segunda-feira, 7 de novembro de 2016

FLiQ 6° Edição- Autores


Apresento por aqui os autores do setor de quadrinhos convidados para a 6° Edição da FLiQ- Feira de Livros e Quadrinhos de Natal:

Abimael Silva


Abimael SIlva é proprietário do Sebo Vermelho. Começou a carreira vendendo discos na Discol e depois montou o seu próprio negócio. E assim, no ano passado, completou 30 anos de atuação no segmento de livros usados.E também de novos: o selo Sebo Vermelho já lançou mais de 400 publicações.





Ana Recalde

Ana Recalde é editora do selo Pagu Comics. Nascida em Mato Grosso do Sul e residente no Rio de Janeiro, Recalde começou como quadrinista no lançamento da revista Patre Primordium em 2009. Em 2011, iniciou a webcomic Beladona, que no final de 2014 se tornou livro por meio de financiamento coletivo e ganhou o Trófeu HQMix como melhor webquadrinho no mesmo ano. Também participou de várias coletâneas como Quadrinhópole, Petisco Apresenta, Clássicos Revistados: Monstros Noir e Feitiço da Vila.


AnaLu Medeiros

Quadrinista, ilustradora e tatuadora. Autora do zine “Sangra” (2014) e dos livros “Ana e o Sapo” (2013) e “Carvalhos” (2015), ambos sendo compilações das séries homônimas publicadas em www.tiraninha.com.br.







Aucides Sales

Aucides Sales é graduado em Artes Plásticas pela UFRN e com especialização pela UFPE. Professor de Artes da rede pública de ensino, integra o Centro de Pesquisas Juvenal Lamartine da Fundação José Augusto. É criador e editor da revista de história em quadrinhos Maturi. Editou o suplemento infantil "O Cascudinho" no jornal Diário de Natal e tem diversas HQ's publicadas no estado




Aureliano

Aureliano é quadrinista, ilustrador, escritor e editor de publicações da Editora Tribo. Publica suas tiras diárias na página "Oi, Aure" e lançou publicações impressas como os Dois diários desenhados, o fanzine Sobrepeso e o romance ilustrado Madame Xanadu. Ilustrou os livros 'Bandeira de Trapos', 'Diário de Âncoras' e 'Estrangeira: Uma Paraíba em Nova Iorque'. Participou ainda como roterista da websérie Septo.




 Beto Potyguara

 Beto Potyguara é historiador e professor especialista em Artes Visuais. É também ilustrador e  design gráfico da Rede Potiguar de Televisão Educativa e Cultural - RPTV. Fundou o coleitvo República dos Quadrinhos (2006) e participou de diversas exposições coletivas de artes gráficas. Na área acadêmica, pesquisa sobre as possibilidades de utilização das histórias em quadrinhos na sala de aula, Potyguara atualmente coordena o Circuito de Exposições Itinerantes da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte – SEEC.


 Brum


 Brum é Ilustrador, designer e diagramador. Chargista do jornal Tribuna do Norte (RN). Colaborador como roteirista e desenhista da revista MAD (Panini Editora). Autor das tiras do O MENINO DA LAJE 8 com publicação diária no jornal Expresso (do grupo O Globo no Rio de Janeiro). Criador das tiras BRUMMMMM!!! Criador do selo potiguar de quadrinhos MBP, junto com a roteirista Milena Azevedo, com diversas publicações lançadas. Finalista do Troféu HQ Mix deste ano com a coletânea de tiras ITISMAILAIFI. Vencedor do Troféu Angelo Agostini como melhor cartunista de 2015 e vencedor do Prêmio Vladimir Herzog de jornalismo, deste ano, na categoria Artes.

Carlos Fialho


Escritor, autor dos livros Verão Veraneio, É tudo Mentira!, Mano Celo – o rapper natalense e Uns contos de Natal. Sócio fundador da Editora Jovens Escribas – editora que está comemorando os seus 10 anos de atuação.






