domingo, 8 de janeiro de 2017

Moana



Comecei o ano vendo a animação Moana nos cinemas. Como sempre, antes do filme tem um curta da Disney. O curta chamado Trabalho Interno é bem legal, e traz uma grande reflexão sobre as decisões que tomamos durante a vida. Aqueles conflitos internos entre seguir o que diz a sua mente e seguir o que diz seu coração. Tem um traço fofo e uma boa narrativa. Me identifiquei bastante com o curta e dá pra localizar o lugar geograficamente como uma praia qualquer no Rio de Janeiro. Também não é a toa já que o diretor do curta, Leo Matsuda, é brasileiro parte do curta é inspirado na própria vida do diretor. É algo bem legal de ver antes de Moana.

Impossível não se identificar com o curta

Ok Let it Go! Já tem um bom tempo que as princesas Disney estão cada vez mais independentes e Moana é o melhor exemplo do que é uma princesa independente que toma as decisões em suas mãos. A trama é basicamente a jornada do herói com uma heroína "A Escolhida" que vai aos mares da polinésia para salvar seu povo e um semideus que percebe tardiamente que cometeu um erro e tenta se redimir por isso. Não há espaço para romance aqui pois Moana age de acordo com seus princípios e sua cultura para salvar seu povo com ou sem ajuda do semideus Maui que a vê como alguém inferior que apenas fornece um meio de ele sair pelos mares (e nem queria ajudar em nada se vangloriando de seus feitos pra começo de conversa). A dinâmica entre os dois personagens é bem divertida e nos ajuda a embarcar nesta aventura, sem forçar um relacionamento, apresentando cada um em sua jornada pessoal. Não há exatamente um vilão na história, mas o Tamatoa brilha quando aparece. É uma animação em que a jornada dos heróis é mais interessante do que a aventura em si.

É uma animação linda ainda mais neste momento 2D/3D

O Tamatoa brilha com sua música!

A animação visualmente é uma das coisas mais lindas que eu já vi realizadas tecnicamente pela Disney com uma forte abordagem sentimental. Ela me remeteu a outras animações como Pequena Sereia ou Aladim, mas vejam só! São os mesmos diretores trazendo um pouco daquelas animações dos anos 90 ao mesmo tempo que se reinventam apresentando algo novo. Falando nisso, a animação tem até citações diretas a Pequena Sereia. As músicas são legais e delas eu curti mais a Shiny (com Glam Rock) e You're Welcome. Assim que terminei fiquei com elas na cabeça e acabei ouvindo de novo e de novo em looping. Vi a versão dublada e as músicas não devem em nada para a versão americana (como sei disso? eu ouvi várias versões das músicas em várias línguas depois do filme). Acho o roteiro de zootopia mais crítico e pontual como animação mas Moana não fica pra trás e é acompanhada de boa música. Você simplesmente pega o barco com Moana e Maui e viaja com eles nesta jornada heróica.


Brilhe! Brilhe! Brilhe!

Moana
Ano: 2016
Diretores:John Musker e Ron Clements

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...