sábado, 10 de outubro de 2015

FLiQ 5° Edição- Autores


Apresento por aqui os autores do setor de quadrinhos convidados para a 5° Edição da FLiQ- Feira de Livros e Quadrinhos de Natal:

Analu Medeiros

 Quadrinista, ilustradora e tatuadora. Autora do zine “Sangra” (2014) e dos livros “Ana e o Sapo” (2013) e “Carvalhos” (2015), ambos sendo compilações das séries homônimas publicadas em www.tiraninha.com.br.







Arthur Cavalcante


Mestre em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi (São Paulo) e Graduado em Produção Multimídia: Design de Animação pela  mesma Universidade. É professor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN. Foi Coordenador do Curso Integrado de Multimídia (IFRN). Tem experiência como docente em cursos superiores de Design e Publicidade e Propaganda, cujas áreas afins dialogam com Cinema, Computação gráfica, Animação 3D e Ergonomia Visual. Também é roteirista, diretor e animador, tendo realizado o curta-metragem CICLO (Arthur Cavalcante, 2013), participante de diversos festivais e mais recentemente do Anima Mundi, e o curta Cultura de Ouro. No Mestrado em Comunicação, pesquisou sobre o Cinema de Animação da Disney e sua relação com a Hipermodernidade.

Beto Potyguara


Cartunista, arte-educador e roteirista. Pesquisador sobre o uso das histórias em quadrinhos em sala de aula. Fundador do coletivo República dos Quadrinhos (2006). Curador das exposições “O que não está no gibi, está por aqui” (2009), “Mitos e Heróis: releituras contemporâneas” (2010-2011) e “A Representação Indígena nos Quadrinhos Brasileiros (2015). Organizador de duas edições do Prêmio Poty (2010-2011) – premiação para os artistas gráficos potiguares. Formador em três Encontros de Leitura promovidos pela Biblioteca da Z. Norte de Natal (2011- 2013). Participante de doze exposições coletivas de artes gráficas, sendo nove realizadas em Natal, uma em João Pessoa e duas no Rio de Janeiro.

Brum


Ilustrador, designer e diagramador. Chargista do jornal Tribuna do Norte (RN) e do jornal do Sindicato dos Bancários do RN. Roteirista e desenhista da revista MAD (Panini Editora). Autor das tiras do O MENINO DA LAJE 8 com publicação diária no jornal Expresso (do grupo O Globo no Rio de Janeiro) e das tiras BRUMMMMM!!! com publicação semanal no jornal O Mossoroense (RN).



Cassius Medauar


Formado em Jornalismo pela Cásper Líbero, ele está no mercado editorial há quase de vinte anos, tendo se especializado em HQs. Após passar pela Abril Jovem, foi editor na Conrad, tendo sido o responsável pelo lançamento de Dragon Ball e Cavaleiros do Zodíaco no Brasil. Depois passou por Pixel e Ediouro, onde ajudou a mudar o mercado com os lançamentos dos selos americanos Vertigo e Wildstorm. Ganhou vários prêmios HQ Mix tanto pela Conrad quanto pela Pixel. Fanático por quadrinhos, cultura pop em geral e esportes, trabalhou como tradutor e jornalista freelancer durante alguns anos, tendo traduzido livros como Beber, Jogar e F@#er, O vendedor de armas e a série Dexter, além de HQs como Cicatrizes, Seja Boazinha Koko e outros. Há três anos trabalha como Gerente de Conteúdo da Editora JBC e vem ajudando a mudar a qualidade dos produtos da editora com títulos como Death Note Black Edition, Sakura Card Captors, Yu Yu Halusho e Eden, vai lançar Akira em breve e também ajudou a criar e lançar um Concurso Nacional de Mangás. 