Cleudivan Jânio


Cleudivan Jânio iniciou sua atividade literária, no ano de 2001, editando alguns Fanzines (100 Ideias; 1 Folha de Poesia e Espólio Zine). Em 2011, obteve Menção Honrosa no 1º Concurso Assuense de Literatura (Assu/RN), com o conto “Encomenda para o Céu”. Formado em Pedagogia pela (UFRN), é filatelista por convicção, utilizou o selo postal como fonte de pesquisa para o seu primeiro livro, O Rio Grande do Norte nos selos postais do Brasil. Em 2012 criou a CJA EDIÇÕES e já conta com mais de 100 (cem) livros publicados.

 Ferreth


 Ferreth é cartunista, ilustrador e designer gráfico. Nos anos 1970, começou a publicar seus trabalhos no Pasquim e outros jornais e revistas do Rio de Janeiro. Ilustrou livros didáticos, infantis, e criou a tira do Dimenor, publicada no jornal "O Dia". Com Ziraldo, fez a "Revistinha do Ziraldo", a revista do "Menino Maluquinho" e vários livros infantis. Em 2015, lançou o livro "Deu a louca nos vegetais" com a escritora Mariângela Guadagnin. Atualmente trabalha para diversas editoras.


Jackie Monteiro


Jackie Monteiro é artista plástica, ilustradora e micro empreendedora. Formada em Design Gráfico pelo Universidade Potiguar (UnP), trabalha como Freelancer e tem sua própria empresa, onde vende suas telas, ilustrações e desenvolveu uma linha de subprodutos com sua arte impressa. Suas ilustrações integram livros publicados no estado. Realizou sua primeira exposição individual intitulada “Pedaços de Sonhos” em Nalva Café Salão – Natal - em 2013, participou da exposição coletiva “Elas” na Pinacoteca do Estado do RN, em 2014, e da exposição coletiva “Adote Arte, Doe Amor”, na Livraria Nobel – Natal, em 2014.

Ju Veríssimo


Ju Veríssimo é ilustradora e colorista. Natural de Campina Grande (PB), é filha do quadrinista Veríssimo, com quem divide o projeto de quadrinhos on-line "As Tiras de Marieta". Aplicando a máxima "Filha de peixe, peixinho é", apesar da pouca idade, já integrou projetos onde trabalhou no desenvolvimento de identidade visual, diagramação e colorização.




Leandro Moura


Leandro Moura é artista visual, Ilustrador e quadrinista. É coautor e artista da Graphic Novel O Evangelho Segundo o Sangue, (K-ótica, 2014) em parceria com o roteirista Marcos Guerra. Participou da Graphic Novel Lovenomicon, um tributo a H. P. Lovecraft (Jovens Escribas e selo K-ótica-2015). Colaborou com a editora Clock Tower, para a qual fez a capa do livro ''O Rei de Amarelo'' do autor Robert W. Chambers (2015); ilustrou o livro ‘’O Mundo Sombrio – histórias de mitos de Cthulhu’’ por Robert E. Howard e, desenhou também o conto ‘’Nas Montanhas da Loucura’’, para o livro ‘’O Fantástico Mundo de H. P. Lovecraft, estes últimos publicados em 2016. Ainda neste ano, assinou a história ‘’Oceano de Cinzas’’, da Coletânea Potiguar de Quadrinhos bem como participou da coletânea Visualizando Citações, (vol.1, 2013 e vol. 2, 2016), organizadas por Milena Azevedo.

Luiza de Souza


A ilustradora Luiza de Souza, 23 anos, largou "a tranquilidade" de agências de publicidade para trabalhar com ilustração desde o início de 2014. Nessa de tentar "ser gente grande na vida", produz estórias sobre pessoas incríveis, amores complicados e vidas bagunçadas. Em 2014, publicou a HQ "Contos Rabiscados para Coraçõoes Maltrapilhos" e, em 2015, o zine "Marcela, mulher. Melhore!", ambos da Editora Tribo. Atualmente, está envolvida no projeto de webcomic "Os Cool Kids" que busca ser produzido por meio de financiamento coletivo contínuo.

