sábado, 3 de setembro de 2016

Virada Cultural Natal

 

Hoje estive presente com Hanna Lauria na 4° Virada Cultural Natal onde estavam ocorrendo diversas apresentações artísticas com uma programação diversificada. Como sabem, minha câmera continua morta após o FIQ do ano passado e, como ainda não comprei uma nova, os registros fotográficos do evento continuam sendo roubados descaradamente! Sim! Isto é um absurdo! Emprestado das páginas do circuito e dos artistas no Face. Primeiramente Fora Temer! e em seguida demos um passeio pela Rua Chile onde estavam ocorrendo várias apresentações musicais. Entre elas estava o músico Sueldo Soares com um visual cosplay de Chico Science apresentando boa música e a Banda Boca de Sino com grandes Hits nacionais e internacionais dos anos 70,80,90 além de sucessos atuais. A banda tem no vocal e violino a Ariane que é prima da aninha (de Ana o Sapo) e amigona de infância da Hanna. Um amor de pessoa e uma cantora muito fodona! Por fim tivemos Five Minutes to Go para Casa da Ribeira.

Chico Science e Nação Zumbi Sueldo Soares

Banda Boca de Sino com a linda Ariane nos vocais

A utilização do violino pela Ariana nas apresentações deixa tudo mais foda!

Five Minutes to Go!

Após conferir as apresentações musicais fomos até a casa da ribeira onde estava ocorrendo o 4° Festival de Cenas Curtas. A apresentação das cenas foi feita com muito bom humor e uma crítica política fuderosa pelo palhaço Piruá. A primeira apresentação "Pedra" do ator Arlindo Bezerra foi uma apresentação bem dura sobre a violência contra a mulher através de um desabafo sobre a relação entre pai e filha. Vez ou outra tinha uns momentos com humor mas era um humor gestual e bem pontual do tipo que se faz em um momento tenso e de extremo desconforto. Arlindo encarnou bem a personagem mostrando todo o desconforto, raiva, tristeza e frustração de uma mulher de 52 anos que passou por este tipo de experiência desagradável. De todas as apresentações, esta foi a mais séria de todas e o texto é uma pedrada na alma.

 
 A apresentação de Arlindo Bezerra foi muito foda!

A partir daqui eu não lembro mais a ordem das apresentações mas no total foram cinco. Daniel Michoni fez um stand up poético sentado sobre literatura com a apresentação de "Meu Escritor de Estimação". O ponto forte aqui é o texto mas Michoni fez uma boa ponte com o público ao dialogar e fazer pequenos improvisos com objetos em cena (principalmente a gaiola onde está o escritor de estimação). A apresentação de La Paloma "Sagrada Falência" transita entre um texto verbal e não verbal. Como o foco da apresentação da atriz foi mais verbal o gancho final da apresentação ficou perdido em meio a tantas palavras. Em meio a tantas apresentações textuais"Canuto se Apaixona" faz uma quebra ao utilizar de sua pantomima. George Holanda (aka palhaço Canuto), arancou diversos risos ao mostrar uma love story interagindo com uma moça do público. Por fim, Luiza Romão fez uma performance utilizando seu corpo como forma de expressão textual e interativa com um discurso crítico e pontual sobre o papel da mulher na sociedade brasileira. Considerando o atual momento político que vivemos, tudo foi bem atual e importante em ser dito.

 Palhaço Piruá e  a 1° dama Michelle

 E aí? Você toca seus direitos trabalhistas por uma conta na Suíça?

 Daniel Michoni e seu escritor de estimação

Fico feliz por existir tantas pessoas que se dedicam a cultura e arte ao fazer algo tão legal como o Circuito. Mas tá que o Pariu! Tá foda de fazer arte neste atual contexto político. Muito foda! Não que antes não fosse, mas é triste ver tanto retrocesso em tão pouco tempo. Fora Temer! E fora uma galerinha de gente que está junto nessa! E se você está feliz com o cenário político brasileiro atual, cai fora também! E é isso! Por hoje é só pessoal!

 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...