Cláudia Santa Rosa


Professora, especialista em Psicopedagogia, Mestre e Doutora em Educação. Diretora Executiva do Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE). Coordena, desde 2006, projetos na área de promoção da leitura, especialmente voltado às escolas públicas. É Coordenadora do “Esquina do Conhecimento”, projeto pedagógico da Escola Estadual Manoel Dantas e é membro do Conselho Diretivo do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL). É articulista de temas relativos à Educação, publicando semanalmente. A partir do ano de 2014 passou a publicar, também, minicontos de amor, crônicas e poemas que são tentativas de incursão pelo universo do texto literário

David Rêgo


Professor de Sociologia do Ensino Médio e Superior









Fábio Coala


Quadrinista e ilustrador. Publicou a primeira tirinha aos 15 anos e 22 anos depois vive de quadrinhos. Mantém o site Mentirinhas, com tiras diárias (indicado ao Troféu HQMIX 2014 webcomics e 2015 - webcomics e tiras nacionais). Em 2013 produziu sua primeira Graphic Novel, "O Monstro", premiada com o Troféu HQMIX. Como ilustrador participou do livro Monica(s) entre outros trabalhos.



Flávio Freitas


Vive e trabalha em Natal. Artista Plástico. Algumas mostras individuais realizadas: Geometria das Possibilidades, Câmara Legislativa - Congresso Nacional/Brasília; Obra de Arte da Arena do Morro - Obra de Arquitetura do escritório suíço HERZOG-DEMEURON; Pintura ao vivo - Festival de Percussion de Longueuil/Canadá; Outras Visões - Espaço Agaricus/Natal. Algumas mostras coletivas: Salão de Artes Visuais, no Piauí (2011); Salão de artes visuais de Natal, Prêmio Aquisição – Capitania das Artes (2007). Algumas premiações recebidas: Medalha de Ouro - Gincana de Pintura (Base Naval de Natal), Prêmio aquisição – Salão de Artes de Natal (Funcarte – 2005 e 2007).

Gabriel Andrade Jr.


É  músico,  desenhista  e  roteirista  de  quadrinhos, natural de Macau (RN). A partir de 2009, começou a trabalhar para editoras norte-americanas, como Kingstone Comics (The Last Convert of John Sharper), Dark Horse (Aliens), BOOM! Studios (Die Hard: Year One), Sea Lion Books (adaptação do livro O Alquimista, de Paulo Coelho) e Avatar Press (Lady Death, Ferals e Crossed one Hundred), tendo com essa última assinado um contrato de exclusividade desde 2011. Atualmente é o segundo brasileiro a desenhar histórias do icônico roteirista Alan Moore.

Geraldo Borges

 Agenciado pela Chiaroscuro. Tem trabalhado em várias revistas da DC Comics (Liga da Justiça, Asa Noturna, Aquaman, Mulher-Maravilha, Lanterna Verde e Mortal Kombat) e Dark Horse (Ghost). Proprietário da escola de desenho e HQ´s Quadrinhos Estúdio, em nova e ampla sede no bairro Capim Macio. Relançará seu artbook volume 2 e ASAS, seu primeiro trabalho autoral, este ano.



Ivan Cabral


Natural de Areia Branca/RN. É chargista, ilustrador, quadrinista e Mestre em Educação pela UFRN, com pesquisa sobre o humor gráfico e a formação do leitor. Publica charges no Novo Jornal e chefia o setor de Criação & Arte da Comunica/UFRN. É membro do GRUPEHQ-Grupo de Pesquisa e Histórias em Quadrinhos, que publica a revista Maturi. Já foi premiado em diversos salões nacionais de humor e publicou os livros “Já era Collor” (em parceria) e “Humor Diário”.


Jackie Monteiro


Natural de Natal, artista Plástica, ilustradora e micro empreendedora. Formada em Design Gráfico pelo Universidade Potiguar, trabalha como Freelancer e tem sua própria empresa, onde vende suas telas, ilustrações e desenvolveu uma linha de subprodutos com sua arte impressa. Realizou sua primeira exposição individual intitulada “Pedaços de Sonhos” em Nalva Café Salão – Natal - em 2013, participou da exposição coletiva “Elas” na Pinacoteca do Estado do RN, em 2014, exposição coletiva “Adote Arte, Doe Amor”, na Livraria Nobel – Natal, em 2014.