Márcio Benjamin


O advogado Márcio Benjamin é autor do livro de contos Maldito Sertão (2012), que foi indicado ao Trófeu Cultura Potiguar por um biênio e quadrinizado pelo coletivo Q9. É também autor do romance apocalíptico Fome (2016) e das peças de teatro Hippie-Drive, Flores de Plástico e Ultraje, dentre outras. Participou ainda das antologias de terror Noctâmbulos e Caminhos do Medo, pela Editora Andross. Neste ano, foi convidado pela Universidade de Sorbone, Paris, para apresentar o seu trabalho na Primavera Literária Brasileira.

Márcio Coelho


Márcio Coelho entrou para o Grupehq em 1981, começou a publicar na Maturi e Epopéia Potiguar personagens como Crop, o lunático; Urinákel e Bostiákel e o Condor Negro, todos no gênero ficção científica e humor; Em 1982 é publicada na revista SUPERFICÇÃO nº. 1, da editora Press Editorial, a hq “Instante para a Babilônia” (texto de Júlio Emílio Braz), tendo sido sua primeira experiência profissionalmente; Expôs no CBBD (Centre Belge de la Bande Dessinée), em Bruxelles, algumas páginas dos “Cavaleiros do Estandarte Ardente” juntamente com outros brasileiros que eram agenciados pela Commu International; Em 2000, foi um dos ganhadores do concurso Directv “A liberdade está em suas mãos”, no formato HQ; Participou da arte-final dos “Guerreiros das dunas” de Emanoel Amaral; Em 2001, publicou diariamente, no jornal Diário de Natal a tira em quadrinhos “As Velhinhas”; Em 2011 foi um dos participantes do álbum MSP Novos 50 – Maurício de Sousa por 50 novos artistas, 3º volume da homenagem aos 50 anos de Maurício de Sousa Produções; Atualmente suas histórias em quadrinhos podem ser lidas nas revistas do Projeto Revista Maturi, onde também atua como um dos editores da revista, tornando-a uma referência para o quadrinho de qualidade do RN.

Milena Azevedo


Milena Azevedo é a curadora do setor de quadrinhos da FLiQ. Historiadora de formação, é roteirista de histórias em quadrinhos e de cinema, e já publicou em coletâneas regionais e nacionais, além de Portugal e Angola. Juntamente com o chargista Brum, fundou a MBP - selo independente de quadrinhos. É ainda resenhista do site Universo HQ e colunista do Substantivo Plural e, em seus mais recentes trabalhos, integra a equipe do selo Pagu Comics, da Editora Cândido (RJ).


Raíssa Bulhões


Raíssa Bulhões é ilustradora. Formada em Design Gráfico, começou a se aventurar nos desenhos desde criança. E, desde então, não se lembra de um dia sequer em que não estivesse desenhando. Em 2012, decidiu fazer da ilustração a sua profissão e também seu hobby.





Rogério Coelho


Rogério Coelho é ilustrador e quadrinista. Nascido em São Paulo e radicado em Curitiba, ilustrou mais de 100 livros de literatura infanto-juvenil. Além de ilustrar textos de autores renomados, também é autor dos livros "O gato e a árvore", "O barco dos sonhos" e da Graphic MSP Louco-Fuga. Já recebeu vários prêmios e menções pelo seu trabalho, inclusive o Prêmio Jabuti em 2012 (categoria didático e paradidático) e o HQ MIX em 2016 (categoria desenhista nacional).


Themis Lima


Jornalista, Designer e fundadora da Editora Tribo.









Veríssimo

José Veríssimo ou, simplesmente, Veríssimo, é quadrinista e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e no Quadrinhos Estúdio. Começou a atuar nos quadrinhos na segunda metade da década de 1990, como colaborador do fanzine Cabrum – O fanzine explosivo. Desde então, vem trabalhando nos campos da ilustração e HQs para estúdios e publicações locais e inclusive do exterior. Desde dezembro de 2014, trabalha na publicação on-line das Tiras da Marieta, onde atua nos desenhos e roteiros. Nesse projeto atua em parceria com sua filha Juliana Veríssimo que participa nas cores e roteiros.

Muitos autores convidados né? E no evento tem mais além destes! Para conhecer mais sobre o evento (e conferir os outros convidados), visitem o site oficial da FLiQ neste endereço eletrônico: http://www.fliqnatal.com.br/.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...