresentando a Hanna

Hanna falando sobre o seu trabalho

Déjà Vu











Estas pinturas são muito lindas!













Elas tem personalidade e sensibilidade












E não possuem pescoço para deixar os pensamentos livres



Hora do Frevo!

Ainda conversando sobre X-Men (aqui está Joseniz, profissional em roubar pegar emprestado fotos da Nobel)

Eu acompanhado de Hanna e Alexandrina duas grandes amigas/artistas que admiro muito! 
(vocês irão ouvir falar delas novamente por aqui)


Conheci melhor Hanna Lauria e Alexandrina Viana no ano passado durante a Noite Neil Gaiman. Foi lá que elas me apresentaram o que tinham em mente e o pouco que elas me mostraram foi de um nível artístico e profissional muito alto. Elas são completamente diferentes uma da outra como o Yin Yang e se complementam muito bem artísticamente. E eu espero de coração poder falar do trabalho delas por aqui futuramente quando ele estiver concluído. Repito por aqui o que disse anteriormente sobre Hanna de que sinto uma grande adimiração por seu trabalho, da alegria por ter ela como amiga e de que estou me divertindo bastante com o nosso trabalho em parceria na série de tiras de Leopoldo e Kanabes (falta pouco para conferirem estas tiras). Hanna é uma pessoa bem inteligente, que supera seus limites e tem sido agradável ver ela crescer como pessoa e artista. E pelo que vi, este crescimento não irá terminar nesta exposição. Vocês ainda ouvirão falar bastante desta moça linda por aqui.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...