sábado, 10 de maio de 2014

X-Men Vs Street Fighter



Desde Street Fighter e Mortal Kombat que eu não tinha pegado um jogo de luta que me empolgasse (nunca fui fã de King of Fighters) até que um dia tive a oportunidade de jogar X-Men vs Street Fighter para Playstation.

Abertura de X-Men Vs Street Fighter

Acho que, de todos os jogos para Playstation, este foi o que eu realmente viciei e joguei mais. Cara, eu já tinha jogado os jogos de luta que serviram como base para este jogo, como Street Fighter Alpha e os jogos X-Men: Children of Atom e Marvel Super Heroes, então já estava bem familiarizado com o jogo desde que o joguei pela primeira vez. E este foi o jogo percursor de toda a série versus que iria surgir logo adiante. Foi algo inédito que reunia todos aqueles personagens que eu acompanhava durante a minha infância, era o primeiro crossover dos jogos de luta. Na trama o andarilho Ryu se enconta com Ciclope e os X-Men que estão interessados nos poderes de Ryu (será que ele é um mutante?). Mas então o vilão Apocalypse aparece e os Mutantes se aliam aos Lutadores de rua para derrotar o inimigo em comum. Do lado dos X-Men você podia escolher entre Ciclope, Wolverine, Vampira, Gambit, Tempestade, Dentes-de-Sabre, Juggernaut e Magneto. Do lado dos Street Fighter você podia escolher entre Ryu, Ken, Cammy, Charlie, Chun-Li, Zangief, Dhalsim e M. Bisom. Akuma e Apocalypse aparecem como personagens secretos. Para habilitar Akuma bastava deixar o cursor acima de Magneto, Juggernaut, Dhalsim ou M. Bison e esperar um pouco. Já para habilitar Apocalypse é preciso zerar sem gastar continues, deixar o cursor sobre Akuma, segurar select por um tempinho e selecionar o personagem.

 
 Uma das coisas que a gente descobre logo de cara no jogo é que pra escolher Akuma é só colocar o cursor para cima

 Crossover de porradaria!

 
 Sempre que aparece este quadrinho acima do personagem antes dele fazer o especial (olhaí a roupa extra da Chun-Li)

 
 Uma das coisas mais legais do jogo é poder fazer isso combinando o golpe de dois lutadores juntos!

O sistema do jogo no original para Arcade é em uma luta em duplas. Cada um com a sua barra de energia e, uma vez que um dos adversários estivessem se enfrentando, perderia a luta quem fosse derrotado com os dois personagens em uma luta decisiva de um único round. Na versão para Playstation isso se perdeu e as lutas eram decididas em um melhor de três rounds onde uma dupla lutava com a outra (sendo que você controla um lutador de cada vez). O mais próximo possível da versão original de luta para Arcade no Playstation era o modo Crossover onde o primeiro jogador tinha que lutar com a versão inversa do segundo jogador. Os gráficos estão ótimos para a plataforma com os personagens bem desenhados e cenários interativos reconhecíveis tanto por fãs dos X-Men como de Street Fighter. A jogabilidade é muito boa possibilitando fazer combos e especiais facilmente durante o jogo. As músicas e feitos sonoros do jogo também são muito boas respeitando as duas franquias de jogos. Para zerar o jogo você tem que derrotar várias duplas até chegar ao vilão Apocalypse e, após derrotá-lo, enfrentar o seu parceiro de dupla em seguida. Apocalypse não é um vilão tão difícil exceto, quando ele usa aquela maldita Furadeira, que come todo o seu life. No modo hardcore de dificuldade você perde um bom tempo para derrotar o maldito e se brincar mais tempo ainda derrotando o seu parceiro da dupla.

 
 Depois de várias lutas você enfrenta o Apocalypse!

 
 Maldita furadeira!

 
 Derrotei o Apocalypse e agora?

 Enfrentar o parceiro de dupla claro!

 
 E ao final de tudo você via a história de cada personagem

Eu ainda não tinha o meu Playstation na época e tinha comprado um Memory Card só pra ir gravando cada um dos finais do jogo (além do personagem Apocalypse). Eu jogava naquelas locadora de game caseiras e, não importa se eu ia sozinho ou com meu irmão mais novo, eu sempre me divertia em horas bem gastas com o jogo.Outras coisas legais que eram possíveis no jogo além de jogar com Apocalypse era continuar batendo no adversário mesmo com ele já derrotado apertando Start após vencer a luta; escolher a roupa da Chun-Li do Street Fighter Alpha segurando select por 5 segundos e selecionando a personagem. Eu era muito bom neste jogo principalmente com o Ciclope que com um Mega Optic Blast comia quase toda a barra de energia do adversário.  Foi um jogo divertido que lembro com carinho e em outra oportunidade, falo de mais dois jogos da série versus que formam a trilogia para Playstation: Marvel Super Heroes Vs Street Fighter e Marvel vs Capcom.

Jogar este jogo foi realizar um sonho

X-Men Vs Street Fighter
Ano: 1998
Plataforma: Playstation
Produtora: Capcom
Distribuidora: Capcom

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...