sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Luz nas Trevas- Meio-que-em-off #6



A série Luz nas Trevas é uma grande história sombria e iluminada ao mesmo tempo. A história é composta por uma série de histórias fechadas aparentemente sem conexão entre os personagens, mas no decorrer da série irão ocorrer ligações entre histórias e personagens. A história não é focada em um personagem fixo, mas alguns personagens podem aparecer em mais de uma história, não necessariamente a história seguinte. São histórias curtas, longas, individuais ou em série apresentando variados gêneros de histórias (cotidiano,terror, noir, ficção científica... tem até comédia romântica).  Hoje irei falar do processo criativo da história Solitude da série Luz nas Trevas. A história possui roteiro de Joseniz (aka eu mesmo) e arte de Jefferson Dênis e foi publicada no dia 21 de Outubro de 2016.

Joseniz (O Autor em Crise) e Jefferson Dênis

A história apresenta Myrella mais uma integrante da banda apresentada nas histórias anteriores da série (Você só vive se escuta as batidas do seu coração, Jailhouse Rock). É uma história feita basicamente de narrativa visual e o únicos textos presentes são uma mensagem de celular de Myrella enviada por Guilherme (presente nesta história mesmo ausente fisicamente do espaço onde ela ocorre) e o título da história. Sobre a história, ao apresentar Myrella queria passar a idéia de solidão. É uma história mais sensorial do que cabeça e tudo aqui depende da narrativa visual para funcionar. O título Solitude além de passar a idéia da solidão da personagem também remete ao fato que após o fim da banda ela seguiu em frente com apresentações Solo.


Jeff apresentou o processo da arte a cada quadro realizado da história

"E aí man? saca só esta página! Que acha?"


Jefferson Dênis caprichou bastante nas páginas e eu amei a página de abertura da história. Esta página deu um trabalhão para o Dênis em sua composição mas a solução encontrada ficou um espetáculo (eu tinha que fazer um trocadilho aqui). Um dos problemas que tive no processo foi a morte do meu computador (de novo) onde não perdi muita coisa por causa do backup que fiz. Mas demorei bastante pra organizar cada uma das histórias do Luz nas Trevas. Dênis teve uma dúvida quanto ao penúltimo quadro pois ele estava em branco e ele achou que tinha que desenhar alguma coisa. Mas daí eu finalmente encontrei os arquivos das histórias do Luz nas Trevas e lembrei que o Storyboard do Dênis estava no próprio roteiro. E o quadro em questão era reservado para o texto do Guilherme no celular da Myrella.

O Storyboard da história estava desenhado pelo Jeff no próprio roteiro da história

Durante o processo, Dênis deu uma modificada na narrativa e me apresentou uma versão da história com diálogos preocupado se tinha perdido o fio da meada desta história. O legal da parceria com o Dênis é que o processo criativo conjunto. Eu curti bastante a idéia dos recordatórios, mas acabei descartando devido a competência do Dênis em contar esta história. Deixo por aqui os recordatórios que o Dênis idealizou pra história como um extra para que vocês imaginem como teria sido com eles:

Recordatório: Eu subo aqui com muito nervosismo, e você deve saber como é...ou não,você, Jaciara, Tsuki e o Vitor parecem ter nascidos prontos. No meu caso, procurei a musica pra fazer amigos, pois desde sempre fui muito tímida...nunca me adaptei a multidão...isso sempre me causou entusiasmo e panico ao mesmo tempo. Quando vi vocês naquela praça la do bairro pela primeira vez tocando um som misto de suavidade e selvageria, isso me inspirou, me incentivou a levar a música a séria, porque la no fundo algo me dizia: porque não posso fazer parte disso também? Enfim, aqui estou sem vocês. Gabi você sabe o como reuni forças para estar aqui, ainda mais nesse palco onde vários artistas regionais, nacionais e internacionais já se apresentaram. Bem, o que quero dizer é que ainda tenho medo e acho que poderia ser "diferente".

Com as páginas prontas, as artes foram escaneadas pelo meu querido amigo/artista Marcos Guerra e enviadas para mim por e-mail. Acho que a maior dificuldade que tive na edição da história foi tentar se livrar das linhas azuis que normalmente não deviam aparecer na arte escaneada da página para quadrinhos em A3. A solução que encontrei foi um pouco drástica e fiz um corte grande na arte (ao lado vocês podem ver a arte original da página 1 de forma completa e comparar com a versão final). Este foi um ano muito difícil pra mim e tive que colocar minha vida pessoal em ordem para poder me dedicar ao trabalho com quadrinhos. E é por isso que, mesmo o Dênis tendo trabalhado duro nestas páginas, só tive como publicar esta história agora. Nada disso seria possível sem o Jeff ter colocado a vida dele em ordem para depois sentar comigo e conversa de forma séria sobre os rumos que estas histórias da banda iriam seguir. Agora que as coisas estão em sintonia, acredito que vocês presenciarão novas histórias do Luz nas Trevas feitas pela gente. O show ainda não acabou! Espero que tenham curtido e até o próximo meio-que-em-off.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...