Jamal Singh


Historiador em formação e roteirista de quadrinhos. Seu primeiro trabalho junto com o desenhista Wendell Cavalcanti, a história curta “Lembranças amargas” com o personagem Cajum foi publicada na Prismarte № 55, e recebeu o Troféu P.A.D.A. de melhor historia em 2012. Participou da coletânea internacional Máquina Zero (indicada a dois prêmios HQ MIX em 2014), capitaneada pelo coletivo Quadro– a –Quadro, com a história Kaur, estrelada pela guerreira Sikh Naara Kaur e lançou em álbum a história “Cajun – o bom franjou”. Atualmente está trabalhando em “Boca do lixo”, uma tragicomédia que se passa nos anos 60, que retrata a indústria de quadrinhos e cinema da época, junto com seu fiel colaborador Wendell Cavalcanti.

Le Moura


Ilustrador e artista de quadrinhos. Graduado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Fez o layout da revista PARNAMIRIM: CONSTRUINDO UMA HISTÓRIA, capa e arte de uma das inúmeras histórias da coletânea VISUALIZANDO CITAÇÕES, roteirizada e idealizada  por Milena Azevedo. É coautor da Graphic Novel O EVANGELHO SEGUNDO O SANGUE,  m parceria com o roteirista Marcos Guerra. Já teve ilustrações publicadas no livro ''Variações do Indizível: Ensaios de Risco'', fez a capa do livro ''O Rei de Amarelo'', editora Clock Tower, e participou da antologia LOVENOMICON, um tributo a H. P. Lovecraft publicado pela editora Jovens Escribas. Algumas ilustrações estão em revistas como Photoshop Creative e Zupi, dentre outras publicações. Sua primeira exposição individual intitulada EXTRAPHYSICALLIA, ocorreu em 2013 na Livraria Nobel-RN. Também é colaborador da rede Itsnoon, plataforma criativa na qual teve diversos trabalhos selecionados, premiados junto a empresas como a Tim, Banco Santander, Rede Globo, entre outros. 

Lúcio Oliveira

Edibar da Silva (personagem principal de sua autoria) começou no Jornal Tribuna do Norte do Paraná, onde foi publicado diariamente durante 6 anos. Atualmente as tiras são publicadas diariamente em diversos jornais, revistas e portais espalhados pelo Brasil, tais como: Jornal Folha de Londrina(Paraná), Jornal Bom dia(RS), Jornal Minuano(RS), O Rio Branco(Acre), Jornal Guarulhos Hoje(SP), Jornal O Alto do Uruguai(RS), Jornal Integração(PR), Revista Expresso(PR), Revista do Vale(Rondônia), entre outros. Em 2012 lançou um livro com uma coletânea de quase 300 tiras e quadrinhos, contando com a assinatura da Editora Super News(SP). Com esta mesma editora, o querido personagem estampou a capa do livro "Fábrica de Risos" por quatro edições, sendo sucesso absoluto de vendas nas livrarias da editora nos principais aeroportos, rodoviárias e metroviárias de todo o país. Recentemente foi lançado o livro de edição n. 2 com a renomada editora HQM(SP) conhecida internacionalmente e aconteceu a indicação ao Troféu HQMiX 2015 na categoria WebTiras.

Luiza de Souza


Estuda Publicidade e Propaganda na UFRN, mas largou a vida de agência pra trabalhar com ilustração desde o início de 2014. Gosta de pensar que é uma pessoa muito comum, com apenas alguns costumes estranhos, cabelo bagunçado, um pouco empolgada, com alguns projetos na manga e cultura inútil de sobra.  Fez o roteiro e as ilustrações da HQ "Contos Rabiscados para Corações Maltrapilhos", em 2014 e do zine "Marcela, mulher. Melhore!", em fevereiro de 2015 - ambos pela Editora Tribo.

