quarta-feira, 6 de abril de 2016

As Várias Faces Femininas nas Artes




Hoje Hanna Lauria e eu fizemos uma visita ao Ludovicus-Instituto Câmara Cascudo para conferir de perto a exposição do GUAP- Grupo Universitário de Aquarela e Pastel intitulada: "As Várias Faces Femininas nas Artes". A exposição é uma homenagem ao dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher e conta com diversos artistas do estado. Ainda não conhecia o Instituto Câmara Cascudo e esta foi uma boa oportunidade de ir pra lá. O espaço passou por uma reforma recente e tem o fim de preservar e divulgar a obra de Câmara Cascudo, grande historiador e pesquisador da Cultura Brasileira. É um lugar bem bonito, histórico e o legal é que por lá dá pra encontrar praticamente toda a bibliografia de Câmara Cascudo. Hanna e eu ficamos felizes em saber que quem é responsável pelo museu histórico é da família de Cascudo. É visível o cuidado e dedicação empenhados para manter o espaço funcionando, preservando seu acervo histórico além de divulgar arte e cultura em ações como esta. Natal tem um potencial muito grande pra ser o coração cultural do Brasil, mas ao passear pela cidade, vemos que a parte histórica está cada vez mais decadente além de pouco convidativa (o que é bem triste).

"Nesta casa viveu e escreveu sua obra, Luíz da Câmara Cascudo, o maior folclorista do Brasil."

E aqui estamos nós neste lugar histórico!

:) :)

A exposição foi realizada a convite do Instituto com o fim de homenagear as mulheres e as artes neste mês de Março. No total são 19 artistas expondo: Ana Letícia Avelino, Cibele Oliveira, Dulcinea Viegas, Françoise Valery, Hanna Lauria, Judith Pondofe, Julio Siqueira, Larissa Freire, Lucas de Medeiros, Maria Clara Pacheco, Ocirema Souza, Rosangelas Dias, Rilda Chacon, Silvana Benevides, Socorro Evangelista, Talissa Bordonalli, Thais Schmidt, Veronica Lima e Vicente Vitoriano. Cada artista apresentou a sua faceta, seja retratando figuras femininas fortes ou através de simbologias representando o feminino. Gosto muito da Frida não só pelas suas pinturas mas também pela força e atitude presente nesta mulher ao longo da vida (que ela retratou em suas pinturas) diante de vários problemas. Contei pelo menos umas 4 Fridas na exposição, sendo que gostei muito da Frida feita pelo Julio Siqueira, que tem um traço bem legal (me lembra muito o barroco) e me passou as idéias de movimento, elevação e superação.  Aliás cada artista tem seu estilo e sua idéia com a pintura. A minha amada Hanna Lauria por exemplo, representou figuras femininas fortes (uma delas a Frida) em sua pintura aquarelada mantendo as bonecas de seu estilo de pintura. Enfim, é uma exposição que você leva um bom tempo apreciando as telas.

Quantas Fridas você vê nestes quadros?

Cada artista apresentou uma visão diferente do feminino com seu estilo de arte

Já acharam a Frida que eu mencionei né?

Aqui outro exemplo de como os estilos são bem diversificados

Todos os artistas envolvidos são do GUAP- Grupo Universitário de Aquarela e Pastel

Hanna Lauria ai lado de sua pintura

A boneca com as bonecas

Agradeço às pessoas adoráveis que receberam a gente de forma calorosa e atenciosa no Instituto Câmara Cascudo. A quem estiver interessado, a exposição vai até o dia 20 de Abril e o Instituto Câmara Cascudo abre para visitação de Terça à Sábado das 9H às 17H.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...