quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Os Caras de Pau em O Misterioso Roubo do Anel



Os seguranças Pedrão (Marcius Melhem) e Jorginho (Leandro Hassum) surgiram inicialmente ao grande público como uma esquete no programa Zorra Total da Globo em 2005/2006 (não sei exatamente a data pois raramente eu via esta bodega). Com o êxito obtido dentro do programa, nos especiais de fim de ano que vieram a seguir e a aprovação do público, os Caras de Pau ganharam programa próprio em 2010 com 3 temporadas na programação do domingo na rede Globo. Falando nisso, as vezes a Globo acerta quando simplesmente lança no cinema uma produção já criada para a TV (como o fodástico O Auto da Compadecida do Guell Arraes) ou algo da programação vai pras telas (Os Trapalhões são prova disso). Eu vi uns episódios aleatóriamente na TV e alguns me fizeram rir pra k-ray enquanto outros eu achava previsível e chato mas, no geral acho os personagens divertidos. Quando fui assistir o filme, imaginei que seria algo como um episódio estendido da série mas, não foi bem assim, pois realmente tinha cara de pau cinema com o investimento realizado na parte técnica do filme.

Uma das referências para a criação dos personagens foi o filme Os Irmãos Cara de Pau (muito mais engraçado que este filme)

 Scooby-Doo não foi a única referência à desenho animado presente no filme


A trama tem um clima Noir, apresentando os seguranças Pedrão (Marcius Melhem) e Jorginho (Leandro Hassum, incumbidos de proteger o anel Tatu Tatuado Topázio da socialite Gracinha de Medeiros (a lindona linda lindonesa dama fatal Christine Fernandes). Entretanto, malditos ninjas roubam o anel, eles são acusados pelo crime e agora precisam fugir da polícia (e da máfia lusitana), provar sua inocência e recuperar o anel. A minha frustração durante o filme é que ele tem tudo pra ser uma comédia non sense fodona mas se prende à fórmulas que estrangulam esta possibilidade tornando o filme previsível e menos engraçado. O filme tem bons momentos como as referências a outros filmes como a abertura ao estilo Sin City interrompida pela correria dos seguranças ou a cena ao estilo Scooby-Doo na prisão. Gosto de referências em filmes de comédia mas elas tem mais graça quando você conhece o filme e principalmente quando elas criam situações originais próprias mantendo a linha narrativa do filme (não se trata apenas de copiar e colar... Fica forçado). Acho que a sequência original que mais ri durante o filme foi a que contava a história da jóia mostrando sua origem até chegar ás mãos da socialite. Outra  coisa que gostei muito no filme foi terem optado por uma história com linha narrativa seguindo os clichês de filme noir (gosto muito de histórias de detetive). Ah caramba! tem até o clichê estereotipado do português e mafiosos de piada passeando pra lá e pra cá (podiam ter explorado mais os personagens e deixado o filme bem mais divertido). O humor do filme é algo que tenho como referência Os Trapalhões. É algo feito pra toda família com um humor bem leve diante do que tem sido apresentado hoje em dia e que passaria tranquilo na Sessão da Tarde (acho até que o filme poderia ter mais cortes para deixar a classificação livre). Não é algo realmente tão engraçado quanto Os Trapalhões pois o filme e cheio de amarras mas, ao menos consegue ser melhor do que as últimas investidas do Didi no cinema. Acho que os três pontos negativos principais do filme são estes: A direção fraca dos atores que não explora bem o seu potencial humorístico; As escolhas feitas na edição que não dão um bom ritmo para as piadas e a história em si que, por mais que tenha clichês e citações, podia ter apresentando algo mais original, que dê uma boa identidade ao filme (algo melhor do que mais um filme sob encomenda feito pela Globo).

A preocupação de Jorginho com o anel é válida

Arma ninja usada para derrotar ninjas!

Acabem com todos os malditos ninjas!

O filme tem uma ótima qualidade técnica, fotografia, enquadramentos, um humor leve, dois ótimos humoristas envolvidos, bons atores mas ainda assim acredito que o filme poderia ser bem melhor do que foi apresentado. Podia ser algo mais legal mas foi algo feito de forma automática descaradamente na cara de pau. Gosto dos personagens e sei da capacidade humorística dos atores que os interpretam. Vou ficar na torcida pra que façam um filme melhor.

Os Caras de Pau em O Misterioso Roubo do Anel
Ano: 2014
Diretor: Felipe Joffily

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...