Lula Borges


Animador 2D e 3D, Artista plástico, Músico, Sonoplasta, Editor, Cineasta, Professor de artes e tecnologia pelo estado do RN. Formação em Educação Artística/Artes plásticas - UFRN/ Mestrando em Ciências da Educação – FACNORTE. Desde 1987 trabalhando com Histórias em Quadrinhos, filmes e desenho animado e publicações de livros e revistas. Trabalha no setor das artes gráficas, área artística e áudio-visual no RN, no Brasil e até fora, como Estado Unidos e países da Europa. Na produção de audiovisual, foi diretor de filmes de ficção, animação e documentários, como "Pedubreu-Docshow", "Pense que é suspense", "E eu com isso?", "O Rio Grande do Norte na rota de Cabral", "Os pés de Benedita", “Tu se alembra?”, “Um passeio na fábrica de reciclagem”, “Passeando pelo aparelho digestivo” e “Lugar de lixo é no lixo”, sendo este seu último trabalho.

Marcos Garcia


Design, diagramador e ilustrador. Produziu Fanzines durante os anos 80. Publicou pela Maturi. Participou no "Visualizando Citações", de Milena Azevedo e no encadernado "Lovenomicon", como recém adentrado na K-ótica, coletivo de Quadrinistas de Natal-RN.





Miguel Rude


Professor de artes. Caricaturista. Escritor.









Milena Azevedo


Historiadora formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com mestrado na mesma  área,  concluído  na  UNISINOS,  no  Rio  Grande do Sul. Já foi professora e empresária, mas atualmente trabalha como roteirista, letrista e diagramadora de histórias em quadrinhos. É editora do PortalGHQ, revista eletrônica sobre cultura pop, e resenhista do site Universo HQ. Já publicou quadrinhos nas revistas Subversos, Maturi, Mosaico, Zona Gráfica #3 (Portugal) e Monotipia (virtual). Em 2013, junto com o chargista Brum, fundou a MBP (selo independente de quadrinhos) e lançou O Guarda-Vidas e a coletânea Visualizando Citações (finalista por duas vezes consecutiva do Troféu HQ Mix, maior premiação do gênero, no Brasil). Organiza eventos de cultura pop na cidade do Natal, como HQ Zone e Feira e Mostra de Quadrinhos do Mercado de Petrópolis, e é curadora do setor de quadrinhos da FLiQ.

Paulo Emílio


Bacharel em Geografia (UFRN), e graduando em Pedagogia (UFRN). Sócio-proprietário da Comic Coffee Shop. Escreve na Carta Potiguar. Estuda sobre Educação, Política e Direitos Humanos.






Rafael Coutinho

Quadrinista e artista plástico, nascido em 1980 em São Paulo. Formado em Artes Plásticas pela UNESP em 2004, já teve seu trabalho publicado pelas editoras Cia das Letras, Desiderata, Intrínseca, entre outras. Em 2010 publicou o livro Cachalote, com o escritor Daniel Galera, e desde então publica anualmente os livros seriados dO Beijo Adolescente, por sua própria editora Narval. Em 2014 foi curador da exposição Ocupação Laerte, de seu pai, no Itaú Cultural, e editor de mais de 20 livros de outros artistas. É também editor do site A Nébula, de conteúdo quadrinístico diário.

Renato Medeiros Jota

Professor de filosofia e também trabalha na área de Quadrinhos, sendo o Editor executivo da Graphic Novel Evangelho Segundo o Sangue (2011). É o Roteirista da Série Tempestade Mental (2014) e foi responsável pela elaboração do projeto da Graphic Novel Lovenomicon pelo selo “Escribas Ao Quadrado” (2015): uma homenagem ao escritor norte americano H.P. Lovecraft. Participou do projeto “Visualizando Citações” de Milena Azevedo, ilustrando a história “Used to Love her” .


Rômulo Stânrley


Chargista. Desenhista de quadrinhos. Professor de Artes, jornalista e pesquisador. E colecionador de quadrinhos de super-heróis norte-americanos, em especial das Eras de Prata e Bronze.






Rosângela de Melo

É professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira nas redes públicas, estadual e municipal – Natal. Especialista em Leitura e Produção Textual, mestranda no Programa de Pós-graduação em Linguagem. É leitora de quadrinhos desde o processo de alfabetização pelo qual passou em tenra idade. Esses dividiram as primeiras atenções à leitura com a literatura de cordel, contos e romances, o que seria o prelúdio de uma grande parceria entre a arte sequencial e a literatura, na vida da professora. Hoje, seu trabalho está pautado também na leitura dos clássicos literários adaptados para os quadrinhos, orientando os novos leitores nesse caminho pelo prazer estético-literário.

Tiago Elcerdo


Desistiu dos estudos de Física para se tornar um ilustrador e quadrinista. Formado em design, ilustra para os principais jornais e revistas em circulação. É colunista e colaborador da Folha de SP, na Revista de Domingo à 4 anos. Editor e autor da Revista Beleléu , que começou com uma revista em quadrinhos em 2009 e se tornou um dos importantes selos de quadrinhos da cena independente do Rio de Janeiro. Vencedor do Salão Internacional de Desenho para Imprensa de Porto Alegre em 2013, com a HQ Taverna Imperial. Foi curador da "OuBaPo quadrinhos à máxima potência" no Centro Cultural da Academia Brasileira de Letras no Rio de Janeiro, que compôs o grande evento Oulipo + Oplepo + Oblipo: o jogo da literatura, que reuniu os fundadores do movimento literário francês no Rio de Janeiro em 2009. Foi curador da exposição de Quadrinhos Independentes da Rio Comicon, no Rio de Janeiro, em 2010. Em 2011 participou do MSP Novos 50, coletânea de artistas convidados por Maurício de Sousa; e do Projeto Mil da Barba Negra e Narval Comix, com a HQ Bebê Gigante. E a cada dia tem se dedicado mais aos livros infantis.

Veríssimo


Começou a atuar nos quadrinhos na segunda metade da década de 1990, como colaborador do fanzine Cabrum – O fanzine explosivo. Desde então, vem trabalhando nos campos da ilustração e HQs. Em 2008 participou do primeiro projeto para o exterior, como arte finalista, na versão em quadrinhos do jogo eletrônico Freaky Creatures. Em 2009, colaborou como arte finalista no título Spartacus, da editora Devil Due. Na sequência dos trabalhos, em 2010, pela editora Dark Horse Comics, arte finalizou a mini série Predators: Prequel. Em paralelo, no mercado nacional, colaborou, entre 2008 e2010, nos números 1, 2, 3 e 5 da revista Maturi – Quadrinhos potiguares. Em 2013, ganhou o terceiro lugar na Categoria Livre do 1º Prêmio Petrobras de Quadrinhos-FLiQ. Desde dezembro de 2014, vem trabalhando na publicação on-line das Tiras da Marieta, onde atua nos desenhos e roteiros. Nesse projeto atua em parceria com sua filha Juliana Veríssimo que participa nas cores e roteiros. Também é professor, com graduação em artes visuais e mestrado em artes cênicas. Atualmente leciona na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e no Quadrinhos Estúdio.

Wanderline Freitas


Artista plástico, Ilustrador, Caricaturista e Quadrinista.









Wendell Cavalcanti

Quadrinista potiguar. Foi desenhista da série BLACKACRE, publicada pela editora norte-americana IMAGE COMICS, desenhista da série THE ADVENTURES OF PAULA PERIL, desenhista da graphic novel THE INVISIBLE SCARLET O’NEIL e STRONG WILL, desenhista da web-série THE UNDERTAKER’S DAUGHTER. Foi co-autor do álbum CAJUN – O BOM FRANJOU, escrito por Jamal Singh. É co-autor do álbum BOCA DO LIXO – OS ANOS QUE ESTÃO POR VIR


 Muitos autores convidados né? E no evento tem mais além destes! Para conhecer mais sobre o evento (e conferir os outros convidados), visitem o site oficial da FLiQ neste endereço eletrônico: http://www.fliqnatal.com.br/.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...